Construindo uma loja online: 5 etapas para o sucesso

Moda, móveis, tecnologia, comida, sex shop: quem lida com mercadorias dificilmente pode evitar as vendas online. As possibilidades de aquisição de clientes e mais vendas são diversas. Portanto, se você deseja abrir uma loja online, deve agir. 

Por mais atraente que pareça: o comércio eletrônico está crescendo rapidamente, mas as vendas online têm suas próprias regras. Damos dicas práticas para construir uma loja online de sucesso e mostramos o que você deve prestar atenção antes e quando vender online.

menu

Construir uma loja online: estas são as vantagens

Depois de criar sua própria presença online, muitos empreendedores pensaram se uma loja online faria sentido e como esse projeto teria sucesso. As vantagens de oferecer produtos pela Internet são óbvias:

  • A loja online oferece toda a linha de produtos da papelaria, com despesas de aluguel significativamente menores;
  • Os negócios na Internet funcionam 24 horas por dia, enquanto uma loja no local está sujeita a determinados horários de funcionamento;
  • Para operar uma loja na Internet, é necessário muito menos pessoal do que na área estacionária.

O pré-requisito para o sucesso de tal projeto é, obviamente, que seus produtos possam ser embalados e despachados. Mas mesmo que não seja o caso, a loja online é um bom canal de vendas: nomeadamente quando os seus clientes estudam a sua oferta em frente ao computador de casa e depois efetua uma compra com recolha na sua localidade.

1. Um bom planejamento é a base ideal para sua loja online de sucesso

Então, o que acontece quando a decisão de entrar online for tomada? O planejamento e uma abordagem estruturada são metade do caminho para o sucesso.  Uma boa preparação é ainda mais importante se o seu trabalho não significa necessariamente que você esteja familiarizado com tópicos técnicos, comerciais e jurídicos – sem falar na fotografia e no design.

Você precisa de conhecimentos de muitas áreas diferentes para abrir uma loja online profissional. Você mesmo faz o trabalho ou pode obter ajuda de especialistas. Uma aparência profissional é particularmente importante se você deseja se dirigir a um grupo-alvo maior com sua loja online.

As perguntas que você deve responder com antecedência também incluem se você deseja vender principalmente para clientes comerciais (B2B) ou para particulares (B2C). Você também deve decidir se precisa de armazenamento adicional. Quem cuida da logística e o que acontece com as mercadorias devolvidas?

Se possível, reserve um tempo para traçar um  plano de negócios antes de iniciar a implementação prática. Esse plano é essencial se você deseja solicitar subsídios ou fazer um empréstimo para iniciar sua loja online. Por último, mas não menos importante, o orçamento existente é um fator decisivo para o escopo posterior, funcionalidade e exclusividade de sua oferta.

Mesmo que esteja planejando um orçamento, você deve criar um plano de negócios para seu próprio planejamento. Uma análise cuidadosa da concorrência, uma avaliação realista do mercado e oportunidades de desenvolvimento, bem como um plano de custos detalhado ajudam você a abordar a aventura do comércio online com as idéias certas.

2. O lado técnico da sua loja online

O plano está pronto, você tem certeza de que a ideia da sua loja online é promissora: agora é hora de colocá-la em prática. Uma decisão importante diz respeito ao lado técnico da sua nova loja online: Você quer usar um software de loja como Magento ou Shopify? Se você deseja que as coisas aconteçam rapidamente, um sistema modular também pode ser a escolha certa.

Para que as compras online sejam uma experiência agradável para os seus futuros clientes, a loja deve cumprir determinados requisitos – e a loja online também deve cumprir as condições estruturais adequadas para você:

  • Conclusão da compra com apenas alguns cliques;
  • Tempo de carregamento rápido;
  • Categorização da sua oferta;
  • Opções de pagamento;
  • Número de produtos;
  • Design responsivo;
  • Interfaces;
  • Suporte.

3. Boa visibilidade no ambiente certo graças à otimização de SEO

Uma estrutura clara, textos informativos e, em princípio, conteúdo que corresponda à intenção de pesquisa do visitante da loja: é assim que você pode colocar seus clientes em potencial na mira. Faça uma análise simples da concorrência – primeiro pense na sua loja planejada e nos seus produtos: agora tente encontrar seus futuros concorrentes usando um mecanismo de pesquisa.

Anote os termos com os quais você foi bem-sucedido. Se houver concorrentes bem-sucedidos que você não conseguirá encontrar com este teste, examine detalhadamente a loja online deles. Como a loja está estruturada, quais termos são usados ​​nos textos e nas descrições dos produtos? Deixe que isso o inspire sem copiar.

Identifique concorrentes fortes e conhecidos com boas vendas por meio de pesquisas e suas próprias observações. Você pode então se posicionar em um ambiente comparável e otimizar sua loja para termos pesquisas semelhantes (palavras-chave).

Deixe as descobertas dessas observações competitivas fluírem para a estrutura estruturada de sua própria loja online: SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização de mecanismos de pesquisa, ajuda mecanismos de pesquisa como o Google a classificar seu site corretamente.

Clareza e consistência são as principais prioridades aqui. Se você deseja vender camisas, isso também deve estar claramente refletido na descrição do produto. Da mesma forma, as diferentes camisas devem ser agrupadas em uma categoria separada, talvez classificadas por cor, preço ou estilo.

Isso torna mais fácil para você ser encontrado e compreendido com sua loja online – e não apenas pelo chamado rastreador de mecanismo de pesquisa que indexa as páginas de sua loja. Também é mais fácil para seus clientes se orientarem em categorias compreensíveis.

Você mata dois coelhos com uma cajadada só, por assim dizer, se se ater aos fundamentos do SEO: o que os usuários da Internet e os compradores online gostam, o Google geralmente “gosta” também.

Como um outro componente no campo do marketing online, SEA (Search Engine Advertising), ou seja, a publicidade em mecanismos de pesquisa, pode ser muito útil para iniciar sua loja online. Mais tarde, pode ajudar a gerar vendas estáveis.

4. Garanta uma apresentação ideal com imagens significativas e um design claro

Uma estrutura clara da sua loja online é uma coisa – é tão importante que tenha uma aparência “organizada”. Não sobrecarregue a apresentação de seus produtos com muitos elementos que podem distrair os clientes de sua intenção de compra: Os exemplos incluem o uso de muitas fontes diferentes, fundos com muitos padrões ou gráficos animados.

Em particular, você deve manter e implementar sua identidade visual (“identidade corporativa”) na loja online. Por outro lado, você pode discutir por um longo tempo sobre o gosto e, claro, sua loja online pode e pode ter a aparência que você pessoalmente gosta.

O que dificilmente pode ser discutido, no entanto: os clientes gostam de comprar de acordo com o visual, principalmente online. Afinal, é difícil imaginar que alguém encomendasse uma calça com base apenas na descrição.

A este respeito, você não deve abrir mão das fotos do produto. Fotos significativas e profissionais são indispensáveis ​​para uma loja online: Mesmo com produtos cuja aparência é secundária, uma boa foto do produto e informações precisas sobre as dimensões do produto garantem melhores vendas e menores taxas de devolução.

Se você deseja usar imagens de terceiros, certifique-se de que possui os direitos necessários para uso comercial. Em geral, você estará do lado seguro se tirar as fotos do produto você mesmo:

5. Crie confiança em suas ofertas online

Grande parte da Internet é anônima, mas sua loja online não deveria ser. Seus clientes em potencial querem saber quem você é e quem está oferecendo produtos para venda aqui. Dizemos a você o que sublinha o grave efeito de uma loja online.

Uma página de loja rápida e funcional com um design profissional, imagens significativas e descrições detalhadas dos produtos é uma boa base para isso. No entanto, as aparências não são tudo. Você também deve considerar estes pontos importantes:

  • Termos e condições e impressão;
  • Certificado de segurança válido;
  • Proteção de dados e cookies;
  • Opções de pagamento;
  • Marketing de conteúdo;
  • Condições de envio;
  • Avaliações,

.

Um pixel do Facebook ajuda você a reunir todos os dados de que você precisa para tomar decisões de marketing totalmente informadas – clique aqui para os cursos gratuitos. Sua loja está “viva” e está gerando suas primeiras vendas: desenvolva-a continuamente.

2 Comentários

  1. Pingback: Home Office: Veja aqui as 6 Melhores lojas online de móveis

  2. Pingback: Como vender roupas online pelo Instagram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *