O que empreender em 2023? Mercados em alta para você pensar um negócio
Com tantas revoluções tecnológicas, é possível que haja uma boa dose de desconfiança na hora de escolher o que empreender em 2023. Afinal, muitas vezes vai bater aquela sensação de que o melhor caminho, na verdade, era outro.
Não se preocupe, pois isso é normal. Especialmente se você ainda não está completamente comprometido com o seu modelo de negócios.
Neste artigo, vamos te ajudar com algumas dicas de negócios que estão em alta em 2023 e que, tendencialmente, continuarão em alta no futuro.
Continue lendo e saiba mais.
menu
O que empreender em 2023? 5 ideias de negócios para abrir a sua mente
Uma das coisas mais importantes que você precisa ter em mente antes de montar um negócio, é: evite situações “fogo de palha”.
Se você pretende surfar uma onda ou aproveitar uma tecnologia nova, faça isso temporariamente. Mas o que vai te levar pra frente como empreendedor(a) é a sua capacidade de montar um negócio sustentável, que não dependa de sazonalidades ou “modas” do momento.
Abaixo, veja 5 ideias que vão te ajudar a empreender.
- Dica: use essas ideias para abrir a sua mente e assim procurar por novas oportunidades dentro da área. Lembre-se que cada negócio é único.
Ideia #1: Loja virtual de nicho
Não é de hoje que o mercado de e-commerce mostra tendências de crescimento. No entanto, simplesmente pensar no seu negócio como uma “loja virtual” pode não fazer tanto sentido.
Afinal, o que você precisa é de um bom nicho, baseado em pesquisa de mercado e identificação de demanda. A loja virtual vai ser apenas a ponte que vai ligar o seu produto a quem precisa dele.
Assim sendo, faça uma pesquisa de mercado e entenda o que as pessoas estão buscando e o que vão precisar daqui pra frente. Escolha um nicho e atue nele.
Algumas fontes para obter dados importantes sobre mercado e tendências no Brasil e em mercados maiores:
- E-commerce Trends: É um relatório anual que pode fornecer insights sobre as tendências e perspectivas futuras do comércio eletrônico.
- Relatórios de consultorias especializadas: Empresas de consultoria, como McKinsey, Deloitte, Forrester e Gartner costumam publicar pesquisas e relatórios sobre o mercado de e-commerce.
- Estatísticas de órgãos governamentais: Verifique se há dados disponíveis em órgãos governamentais ou entidades regulatórias relacionadas ao comércio eletrônico em seu país.
- Estudos de empresas de análise de mercado: Empresas como Statista, eMarketer e Euromonitor International podem fornecer estatísticas e análises sobre o mercado de e-commerce.
Ideia #2: Produtos orgânicos e sustentáveis
Eles vão crescer mais a cada ano: os produtos orgânicos e naturais trazem podem trazer uma ótima fonte de renda para quem está pensando o que empreender em 2023.
Nesse caso, você pode ligar a ideia #1 na ideia #2: que tal montar um e-commerce voltado para esse tipo de produtos e começar distribuindo eles na sua região?
Assim você economiza com logística e pode fazer uma carteira de clientes interessante.
Produtos veganos do gênero alimentício e cosmético de doces podem ser boas ideias. Além disso, óleos essenciais e fornecimento de produtos para profissionais pode também ser um bom caminho.
Ideia #3: Serviços de experiências
Outra ótima forma de empreender e montar um negócio em 2023 é oferecer experiências para o seu público. Pode ser experiências voltadas para várias áreas, como:
- Turismo gastronômico.
- Turismo histórico.
- Passeios de aventura, como trilhas, escaladas ou mergulho.
- Workshops e aulas em áreas como culinária, arte, fotografia, dança e música.
- Retiros de bem-estar e relaxamento, com atividades como ioga, meditação e massagens.
- Atividades esportivas e recreativas tipo paintball e karting.
Busque ideias que as pessoas estejam querendo muito na sua região e monte um negócio em cima disso.
Ideia #4: Plataforma online de aprendizado
Sim, os cursos online continuam sendo uma ótima alternativa de empreendimento. Mas nesse caso, não pense em um curso online apenas como um “guia” sobre alguma coisa empacotado em formato de vídeos.
Vá além: pense em uma plataforma de aprendizado online; monte grupos de ajuda; faça eventos presenciais e ofereça diferenciais.
Afinal, você sabe: hoje em dia a internet está cheia de “gurus” que prometem alguma coisa em um curso. Mas você não quer transparecer essa imagem. Por isso, pense estrategicamente para ter ideias diferentes.
Ideia #5: Serviços para pessoas idosas
Sim, a população está envelhecendo. E isso pode ser uma ótima oportunidade de negócios para que você encontre um modelo rentável e empreenda em 2023.
Os serviços para pessoas idosas podem oferecer:
- Idas ao médico;
- Passeios ao parque;
- Atividades de lazer em geral;
- Caronas;
- Entre outras coisas.
Pense em um formato diferente que não seja apenas atividades relacionadas aos cuidados. Mas sim, ao lazer e entretenimento: os idosos querem e precisam disso.
Como dicas extras finais, lembre-se de montar um plano de negócios detalhado, ser flexível para o mercado; mas ao mesmo tempo ter foco para fazer acontecer.
Pingback: Como montar uma loja de impressões digitais? Saiba tudo!
Pingback: Como usar um cronômetro online no home office