Como escolher o nome da minha loja? 5 dicas valiosas

A primeira etapa para dar início a qualquer negócio é escolher o nome da loja. Isso porque, a denominação do estabelecimento é o primeiro elemento que caracteriza sua essência para os consumidores. 

Não é nada fácil definir como a sua loja será lembrada pelos clientes. Justamente por isso, escolher o nome da loja é, para muitas pessoas, a etapa mais complicada do processo. 

Nesse momento, é necessário deixar de lado os gostos pessoais para buscar um nome que não só desperte interesse e aproxime o público-alvo da marca, como também explane criatividade e seja de fácil memorização e escrita. 

Para te auxiliar na criação de um nome forte, que fique gravado na primeira vez que for mencionado e estabelecer vínculos poderosos com os consumidores, separamos 5 dicas valiosas de como escolher o nome da sua loja. 

Como escolher o nome da sua loja e evitar erros básicos: 5 dicas

Lamentavelmente, não há uma fórmula para criar nomes de marcas perfeitos. No entanto, é possível identificar um padrão na geração de nomes inadequados em diversos exemplos disponíveis no mercado.

Observe algumas dicas para evitar erros básicos que muitas empresas cometem:

  1. Opte por termos curtos e de fácil pronúncia 

Experimente pronunciar cada nome que passar pela sua cabeça em voz alta. Geralmente nomes criativos, curtos e fáceis de serem escritos e pronunciados são os mais promissores.

Por exemplo, digamos decida abrir uma loja de doces. Opte por nomes fáceis de lembrar para docerias e que estejam relacionados ao seu negócio, como: Casa dos Doces, Pedaços de Amor, Divino Docinho, etc.

Quanto mais simples eles soarem, melhor tende a ser sua recepção pelo público. Os nomes de marcas bem-sucedidas permanecem no inconsciente coletivo e estão na ponta da língua dos consumidores.

  1. Use sua criatividade

Seja criativo! Não há vantagem alguma em reproduzir o nome de uma empresa que você já conhece. Afinal, ser único é o que te fará ser lembrado, não somente pelos clientes, mas também por aqueles que são apenas alvos da publicidade do seu negócio.

Com a alta concorrência do mercado, o que diferencia as empresas que têm sucesso das que não têm é justamente a criatividade usada para ser fixado como referência no serviço que oferece, e o nome é o principal recurso para isso.

  1. Verifique a disponibilidade do domínio

Além de todas as qualidades já citadas, o nome escolhido para sua loja deve ter domínio disponível. Isto é, o endereço virtual usado tanto em e-mails corporativos quanto nas buscas relacionadas à marca.

Para verificar se o nome escolhido para sua loja está disponível, você deve acessar o site Registro.br e pesquisar o domínio na ferramenta. A plataforma pode apresentar dois resultados: “domínio disponível para registro” ou “domínio não disponível para registro”.

  1. Evite utilizar modismo 

Usar conceitos ou piadas do momento atual pode causar um grande dano para a imagem da empresa no futuro. Caso o objetivo seja fazer com que sua empresa dure, resista aos modismos. 

Nomes atemporais, ou seja, sem relação passageira, são independentes das oscilações do mercado e podem permanecer atrativos até o fim da empresa. Para verificar essa característica, é válido observar o nome de lojas online de sucesso do mesmo segmento da sua.

  1. Considere a opinião do público

Como já foi dito, o nome da loja deve refletir os valores da marca que mais se aproximam do seu público-alvo em detrimento de gostos pessoais do dono. Para garantir que o nome escolhido está em sintonia com os consumidores, uma ótima alternativa é considerar a opinião do público.

Após pensar em nomes congruentes com os indivíduos que a empresa deseja atingir, fazer pesquisas de mercado através de formulários digitais e escutar a opinião de pessoas confiáveis que se enquadrem no seu público-alvo pode proporcionar a segurança que faltava para definir o nome da sua loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *