O que é espírito empreendedor e como criá-lo

Empreender e ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, apesar de parecer fácil, manter uma empresa em funcionamento é um desafio constante, assim como atrair a atenção dos clientes.

Segundo uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, em 2021 houve um aumento de 19,8% (em comparação ao ano anterior) no número de empreendimentos formalizados no Brasil. 

De qualquer forma, para que a empresa esteja sempre a par das novidades, o empreendedor precisa ter algumas características, além de estar disposto a viajar a negócios e frequentar eventos. Entenda agora o que é o espírito empreendedor e como desenvolvê-lo.

empreendedor

menu

O que é o espírito empreendedor

O espírito empreendedor pode ser resumido em um conjunto de habilidades que permitem identificar mais facilmente oportunidades. Além disso, a pessoa que o possui não apenas identifica, mas sabe quando é o melhor momento de aproveitar a oportunidade em questão.

Quais suas principais características

Você sabe quais são as principais características de uma pessoa com espírito empreendedor? A boa notícia é que, caso você não possua alguma delas, é possível trabalhá-la e desenvolvê-la. Confira abaixo:

Tem iniciativa

A proatividade é a característica mais marcante do empreendedor. Ele enxerga algo interessante e não espera o aval de outras pessoas, simplesmente age, compartilhando sua ideia ou colocando em prática. Também fica atento ao cenário político e econômico, por isso, entende quando e  como agir.

Gosta de se planejar

Planejamento é um grande aliado da pessoa com espírito empreendedor. Ela gosta de ter tudo detalhado, com cenários positivos, neutros e negativos. Consegue acompanhar as mudanças e está pronta para colocar em prática alguma ideia. Geralmente, está sempre com planilhas e gosta de analisar o que pode acontecer.

Tem autoconfiança

Confiar em sua capacidade e em seu negócio. Quem tem espírito empreendedor vê as dificuldades como desafios a serem superados e não como um motivo para desistir. Por mais complicada que seja a situação, o empreendedor sabe que vai dar a volta por cima e resolver, mesmo que a solução envolva começar tudo de novo.

Tem perfil de liderança

Liderar é uma característica natural do empreendedor, muitas vezes percebida antes de ele abrir o próprio negócio. Ele não se vê como superior, ao contrário, gosta de dividir o conhecimento e está aberto a ouvir a opinião de seus colegas. É o que se chama de um líder nato.

Gosta de correr riscos

Riscos são parte da rotina de quem empreende, assim, quem tem espírito empreendedor está sempre pronto para se arriscar. A pessoa pode até analisar todos os cenários possíveis, mas sabe que, em algum momento, terá que fugir um pouco da rotina e testar algo novo.

Como desenvolver o espírito empreendedor

Agora que você já conheceu algumas características relacionadas ao espírito empreendedor, veja o que pode fazer para desenvolver e trabalhar o seu:

Encare suas limitações

Todas as pessoas têm suas limitações e você precisa acolhê-las e encará-las. Está tudo bem ter dificuldade de falar em público ou não ter conhecimento suficiente em determinado assunto, mas vá atrás de alternativas para resolver isso. Ou seja, não deixe que as limitações sejam um impeditivo para empreender.

Veja as situações de forma mais positiva

Aqui não significa que você precisa estar sempre sorrindo e feliz, mas tente tirar uma lição ou aprendizado de toda situação. Por exemplo, não conseguiu fechar um negócio? Tente entender o que o concorrente tinha de diferencial e porque sua abordagem não foi tão eficiente.

Esteja aberto a aprender

Aprender nunca é demais e você nunca terá 100% de conhecimento sobre um assunto. A pessoa com espírito empreendedor sabe disso e não vê como algo negativo. Assim, busca estar sempre estudando e aprendendo mais, seja com cursos, com eventos e até com o networking.

Aprenda a tomar decisões

Empreender significa tomar decisões sem pedir autorização a todo instante para outras pessoas. Você pode ouvir outras opiniões, mas precisa saber decidir no momento certo, para não deixar as oportunidades passarem. Experimente focar mais no que você deseja e valide para o seu negócio.

 

1 Comentário

  1. Pingback: Diferenças entre MEI e ME e quando migrar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *