Como manter a saúde mental no trabalho remoto e híbrido?
Há muitos indícios de que o home office permanecerá conosco por muito tempo. O que fazer para enfrentar os desafios de trabalhar em casa, como cuidar do seu equilíbrio mental nesse momento?
O trabalho remoto não é uma ideia que surgiu nos últimos anos. Já em 1972, Jack Niles, engenheiro e cientista da Universidade da Califórnia, notou que em muitos casos não era necessário vir à empresa todos os dias. Assim, você pode reduzir o incômodo deslocamento para o trabalho e substituir o trabalho no escritório pelo trabalho em casa, usando as possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico, ou seja, a disponibilidade de um telefone.
Hoje temos recursos de internet de alta velocidade praticamente ilimitados, o que torna o trabalho remoto conveniente e eficaz. E a pandemia de coronavírus tornou isso generalizado. E há muitos indícios de que ele ficará conosco por muito tempo, muitas vezes de forma híbrida, combinando o trabalho remoto com o realizado no escritório.
menu
Um equilíbrio instável entre vida profissional e pessoal
Sem dúvida, o home office tem suas vantagens e desvantagens. A mudança para o trabalho a partir de casa traz consigo desafios específicos relacionados com a nossa saúde mental, incluindo a sensação de isolamento e solidão, resultantes da incapacidade de enfrentar outra pessoa e da indefinição das fronteiras entre o horário de trabalho e a vida privada.
Na maioria das vezes, somos incomodados por um desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal.Também é difícil organizar o tempo de trabalho de forma independente, assim como a falta de regras de funcionamento claramente definidas e comunicação ineficaz.
Muitos funcionários reclamam da falta de troca de conhecimento e experiência na equipe e da desinformação, falta de comunicação com o supervisor e falta geral de comunicação. Também sentimos isolamento e solidão, o problema é a incapacidade de mudar fisicamente o ambiente e a monotonia associada a ele. Estruturar as relações com a família pode ser um desafio.
Portanto, não é surpresa que a mudança no ambiente e na maneira como trabalhamos tenha um impacto em nossa condição mental.
Problemas com a saúde mental
Cuidar do equilíbrio emocional, mental e físico, é muito importante. Para ter energia suficiente para agir e cumprir os requisitos que estabelecemos para nós mesmos e que o empregador estabelece para nós.
Quando se trata dos benefícios da saúde mental, é óbvio que cuidando do equilíbrio energético, do nosso nível de estresse, do envolvimento em várias coisas e do fluxo de informações, conseguimos trabalhar com mais eficiência, com mais entusiasmo e energia.
É essencial ter um tempo para relaxar, utilizar seu vaporizador de ervas, assitir uma série, praticar atividades físicas. Os momentos de cuidar da sua vida pessoal durante o dia também.
Isso é bom tanto para o colaborador que sente maior satisfação, tem a sensação de maior eficiência, quanto para o empregador que, tendo uma equipe comprometida, não precisa perder tempo e energia na motivação dos colaboradores.
As dificuldades em separar a vida privada e profissional constituem uma ameaça significativa à nossa higiene mental.
Para manter uma condição mental saudável, o alcance dos objetivos profissionais deve ser acompanhado de um sentimento de realização no âmbito pessoal. Manter as proporções corretas ajuda a aumentar a eficiência e a sensação de satisfação em ambas as áreas, e na perspectiva de manter a saúde mental e prevenir o burnout.
Uma dica importante para conseguir o equilíbrio entre saúde mental e física sem buscar medicamentos, talvez seja investir em florais, que são naturais e podem ser comprados até com descontos ( como o cupom ultrafarma, por exemplo).
A organização pode ser um desafio
Acontece que as distrações domésticas perturbam sua concentração durante o home office. Portanto, as pessoas que não têm espaço em casa para organizar um escritório estão menos satisfeitas com esse modelo de trabalho.
Se tivermos um canto separado onde podemos desligar e trabalhar, veremos as vantagens de trabalhar remotamente. Quanto maior, mais tempo economizamos no deslocamento. Mas quando não tivermos condições, nos esforçaremos para trabalhar o máximo possível no escritório.
Para finalizar as tarefas no prazo e trabalhar mesmo em condições difíceis durante o home office, você precisa ser abnegado e ser capaz de se organizar.
O trabalho remoto parece ser uma boa solução, sobretudo, para os introvertidos, que se sentem à vontade nestas condições. Os extrovertidos se saem pior, para quem a falta de longo prazo da companhia de seus colegas do escritório pode causar desconforto significativo.
Por esse motivo, no entanto, vale a pena cuidar dos contatos pessoais e usar a possibilidade de trabalho híbrido, pelo menos 1-2 vezes por semana. Vá ao escritório, participe diretamente das reuniões, também em um ambiente mais privado, por exemplo na cozinha do escritório para um café.
Pingback: Saiba o que você deve evitar fazer ao começar um novo negócio