De que forma a tecnologia pode facilitar as vendas online

Boas soluções tecnológicas minimizam o risco de cometer erros durante a venda. 

Recentemente, o desenvolvimento dinâmico da indústria de comércio eletrônico tem sido frequentemente enfatizado na mídia. O principal motivo são os clientes que compram online cada vez com mais frequência, mas os avanços tecnológicos, sem os quais as vendas online não teriam evoluído tão rapidamente, também contribuem muito. De vez em quando novas empresas são criadas oferecendo soluções inovadoras, e plataformas inéditas como a IQ Option são criadas.

  1. Realidade aumentada

Você provavelmente já se deparou com uma situação em que um cliente procura informações sobre ele na web antes de comprar um produto.

Somente com o conhecimento adquirido na internet, o cliente vai até a loja física e faz uma compra lá.

Esse processo é conhecido em algumas lojas, onde primeiro verificamos o produto em uma papelaria (por exemplo) e depois o compramos em uma loja virtual, onde o preço geralmente é menor, especialmente se a loja oferecer entrega gratuita ou retirada pessoalmente. Isso está relacionado à falta de confiança no comércio eletrônico, bem como a uma forte necessidade de certificar-se antes de comprar.

E se o primeiro contato “físico” fosse através de óculos de realidade virtual ou em realidade aumentada, ou seja, ainda sem sair de casa? Afinal, é um dos fatores mais importantes na hora de fazer compras online. Se essa barreira também fosse superada, quanto mais os clientes teriam para comprar remotamente?

Claro, essas tecnologias ainda têm muito a alcançar. No momento, sua principal limitação é o alto preço dos dispositivos e preparação do software, mas a realidade aumentada já é popular, embora poucas pessoas saibam que o estão usando. Você não precisa procurar muito – Instagram e Snapchat. Talvez em breve essas oportunidades também se tornem populares no serviço de comércio eletrônico. 

Já estão sendo desenvolvidos aplicativos que permitirão experimentar roupas sem sair de casa. 

A inteligência artificial é um termo muito popular recentemente, embora ainda estejamos relativamente longe de criar máquinas verdadeiramente inteligentes. O fato, porém, é que hoje podemos usar certos elementos de inteligência computacional “especializada” para resolver problemas específicos de negócios. 

O melhor exemplo disso é a automação dos processos de atendimento ao cliente. Muitas vezes nem percebemos que depois de enviar um e-mail ou iniciar uma conversa de bate-papo na loja online do outro lado, um bot automatizado nos responde, que usa conhecimento do domínio e arquivos históricos de correspondência. Isso significa que o lojista pode garantir um atendimento melhor e mais rápido sem ter que esperar por um consultor gratuito. Os bots inteligentes estão cada vez mais entrando em nossas vidas e, gostemos ou não, em breve eles assumirão grande parte da correspondência tradicional entre empresas e consumidores.

Esses “funcionários” estão disponíveis 24 horas por dia e são capazes de atender milhares de clientes ao mesmo tempo. 

  1. Automação e soluções modernas de TI

Quantas vezes você ficou com raiva porque encomendou um item, mas o encontrou fora de estoque? Com que frequência você ficou nervoso ao ver anúncios de produtos que comprou como presentes antes do Natal e preocupado que alguém visse seu presente? Infelizmente, esses são os problemas do e-commerce atual. 

E se os benefícios da automação e do software moderno fossem incorporados ao e-commerce em larga escala? Usar inteligência artificial, automação de marketing, automação de entrega e qualquer outra “automação”, cujo funcionamento exato muitas vezes não entendemos ou nem sabemos que está presente em nossas vidas e os conectamos com sistemas de gestão de armazém e Big Data e todos os outros que facilitam as compras no e-commerce, derrubando novas barreiras do e-commerce.  

Vamos imaginar que nas lojas online, a IA com a ajuda de assistentes virtuais será usada para aconselhar os clientes na escolha dos produtos, e algoritmos especiais criarão descrições de produtos e outros conteúdos nas lojas virtuais. Além disso, o perfil detalhado do usuário em tempo real permitirá prever se ele fará uma compra ou se tornará um cliente recorrente, e a análise automática de seu comportamento permitirá que ele apresente ofertas personalizadas. 

A integração dos processos mencionados permitirá uma melhor personalização da mensagem de marketing, bem como a exclusão de erros atuais, por exemplo, remarketing de produtos que acabou de adquirir.

  1. Veículos autônomos e drones

A visão de entregar produtos por veículos autônomos ou drones parece muito promissora. A utilização destas soluções inovadoras permitirá a implementação de mais encomendas num menor tempo, bem como encurtará o prazo de entrega da encomenda ao cliente.

Sabemos que muitas dessas tecnologias ainda não estão bem definidas, mas com certeza em um futuro bem próximo poderemos nos sentir cada vez mais seguros e confiantes para fazer as compras de forma online!

2 Comentários

  1. Pingback: 3 dicas de como montar a sua própria clinica odontológica

  2. Pingback: Como escrever textos de qualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *