O crescimento da área de logística: Oportunidades para empreendedores!
Desde o começo da pandemia, o setor de logística vem crescendo de forma significativa, em todo o mundo, sem dúvida, um dos reflexos do impacto provocado pelas compras online.
Nem é preciso ressaltar o tão prejudicial que foi ao mundo a chegada da Covid 19, porém, não tem como negar que alguns setores acabaram sendo beneficiados por ela, o e-commerce e o setor de logística são bons exemplos.
Nesse sentido, empresas como a PTA Rental, que trabalham com locação e venda de plataformas de trabalho aéreo, como plataforma articulada, por exemplo, viram suas vendas ou locações atingirem números muito maiores desde o início da pandemia.
Ou seja, sem dúvida, uma boa ideia de negócio para quem pretende empreender nessa área.
menu
Tudo passa pela logística
Justamente, pelo aquecimento nesses tempos de pandemia, o mercado de trabalho para logística vem interessando quem gosta de planejar, organizar e ainda contar com boas oportunidades e salários compatíveis.
Embora não seja uma área muito conhecida, é preciso destacar que ela é fundamental, assim, empresas de variados portes precisam de profissionais de logística.
Quem se forma em logística pode trabalhar com o embarque, desembarque e o transporte de carga, ou seja, em empresas, alfândegas, almoxarifados, entre outros.
E mais, um profissional pode ser contratado também para gerenciar as redes de distribuição, estoque, negociar com fornecedores, acompanhar processos de compra e venda.
Quanto às possibilidades de atuação de um profissional de logística podemos destacar:
- e-commerce: para fazer o gerenciamento adequado das mercadorias, permitindo que elas cheguem intactas aos clientes;
- alimentos: para cuidar do manuseio e o transporte dos produtos e evitar a contaminação;
- produtos com periculosidade: trabalhar no gerenciamento e distribuição de produtos, como combustível e inflamáveis, permitindo que sejam manuseados com cuidado, garantindo maior segurança.
Quanto às funções, o profissional de logística pode assumir as seguintes:
- Estoque: manter os produtos bem armazenados, controlando ainda os pedidos e os relatórios sobre compra e venda;
- Transporte: avaliar a cadeia logística, as opções de transporte para reduzir os custos nesse processo, além de definir a transportadora ideal e fazer o planejamento de rotas.
- Armazenagem: escolher os galpões e decidir onde será o centro de distribuição;
- Suprimentos: acompanhar processos internos e externos, possibilitando a integração de fornecedores e parceiros, garantindo maior eficiência.
- Embalagem: avaliar a qualidade das embalagens, considerando duas características e o nível de segurança ideal para o transporte da mercadoria.
Por que investir no mercado de logística?
Como podemos ver, a logística é um ramo que está em alta e que faz parte das chamadas profissões do futuro. Portanto, vale a pena, sim, investir em logística, seja trabalhando na área, ou mesmo, abrindo um negócio dentro desse setor.
Vale destacar, que cerca de 54% dos empreendedores do ramo de logística planejam aumentar o tamanho da frota, o que significa que ainda há espaço para muita gente empreender.
Sem dúvida, esse setor de logística foi fortalecido pelo incrível aumento no consumo online, e a tendência é que o e-commerce continue em alta e, portanto, a logística continue crescendo e apresentando uma alta demanda, o que indica, com certeza, um extenso leque de possibilidades para empreendedores.