8 dicas de como se alimentar bem mesmo com a rotina do trabalho

A vida moderna leva as pessoas a manter uma rotina acelerada, com responsabilidades profissionais e pessoais e, para garantir a realização de todas as tarefas, é preciso tomar alguns cuidados, como se alimentar bem, mesmo no ambiente de trabalho. Além disso, destacamos que ingerir detox caps 2.0 é outro hábito que pode te ajudar a se alimentar bem mesmo com a rotina do trabalho. Continue lendo para ver as nossas 8 dicas de como se alimentar bem mesmo com a rotina do trabalho.

Para isso, é preciso manter uma dieta saudável e comer a quantidade certa de calorias, de acordo com as atividades realizadas e as características pessoais. 

Assim é possível equilibrar a energia que o corpo consome ao longo do dia, se mantendo saudável e até mais produtivo.

Caso uma pessoa coma ou beba mais do que o corpo humano precisa, o excesso de peso pode ser um fator de risco, pois não se utiliza toda a energia e ela fica acumulada em forma de gordura. 

Se comer e beber muito pouco, a pessoa vai perder peso e sentirá falta de determinados nutrientes, o que também é prejudicial para o corpo humano. 

menu

A chave é manter o equilíbrio

Nesse sentido, é preciso comer uma grande variedade de alimentos e, assim, garantir uma dieta equilibrada e que o corpo possa receber todos os nutrientes que precisa durante o período de trabalho em empresa de portaria, e outros setores.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação é que os homens consumam cerca de 2.500 calorias por dia. Para as mulheres, o consumo adequado de alimento deve ter cerca de 2.000 calorias diárias. 

De qualquer forma, cada indivíduo possui características próprias, cultura social e acesso a alimentos diferenciados e, por isso, é recomendável entrar em contato com um nutricionista para verificar qual a quantidade mais adequada para manter a saúde. 

Sendo assim, vale conhecer as 8 dicas a seguir e, mesmo com uma rotina de trabalho e uma vida agitada, é possível manter a saúde em dia por causa dos alimentos. 

Faça refeições com carboidratos ricos em fibras

Carboidratos ricos em amido e fibras devem constituir pouco mais de um terço dos alimentos que uma pessoa come. Eles incluem:

  • Batatas;
  • Cereais;
  • Massas;
  • Pães.

É possível escolher variedades de alimentos ricos em fibras ou grãos integrais, como macarrão e arroz integral, ou batatas com casca. 

Eles contêm mais fibras do que carboidratos amiláceos brancos ou refinados, e podem ajudar uma pessoa a se sentir mais satisfeita por um maior período de tempo. 

O ideal é que seja incluído ao menos um alimento rico em amido em cada refeição principal. 

Se não for possível fazer isso no refeitório da fábrica que produz gerenciamento de riscos, a alimentação feita em casa deve conter algum ingrediente que contenha essa característica. 

Algumas pessoas pensam que alimentos ricos em amido engordam, mas grama por grama de carboidrato que eles contêm fornece menos da metade das calorias da gordura. 

É preciso ficar de olho nas gorduras que são adicionadas ao cozinhar ou servir esses tipos de alimentos. Isso porque eles podem ser a causa de aumento do teor de calorias, como o óleo das batatas fritas, a manteiga no pão ou os molhos cremosos das massas. 

Coma muitas frutas e vegetais

É recomendado que uma pessoa consuma ao menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias. Eles podem se apresentar de diferentes formas:

  • Congelados;
  • Enlatados;
  • Espremidos;
  • Frescos;
  • Secos.

A inclusão dessas porções pode se dar por meio do preparo de cereal matinal acompanhado de bananas cortadas, enquanto o cabeamento estruturado é colocado para funcionar. Também vale trocar o lanche habitual da manhã por uma fruta fresca.

Uma porção de frutas e legumes frescos, enlatados ou congelados deve ser de 80g, e uma porção de frutas secas pode chegar a 30g.

Um copo de suco de frutas pode ter o limite de 150ml, assim como suco de vegetais ou batida de frutas, que também contam como uma porção, mas devem ter o limite de 1 copo por dia. Esse cuidado é porque as bebidas são açucaradas, e podem danificar os dentes.

Coma mais peixe nas refeições

O peixe é uma boa fonte de proteína e contém muitas vitaminas e minerais. O ideal é comer ao menos 2 porções de peixe por semana, incluindo pelo menos uma porção de peixe oleoso.

Os peixes oleosos são ricos em gorduras ômega-3, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Eles podem ser encontrados em diferentes espécies, entre as quais:

  • Arenque;
  • Cavalinha;
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Truta.

Entre os peixes não oleosos estão:

  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Pescada;
  • Traíra.

O mercado fornecedor oferece peixes frescos, congelados e enlatados, mas é preciso se lembrar que os industrializados, e também os defumados, são preparados por profissionais especialistas em instalação de sistema protheus

A maioria das pessoas deveria comer mais peixe, mas existem limites recomendados para alguns tipos que estão disponíveis nas prateleiras e, por isso, é preciso seguir as recomendações médicas. 

Reduza a gordura saturada

Toda pessoa precisa de alguma gordura na dieta, mas é importante prestar atenção à quantidade e tipo de gordura que se está consumindo. 

Existem 2 tipos principais de gordura: saturada e insaturada. 

Muita gordura saturada pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, ou então precisar fazer uma cirurgia de vesícula por causa do acúmulo nesse apêndice do corpo.

Em média, os homens não devem ter mais de 30g de gordura saturada por dia. Para as mulheres, essa média cai para 20g de consumo diário. 

A gordura saturada é encontrada em muitos alimentos, entre os quais:

  • Cortes de carne gordurosa;
  • Bolachas;
  • Bolos;
  • Manteiga;
  • Salsichas;
  • Tortas.

O ideal é reduzir a ingestão de gordura saturada e escolher alimentos que contenham gorduras insaturadas, como óleos vegetais, peixes oleosos e abacates.

Todos os tipos de gordura são ricos em energia, o que confere à proposta de como se alimentar bem no ambiente de trabalho. Por isso devem ser consumidos em pequenas quantidades. 

Coma menos sal

Comer muito sal pode aumentar a pressão arterial, causando a pressão alta, e assim uma pessoa fica mais propensa a desenvolver doenças cardíacas, ou ter um derrame.

A dificuldade de subir para um piso superior em um imóvel, ou mesmo no ambiente de trabalho, pode se ampliar – mesmo com o apoio de uma assinatura digital como fazer -, pois o corpo tende a inchar por causa do sal. 

Mesmo que não se adicione sal à comida, ela ainda pode estar presente em um produto industrializado, como cereais matinais, pães, sopas e molhos. 

Vale recorrer aos rótulos das embalagens de alimentos para identificar se o produto tem pouco ou muito sal. Mais de 1.5g por 100g significa que o alimento é rico em sal. 

Seja ativo e tenha um peso adequado

Além de comer de forma saudável, a prática de exercícios e atividades físicas regulares pode ajudar a reduzir o risco de ter problemas graves de saúde. Isso também é importante para a saúde e o bem-estar geral. 

Mesmo que o trabalho seja homeoffice, como um profissional que atua como empresa de portaria, estar acima do peso ou obeso pode levar a problemas sérios de saúde, como:

Lembrando que estar abaixo do peso também pode afetar a saúde de um ser humano. Em todos os casos, a maioria dos adultos precisa manter um peso adequado, comendo menos calorias e gorduras mas mantendo os nutrientes e atividades.

Quem tenta perder peso pode manter uma dieta saudável e equilibrada, em conjunto com a prática de atividades físicas ou exercícios regulares para o corpo e a mente.

Nunca fique com sede

Uma pessoa precisa beber bastante líquido para evitar que fique desidratada. A OMS recomenda beber de 6 a 8 copos de água por dia para manter a regulação e hidratação do organismo.

Além disso, é um acréscimo de fluído que se obtém por meio dos alimentos que se ingere.

Todas as bebidas não alcoólicas contam, mas água, leite com baixo teor de gordura e bebidas com baixo teor de açúcar, incluindo chá e café, são escolhas mais saudáveis. 

Para evitar o excesso de açúcar, é preciso passar longe de refrigerantes e sucos industrializados, pois eles são ricos em calorias e fazem mal para a saúde, inclusive bucal. 

Nos períodos mais quentes do ano, principalmente no verão, em que os dias contam com temperatura acima da média, e o corpo sua mais, é preciso beber mais líquidos.

Não pule o café da manhã

Algumas pessoas pulam o café da manhã porque acham que isso ajuda a perder peso. Ledo engano. 

Um café da manhã saudável, rico em fibras e pobre em gordura, açúcar e sal pode fazer parte de uma dieta equilibrada e pode ajuda a obter os nutrientes necessários para manter o corpo em forma e a saúde em dia, preparando o corpo para os afazeres do dia, mesmo em uma rotina agitada. 

Conclusão

O dia a dia pode ser repleto de afazeres em qualquer ambiente, seja explicando gerenciamento de riscos ou entrando em contato com potenciais clientes para vendas, mas cuidar da saúde é fundamental para ter uma vida saudável e livre dos mais variados tipos de doenças. 

Caso seja possível, a ajuda de um profissional que oferece uma dieta saudável e balanceada pode ser interessante e acessível por meio de nutricionistas e endocrinologistas e novas opções de consulta online. 

Assim, o corpo se prepara para o dia, ingerindo os nutrientes corretos, e as atividades se dão mais rapidamente e com qualidade, sem prejudicar o corpo ou pular refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *