Desafios e dicas no recrutamento de motoristas do sexo feminino

As mulheres representam apenas 3% das carreiras de motorista. Veja neste artigo os desafios e dicas no recrutamento de motoristas do sexo feminino!

Mas o que está impedindo as mulheres de se interessarem pela profissão de motorista, principalmente de caminhão?

-Estereótipos de gênero e pensamento da velha escola (precisa ser grande, corpulento, forte e mecanicamente adepto)

-Falta de confiança ou suposições de que eles não seriam capazes de realizar o trabalho (ou seja, não ser capaz de dar ré em um caminhão ou levantar tanto quanto um homem)

-Segurança (paradas de caminhões) e assédio sexual

-Paradas de higiene e descanso

-Poucas oportunidades para as mulheres avançarem

-Longos dias e tempo longe da família

Mas como ser um empregador inclusivo para mulheres? Aquele que estimula e encoraja as mulheres, mostrando que elas são capazes de tudo?

Tornar o trabalho mais seguro – O preconceito de gênero e o assédio sexual ainda estão muito vivos, sendo complicado ser mulher no Brasil!

Infelizmente a indústria de caminhões principalmente ainda é uma indústria predominantemente masculina com as mulheres ainda hesitantes em dirigir carreiras, precisamos mudar de marcha. 

Desencoraje o humor sexista ou grosseiro entre os funcionários. Tenha uma política ou lista de verificação para trabalhar sozinho. Fornecer cursos de autodefesa e assédio. Atualize as políticas de segurança e assédio. Publique e forneça ferramentas e dicas de segurança com frequência!

Mentoria – Atraia mulheres com outras mulheres motoristas ou líderes. As mulheres querem trabalhar para organizações que promovam uma cultura de trabalho saudável e diversificada, bem como ver que as mulheres são respeitadas e promovidas pelo seu trabalho árduo. Eles também são mais propensos a confiar e florescer quando sentem que têm alguém que pode entender ou se relacionar. Se você já tem motoristas mulheres, combine-as com novas recrutas.

Desenvolva EMBAIXADORES DE MARCA e deixe as mulheres saberem que você QUER contratá-los – Use as mídias sociais para destacar as histórias e experiências de seus motoristas e por que eles escolheram dirigir para você. Crie anúncios de emprego com mulheres neles. Mostre a cultura do seu local de trabalho, enquanto dá aos funcionários tempo para brilhar! Pergunte a algumas de suas funcionárias se elas responderiam ou classificariam o anúncio de sua empresa.

Incentivar as mulheres para cargos de liderança – Um estudo da KPMG determinou que treinamento de liderança, construção de confiança, tomada de decisão, networking e pensamento crítico são os aspectos mais importantes para apoiar e preparar as mulheres para exercer cargos de liderança.

Envolva-se e promova organizações, eventos e comunidades de mulheres ou grupos sub-representados – Promova o Dia Internacional da Mulher,, saia para feiras de emprego.. Mostre a participação das organizações nesses eventos através das mídias sociais – mostrando a cultura inclusiva das organizações

Descrições de trabalho com exigências físicas – mostre às mulheres que você não precisa levantar muito peso para ser motorista. A educação “obrigatória” é ótima, no entanto, certifique-se de não restringir demais quem você está procurando. “Disposto a treinar o candidato certo” ou uma lista de competências sobre a experiência específica do trabalho, pode ajudar a abrir as portas para melhores candidatos e impedir que pessoas experientes “não se candidatem”.

Atualize equipamentos e elimine tarefas físicas extenuantes – Remova o máximo possível de aspectos físicos do trabalho e você recrutará mais mulheres e homens! Atualize a tecnologia como assentos de passeio aéreo, carrinhos hidráulicos e até transmissões automáticas. Ter escadinhas e permitir mais condução e menos descarga, manivela e puxar.

Outros cuidados como ter um ótimo plano de proteção veicular rj, valorizar suas funcionárias, mostrar-se interessado em fazer um ambiente de trabalho melhor. Tudo isso com certeza vai atrair a atenção e conseguir trazer mais mulheres para essa profissão predominantemente masculina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *