3 dicas de como montar a sua própria clinica odontológica
Apesar de parecer fácil, abrir uma clinica odontológica é uma tarefa que conta com diversas adversidades e questões difíceis, assim como em qualquer empreendimento.
Isso porque, para além de oferecer serviços odontológicos de qualidade, é necessário saber administrar a clínica como qualquer outra companhia.
Dessa forma, ao realizar o planejamento para abrir seu negócio, é necessário levar em consideração pontos como estratégias de marketing, gerenciamento de funcionário e administração financeira, por exemplo.
Portanto, muitas vezes, um dentista com experiência em atendimento de serviços ortodônticos, como o atendimento de pacientes de um plano dentário empresarial, por exemplo, pode acabar sofrendo ou cometendo alguns erros na hora de abrir sua própria clínica.
Desse modo, confira a seguir algumas dicas sobre como montar a sua própria clínica odontológica de forma bem-sucedida.
menu
Como iniciar o processo de abertura da clínica odontológica?
Quando pensar em abrir uma clínica odontológica, a primeira coisa a avaliar não tem nada a ver com os tipos de atendimento que serão prestados, ou outras questões como, se ela vai atender um convênio odontológico para mei, ou não.
De início, é necessário pensar em sua clínica como um empreendimento e portanto a primeira coisa a fazer é planejar o futuro dessa empresa.
Dessa forma, você deve estudar finanças, e pensar em questões como financiamentos e quantidade disponível para investir.
Desse modo, antes de decretar qualquer coisa, é preciso analisar a fundo as possibilidades do seu projeto com todos os fatores relevantes, como a escolha do local que é um fator que interfere em vários aspectos do orçamento, assim como o alcance dos seus clientes.
Quais documentos são necessários para a abertura?
Uma vez que foi possível compreender a importância de planejar e avaliar questões financeiras que implicam na hora de abrir um negócio. Um outro ponto fundamental é saber os documentos necessários para abrir um empreendimento nessa área.
Portanto, confira a seguir os documentos necessários para abrir uma clínica odontológica que atende odonto empresarial e consultas particulares:
- Documentação na Junta Comercial;
- Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Outros documentos específicos da cidade.
Sabendo todos os documentos necessários, é preciso verificar quais opções existem no momento de abrir uma clínica.
Opções na hora de abrir sua própria clínica
Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, existem muitas possibilidades na hora de pensar em abrir uma clínica odontológica do que apenas decidir quais os tipos de procedimentos vão ser atendidos ou até mesmo se ela irá atender um plano dental empresarial.
Confira abaixo algumas opções.
Abrir uma franquia
A primeira possibilidade consiste em abrir uma franquia de uma companhia que já faz sucesso ou já tem uma imagem consolidada no mercado.
Entretanto, essas opções costumam ser mais caras e exigem alguns pré-requisitos para que você possa atuar no mesmo padrão de atendimento que outras franquias.
Abrir uma clínica ou consultório odontológico em sociedade
Basicamente falando, a possibilidade de abrir um consultório em sociedade com outro profissional pode ser uma opção viável.
Porém, deve ser avaliada com cuidado, uma vez que, esse e outros profissionais serão seus sócios.
Dessa forma, as decisões da clínica devem ser tomadas em conjunto e avaliadas por diferentes perspectivas. Isso pode ser ruim para quem não gosta de trabalhar em conjunto, mas uma boa, para conseguir mais recursos.
Começar uma clínica odontológica compartilhada
Por último, mas não menos importante, é possível abrir uma clínica odontológica que atende convênio odontológico empresarial, de forma compartilhada. Esse tipo de empreendimento é normal.
Dessa forma, sua principal característica é o fato de que diferentes empresas dividem o mesmo espaço de trabalho.
Assim, isso permite reduzir os custos, viabilizar projetos e até mesmo criar um ambiente de troca muito rico e produtivo.
Dessa maneira, através desse tipo de empreendimento nessa área, é possível pensar em uma junção, em um modelo chamado clínica odontológica compartilhada.
Nesses casos, o que acontece é que dois ou mais profissionais se unem para compartilhar um espaço de trabalho, sem que isso signifique a formação de uma sociedade formalizada.
No geral, essa pode ser uma opção para quem precisa de ajuda na hora de investir no próprio negócio, porém, não quer abrir uma sociedade propriamente dita.
Pingback: Como manter a saúde mental no trabalho remoto e híbrido?