6 dicas para investidores iniciantes

Quer investir, mas não sabe nem por onde começar? Quer saber como investir pouco dinheiro?  

O que não faltam na internet são dicas de investimento e do que fazer com o seu dinheiro, no entanto, é preciso ter muita cautela com as fontes consultadas, principalmente, aquelas prometendo quase milagres e fórmulas garantidas de enriquecer rápido. 

Infelizmente, não existe uma fórmula de enriquecer rápido que não exija paciência e dedicação, investir é um processo que pede muita cautela, e deve ser construído e acompanhado com frequência para garantir resultados positivos.

É preciso ter em mente que no mundo dos investimentos não existem atalhos, ele precisa passar pela conquista de hábitos como poupar para, então, poder investir.

Se por um lado, poupar em tempos de inflação, como o que vivemos, é um enorme desafio, por outro, é necessário para poder investir e, assim, promover rentabilidade ao seu patrimônio líquido. 

Pensando nisso, resolvemos mostrar 8 dicas básicas para quem está querendo começar a investir. Confira! 

Faça um planejamento financeiro 

Fazer um planejamento financeiro deve ser o primeiro passo para começar a investir, para que possa mapear todas as suas finanças, as entradas e saídas do seu orçamento.  Para isso, anote todos os gastos, dos pequenos aos recorrentes. 

Então, identifique os gastos supérfluos e onde pode economizar, justamente, para poder investir.

No mais, procure estabeleça um valor e a frequência, por exemplo, aplicar R$ 1000,00 por mês.

Saiba quais são os seus objetivos 

O segundo passo é definir os objetivos, que servirão como uma motivação para você. Pode ser desde comprar um carro, até fazer uma grande viagem, e podem ser vários, separando-os em curto, médio, e longo prazos. Isso o ajudará a manter o foco.

Livre-se das dívidas 

No caso de possuir dívidas, antes de pensar em investir, é preciso primeiro eliminá-las. Faça um levantamento do valor total e procure meios de negociação. 

Diversifique seus investimentos

Segundo grandes investidores, diversificar é a chave do sucesso, para obter um bom retorno, independentemente das condições de mercado.

Nesse sentido, se você é do tipo que pensa mais à frente, saiba que nunca se falou tanto em criptomoedas, seja Bitcoin, Cardano, entre outras, portanto, vale investir nelas. 

Motivos não faltam, elas não sofrem os efeitos da inflação, grandes empresas já estão investindo em moedas digitais, ou ainda, o mundo já está reconhecendo o valor das criptomoedas.

Porém, claro, é preciso que a compra das criptomoedas sejam feitas através de uma corretora especializada e já conhecida, como KuCoin, por exemplo, que permite converter seu dinheiro em bitcoin de uma forma segura e super simples.

E como a palavra de ordem é diversificar, vale apostar em outros investimentos também, como Certificados de Depósitos Bancários (CDB), que são títulos de renda fixa emitidos por bancos, que permitem que empreste dinheiro ao banco em troca de uma rentabilidade.

Ou ainda investir em Fundos de renda fixa conservadora, muito seguro, com baixo risco, que são as aplicações mais práticas para quem quer um investimento de baixo risco e boa rentabilidade.

Enfim, manter um rendimento diversificado é uma ótima forma de se proteger da volatilidade do mercado.  

Crie uma reserva de emergência 

Sem dúvida, criar uma reserva de emergência, com um valor equivalente a seis meses das suas despesas mensais, deve ser o primeiro foco do dinheiro investido, justamente, para estar preparado para eventualidades.   

Acompanhe os seus investimentos e o mercado 

Por fim, mas nem por isso menos importante, é preciso ter em mente que de nada adianta investir e não acompanhar o desempenho de suas aplicações.

Por isso, se mantenha sempre atento, analisando os resultados, ao menos, a cada seis meses, comparando os retornos obtidos com as suas expectativas. 

E se mantenha sempre em dia com as condições do mercado, relacionadas aos seus investimentos. E a partir delas, procure basear suas decisões, visando sempre proteger o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *