Como ser mais produtivo e organizado no trabalho: 15 dicas infalíveis

O artigo de hoje é sobre como ser mais produtivo e organizado no trabalho. É muito comum pessoas relatarem que o dia passou tão depressa e não conseguiram concluir a maioria das tarefas que estavam planejando.

Por isso, vim aqui te passar 15 dicas infalíveis que vão te ajudar a ser mais produtivo e organizado. Lá vai:

Como ser mais produtivo e organizado no trabalho

1- Planeje seu dia na noite anterior

Faz toda a diferença. Reserve 15 minutinhos para escrever as tarefas mais importantes em um papel. Obs: Escreva as tarefas por ordem de importância, assim conforme vai concluindo pode ir riscando. Essa dica ajuda muito!

2- Tarefas mais chatas pela manhã

Normalmente no período da manhã estamos muito mais dispostos, então faça a parte chata primeiro, aquilo que precisa ser feito mas não gosta muito. Depois estará tranquilo e animado para concluir o restante do seu dia.

3- Faça uma coisa de cada vez

Não adianta estar com muitas janelas abertas no seu computador, isso só vai fazer com que se perca e acabe não focando em nada. Faça uma tarefa por vez, e conforme for acabando, dê um check na sua lista e feche as abas do computador que não estiver usando naquele momento.

4- Tenha sua lista sempre por perto:

Isso vai fazer com que não fique com a sensação de que não tem nada para fazer. Essa lista pode ser em folha de caderno, ou planilha do Excel (eu particularmente prefiro caderno, pois quando escrevo já me vem ideias na cabeça).

5- Faça (encontre) o seu próprio sistema de trabalho:

O que dá certo pra um, pode não dar certo para o outro. Algumas pessoas podem gostar mais de determinados programas ou aplicativos e você não vai conseguir se adaptar. Calma que isso é normal! Assim como eu uso o caderno e talvez você prefira a lista no Excel, com outros sistemas funciona exatamente igual. Trabalhe da forma que melhor se adaptar, cada ser humano tem uma maneira de ser  e gostar das coisas.

6- Defina seus objetivos e prioridades

Ficar procrastinando as tarefas talvez seja sinal que você não esteja vendo muito sentido no que está fazendo. Um dos motivos pode ser porque ainda não teve grandes resultados no seu negócio. Então pare tudo nesse momento e escreva suas metas, seus objetivos reais. Por quais motivos está trabalhando? Talvez só esteja pensando em dinheiro, e dessa forma trabalhando pelos motivos errados! Pense no que te move, na tua família, nos seus sonhos, e anote. Ficará muito mais fácil para alinhar os seus pensamentos a seu favor.

7- Descubra seu melhor horário

Muitas vezes você ouvirá a seguinte frase: “Acorde cedo” ou ” “Acorde às 5h para ser mais produtivo”, mas pode ser que você simplesmente não consiga fazer nada neste horário. Existem pessoas que preferem acordar mais tarde pois passam a madrugada trabalhando. Outras rendem mais após o almoço. Eu por exemplo, gosto de dormir até umas 8h, tomar café, fazer algumas coisas na casa (sim, também sou dona de casa) e só então começar a trabalhar, perto do meio dia, pois este é o meu melhor horário. Então respeite o seu corpo e a sua cabeça para que possa realmente dar o seu melhor

8- Delegue

Delegar algumas tarefas que não são tão importantes pode fazer seu dia render muito mais também. Normalmente quem trabalha em Home Office, precisa estar muito bem focado, ter um canto só seu para trabalhar para que não se distraia no meio das atividades. Então delegue pequenas atividades, como ir ao mercado, arrumar a casa o tempo todo, fazer almoço (se tiver para quem delegar, é claro) etc.

9- Medite

Um momento para aquietar a mente e colocar os pensamentos em ordem, vai fazer tudo ficar mais claro e tranquilo. 30 minutos por dia já são suficientes. A meditação traz de volta a calma quando sua cabeça estiver muito caótica.

10- Domine as suas habilidades

Se você está trabalhando com marketing de conteúdo, aprenda a escrever textos perfeitamente. Se trabalha com artesanato, se aperfeiçoe nos trabalhos manuais. É importante se tornar excelente naquilo que se propõe a fazer. Para ajudar as pessoas e abrir um negócio, é preciso saber executar a tarefa corretamente.

11- Acabe com as distrações

Só deixe o Facebook aberto se estiver trabalhando nele, senão todas as vezes que aparecer uma notificação, a tentação para olhar será grande, e isso vai te atrapalhar. Da mesma forma com o telefone celular. Deixe no silencioso e não fique verificando o whats a cada 5 minutos. Foco, foco, foco! A pergunta: Como ser mais produtivo e organizado já vai estar 50% concluída após esse tópico.

12- Não pense demais, apenas faça

Vale muito mais fazer e errar, do que não fazer nada. Não adianta só estudar e não colocar em prática. Dedique mais tempo para a prática, e depois vá aperfeiçoando com cursos e livros, mas faça. É a ação que vai te levar pro topo.

13- Não tenha preguiça

Atividades cansativas e chatas costumam dar uma preguiça não é mesmo? Mas como se tornar mais produtivo e organizado no trabalho então? Você é o seu próprio chefe quando decide se tornar um empreendedor, então ninguém vai ficar te dando ordens. O único responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio é você mesmo. Lembra dos objetivos anotados? Uhuuul faça o que tem que ser feito, não somente o que gosta de fazer.

14- Aprenda com os melhores

Invista em bons treinamentos, siga pessoas com linhas de raciocínio parecidas. E lembre, para entregar conteúdo, você precisa consumir muito conteúdo de qualidade. Siga bons exemplos, pergunte, olhe os vídeos, leia artigos de pessoas de sucesso e determinadas. Acredite, você pode!

15- Mais uma dica de como ser mais produtivo e organizado no trabalho: Hábito

Coloque essa lista em prática em um, dois, três dias e até chegar em um mês. No final desse mês verá que já terá virado um hábito e estará acostumado. Acredite em você, continue trabalhando, estudando, se dedicando, tudo tem o seu momento certo!

Se você colocar em prática, verá que aos poucos se tornará muito mais produtivo, sua mente vai se expandir, suas ideias serão mais criativas, e vai ter tempo para realizar tudo. Acredite nos seus sonhos e coloque suas ideias em ação. Vamos lá?

Veja também: 5 hábitos milionários que todo empreendedor deve ter 😉

 

 

 

 

 

 

5 Comentários

  1. 15 dicas maravilhosas! Eu amei!! Muito obrigada por dividir conosco sua experiência, me ajudou muito!

    • donadomeunariz

      Gratidão amada!

  2. que artigo maravilhoso, com certeza vou colocar em prática!! Obrigada!

  3. Conteúdo ótimo, com certeza depois de ler isso vou conseguir me organizar muito melhor! Obrigada!!

  4. Adorei as dicas! Já sigo teu instagram também. Parabéns pelo contéudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *