Como vender roupas online pelo Instagram?

A moda é uma indústria essencialmente visual, então aprender a vender roupas no Instagram é fundamental. Mas a pergunta que fica é como vender roupas online pelo Instagram?

De fato, vender roupas on-line tornou-se muito mais fácil e prático graças às redes sociais.

Mas o Instagram difere do resto por oferecer um componente principalmente visual, o que o torna uma das melhores redes para promover suas roupas e acessórios de moda.

Além disso, é uma ferramenta extremamente relevante na América Latina, onde 49% da população a usa para publicações e interações, seguida pelo Facebook e Twitter. E espera-se que esses números só continuem a crescer.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como vender roupas online pelo Instagram, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como vender roupas online pelo Instagram: comece com o básico

O Instagram recebe mais de 2 bilhões de visitas por dia, o que significa que sua empresa tem milhões de potenciais compradores esperando para descobrir o que você tem a oferecer. Afinal, a pandemia fortaleceu ainda mais a tendência de conectividade devido ao isolamento social obrigatório.

Isso acelerou a tendência de compra eletrônica que já havia ocorrido antes e levou a um boom no comércio on-line. O Instagram sabia como aproveitar a oportunidade de oferecer novas ferramentas para empreendedores e empresas, consolidando-se como uma plataforma de vendas.

Como você também pode aproveitar isso para vender roupas no Instagram? Comece criando um perfil de negócios para sua marca. Dessa forma, você pode criar anúncios e promovê-los.

Mas você também pode verificar os comentários de seus seguidores para encontrar insights valiosos. Esses dados são muito importantes e ajudarão você a avaliar o desempenho das publicações e, assim, conhecer os gostos e necessidades de seus clientes e do mercado.

Recomendo focar especialmente nas impressões de suas publicações, nas vendas geradas por cada uma delas e nas informações do público.

Agora você já sabe o essencial sobre contas do Instagram. Contudo, quero deixar claro que o site que você usa para gerar vendas também deve ser otimizado constantemente para aparecer no Google e assim, fazer vendas também.

Para isso, investir em SEO é fundamental. Além de boas descrições de produtos e escolha de palavras-chaves, comprar bons backlinks pode acelerar os resultados.

Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram?

Com o perfil de negócios criado, é hora de começar a publicar e alimentá-lo com conteúdo.

Antes de começar a publicar aleatoriamente, crie um calendário de publicações e prepare o que você quer dizer sobre cada foto, sejam recursos de design, uma história, detalhes técnicos ou o que você acha importante que os clientes saibam sobre seus produtos.

Apesar do limite de 2.200, mantenha os textos da publicação entre 350 e 450 caracteres e ofereça conteúdo valioso. Ou seja, dê conselhos, ideias e inspire seus seguidores, para que as pessoas fiquem encantadas com o que você apresenta.

Não se esqueça de incluir hashtags para vender roupas no Instagram no final de cada texto ou entre os comentários. Por exemplo, se sua marca vende roupas esportivas, procure termos relacionados aos esportes ou estilo de vida esportivo.

Agora vamos para as fotos: é sempre melhor contratar um fotógrafo profissional para gerar fotografias de roupas e acessórios para toda a temporada, embora se o seu orçamento não permitir, você ainda possa criar peças fotográficas de qualidade apenas com seu celular e sua criatividade.

A composição do cenário é fundamental. Certifique-se de prestar atenção aos detalhes do plano de fundo e incluir objetos que complementem a mensagem que você deseja transmitir.

Outro aspecto que você deve cuidar nas fotografias para vender roupas no Instagram é a iluminação. Se você não tem uma equipe profissional, aproveite a luz do dia. Dependendo do produto, você pode usar a famosa “Golden hour” à tarde.

Com a lista de fotos, aproveite os aplicativos de edição de imagens disponíveis no mercado e aperfeiçoe-as: ilumine as sombras, recorte-as, adicione texto a elas, o que você puder pensar.

Ofereça conteúdo valioso

Uma opção que muitas marcas de moda usam no Instagram é a criação de conteúdo relacionado à sugestão de looks: permite que você ajude o público e mostre seus produtos.

Não use apenas um modelo ou manequim, envolva pessoas reais, pode até ser você mesmo. Ou crie uma composição de roupas dobradas ou desdobradas na mesa ou no chão adornadas com objetos que inspiram seu uso.

Mais recursos para vender roupas através do Instagram

Há muitas maneiras de mostrar os produtos da sua marca, além da composição dos conjuntos de roupas, graças ao fato de que o Instagram Shopping oferece inúmeros recursos.

Use carrosséis para apresentar mais de uma foto na mesma postagem e gerar uma porcentagem maior de engajamento em relação à sua conta. Ou crie histórias que mostrem os bastidores da sua marca para trazer interação e humanizar o processo, ganhando alcance entre seguidores e novos seguidores ao longo do caminho.

As principais ferramentas do Instagram irão acompanhá-lo em sua missão de vender roupas no Instagram, porque estão focadas no nível audiovisual: IGTVs, Reels e Instagram Shopping.

IGTV

O IGTV tornou possível compartilhar vídeos longos, com até uma hora de duração. Portanto, é ideal para conversar sobre um tema, fazer uma cobertura de eventos, publicações, desafios e tutoriais, entre outros tipos de conteúdo.

Reels

O recurso que nasceu para vencer o TikTok permite que você crie vídeos curtos de até 15 segundos. Seus vários recursos, como vários cortes, realidade aumentada e áudio musical, tornarão seus produtos conhecidos de maneira descontraída e divertida.

Instagram Shopping

A loja online da plataforma é a principal característica do aplicativo para aqueles que querem vender roupas no Instagram.

Através dele, você pode colocar o nome e o preço dos produtos, bem como links para compras, nas fotos no feed

Conclusão

Gostou de saber mais sobre como vender roupas online pelo Instagram? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

2 Comentários

  1. Pingback: 3 dicas de comportamento para investidores iniciantes

  2. Pingback: Tendências do empreendedorismo em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *