Metas SMART: Descubra como aprimorar o gerenciamento do seu projeto empresarial

Para evitar qualquer tipo de fracasso durante a implementação de um projeto, uma empresa pode seguir com as metas smart em todo o processo, para que os objetivos sejam claros e bem definidos.

O gestor de um projeto pode ter o resultado desejado, mesmo que o caminho para a jornada seja difícil. Mas com um plano a se seguir, e as metas smart sendo aplicadas de acordo com cada etapa, tudo fica mais fácil.

Afinal, o objetivo principal seja qual for o projeto, é sempre atingir o sucesso almejado, o que demanda, por parte dos gestores, uma série de ações, como fazer planos, definir tarefas e metas, e agir de acordo com o propósito. 

A execução do plano pode exigir, ainda, que certas lacunas sejam preenchidas e, para isso, a implementação das metas smart no gerenciamento dos projetos pode ser a solução definitiva. 

menu

O que são as metas smart?

Desenvolvida por Peter Drucker em 1954 como parte integrante da filosofia de gestão empresarial MBO (Management by Objectives), a metodologia SMART forma um procedimento para estabelecer metas, que são colocadas em primeiro lugar sobre atividades inerentes a um projeto.

Pode ser em uma linha de produção de aparelho de endoscopia que se pretende lançar no mercado para atender a profissionais da área da saúde. 

A gestão eficiente quanto aos objetivos de negócios é possível apenas se a validade é conhecida, e para determinar isso, foram definidos 5 critérios, cada um deles correspondentes aos termos que compõem o anagrama de SMART:

  • Specific – Específica;
  • Measurable – Mensurável;
  • Attainable – Atingível ou Alcançável;
  • Relevant – Relevante;
  • Time based – Baseada em tempo.

Para que você possa planejar um processo seguindo as metas smart, é preciso fazer ao menos 5 perguntas relacionadas aos objetivos. 

Eu tenho um objetivo específico?

O primeiro erro, em muitos casos, é não pensar sobre o que se deseja alcançar, o que leva a uma formulação inadequada quanto à transformar em objetivos específicos de um projeto. 

O objetivo deve ser bem definido, assim como tangível, expressando de maneira clara o que, como, por que você e sua empresa deseja alcançar. 

Meu objetivo é mensurável?

Para conformar o alcance do objetivo, ou motivar a equipe a longo prazo, o objetivo deve ser mensurável.

Isso significa que ele deve ser expresso numericamente, por exemplo, sobre o aumento de produção em 10 % de adjuvantes agrícolas para atender melhor o mercado consumidor, assim como diminuir as despesas em 20% na área de logística.

O objetivo pode ser alcançado?

O objetivo deve ser atraente para os seus olhos, o que leva a reconhecê-lo e aceitá-lo, além de que, ele deve suportar um projeto que tende a ser realista e compatível com os recursos disponíveis, assim como os esforços empregados e a capacidade.

Tem certeza de que é relevante?

Como todo empreendedor, por vezes você pode se ver envolvido nas garras da ambição, tendo a sensação de que pode realizar qualquer projeto. Porém, você precisa seguir o senso de honestidade.

Isto é, deve-se verificar que a equipe é capaz de atingir os objetivos e cumprí-los de maneira eficaz para a produção de artefatos de cimento para atender o setor da construção civil. 

Antes mesmo de comprometer investimento em recursos e tempo, é preciso considerar se realmente vale a pena. 

O caminho a seguir é analisar, cuidadosamente, a relação entre custo e benefício do projeto, assim como das atividades que devem ser realizadas. 

Tudo pode ser cronometrado?

Em se tratando de um projeto com início, meio e fim, é preciso estabelecer que todo objetivo deve estar vinculado a um prazo, e que isso envolve diversas etapas de acompanhamento, implicando relações precisas sobre as várias atividades necessárias para a realização. 

As metas smart no gerenciamento de projetos

Ao estabelecer a definição e as perguntas que devem ter respostas plausíveis, as metas smart podem ser adotadas por gestores de projetos para definir e melhorar os objetivos quanto aos resultados de qualidade. 

Assim que um novo projeto se inicia para vender mais câmara fria para o mercado consumidor, você como gestor se depara com muitos obstáculos em atribuições de trabalho, indisponibilidade de recursos, supervisão de equipe e prazos apertados. 

Dessa forma, é preciso visualizar cada departamento individualmente, e assim facilitar todo o processo, para melhor direcionamento de tarefas relacionadas, e como elas podem ser atribuídas de acordo com as habilidades de cada equipe. 

Além disso, os gestores de um projeto que seguem as metas smart podem perceber mudanças no estilo de trabalho e na gestão de tempo, o que resulta no desenvolvimento estável quanto às próprias habilidades e crescimento profissional. 

Exemplos de metas SMART para gestores de projeto

Tanto na carreira profissional quanto no direcionamento de um projeto, gestores podem aplicar as metas smart em diferentes situações. 

Melhorar as habilidades de comunicação

Muitas pessoas podem fazer parte de um projeto, o que exige que a comunicação seja clara e precisa, sem qualquer risco de surgir algum ruído. 

No caso de equipes remotas, a comunicação pode ser interrompida sem a interação pessoal, o que exige que a habilidade de se pronunciar seja muito necessária e compreensiva para falar sobre a instalação de um chuveiro de emergência para atender um condomínio, por exemplo.

Definir uma meta em torno da comunicação pode envolver sentar-se com a equipe e apontar o que precisa de ajustes. 

Ouvir o feedback identifica áreas a melhorar, seja uma nova pauta de reunião ou relatórios de status aprimorados.

Elimine o desvio quanto às finalidades

Até chegar às finalidades de um projeto, muito pode ocorrer ao longo do processo, e sempre há complementos e ajustes que podem ser considerados. 

Com as metas smart, é possível minimizar uma amplidão de finalidades, a partir do detalhamento sobre todos os requisitos de um projeto desde o planejamento, com todas as partes interessadas. 

Outra atenção deve ser voltada ao monitoramento do projeto de uma fábrica de sacolas personalizadas, po exemplo, com reuniões semanais para garantir que as entregas sejam realizadas de acordo com as especificações, dentro do orçamento combinado. 

Essa meta visa controlar qualquer custo e, com isso, definir as expectativas precisas de trabalho para a equipe.

Reduza os riscos do projeto

Seguindo a implementação das metas smart em um projeto, é possível reduzir os riscos, assim como antecipar os problemas. 

Dessa forma, é possível economizar tempo e todos os recursos, além de permitir ficar dentro do orçamento. 

Qualquer tipo de restrição quanto ao custo do projeto, as metas smart permitem que atender todos os requisitos, mesmo com a imposição de determinados limites. 

Assim, é possível trabalhar com a equipe de compras e desenvolver um plano que utiliza recursos e profissionais dentro do orçamento disponível. 

Melhore a qualidade dos resultados

Com um sistema de controle de qualidade sobre o projeto de ozonioterapia capilar preço, fica mais fácil evitar gafes e deslizes embaraçosos que chegam na entrega final. 

Você pode criar uma lista de verificação que abrange todas as provas e testes antes de cada entrega, inclusive com o tempo determinado dentro do processo de realização de todo o projeto.

A implementação desses processos podem ser aplicadas dentro de um período previamente definido, conforme estipulado para, em seguida, melhorar o processo de revisão seguindo as metas smart.

 

Quais são os benefícios ao definir metas SMART?

A definição de metas smart é como ter um mapa de rota para navegar em todo o processo de um projeto.

Ao definir as metas smart, você consegue alcançar uma série de benefícios, desde o nível organizacional, que fornece um direcionamento para todos os funcionários, o que garante coesão em todo o trabalho produzido pela empresa.

No aspecto de gestão de projetos, as metas smart garantem que o tempo não seja desperdiçado em tarefas irrelevantes, irrealistas ou mesmo que fique vagueando em objetivos que não levam a lugar algum. 

Na verdade, as metas smart ajudam a criar um plano de projeto totalmente definido em relação a qualquer que seja o sucesso que pode ser mensurado de uma empresa de spray drying por exemplo, e, uma vez que se atinge o patamar de um objetivo, ele pode ser ajustado ao longo do caminho. 

Dessa forma, isso ajuda as equipes a se manterem focadas e motivadas para atingir tais objetivos e, melhor, promovem uma sucessão de linhas de sucesso que refletem em vários aspectos no mundo dos negócios. 

Conclusão

A formulação das metas smart faz muita diferença na construção de um projeto, qualquer que seja o prazo definido para a entrega.

Sem objetivos específicos, toda a empresa fica limitada quanto ao alcance, o que pode desencorajar e desmotivar toda uma equipe. 

Com as metas smart, pelo contrário, os objetivos são claros e atingíveis, com benefícios claros que energizam e motivam os profissionais responsáveis pelo projeto e, por isso, vale desenvolver um planejamento a longo prazo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *