Dicas para montar um time de sucesso

Montar um time de sucesso para o seu negócio é muito importante para que ele prospere, entretanto, essa também é uma tarefa muito difícil e complexa de ser realizada.

Isso acontece porque montar uma equipe de sucesso requer não apenas a admissão de profissionais excelentes em seu setor de atuação, mas também o gerenciamento diário, de maneira cuidadosa dos seus funcionários.

Existem muitos pontos que devem ser analisados e realizados para que um time tenha sucesso. Desde a divisão de tarefas até o clima organizacional da empresa impactam no desenvolvimento do time.

Para entender quais são os pontos a serem analisados ao montar uma equipe e a gerenciar, continue lendo esse artigo e crie o seu próprio time na empresa.

menu

Por que é importante montar uma boa equipe?

Em todas as áreas do mercado, desde a realização de uma manutenção de aquecedores a gás lorenzetti até a confecção de um bolo, são necessárias pessoas trabalhando juntas para que essas tarefas aconteçam.

O sucesso de um negócio não é atingido sozinho, onde uma equipe é necessária para que tudo se mantenha funcionando e da melhor forma possível.

O mercado de trabalho está mudando e evoluindo constantemente, onde o modelo individualista foi substituído por um modelo que visa o trabalho em grupo e o coletivo como principais métodos de crescimento empresarial.

Através do trabalho em grupo, é possível gerar mais resultados para a organização e impactar positivamente em seu crescimento.

Dessa forma, é possível adquirir uma maior agilidade dos processos, uma vez que é realizado por várias pessoas unidas para alcançar um único objetivo e onde cada um traz a sua própria perspectiva e contribuição para a equipe.

Com um bom diálogo e distribuição de atividades adequada, é possível alcançar o potencial do time e obter maior facilidade e rapidez na execução das tarefas.

Além dessa vantagem, a adição de uma equipe bem formada pode proporcionar a maior troca de ideias entre os profissionais, desenvolvendo estratégias mais ricas e que complementam as opiniões do coletivo.

Por exemplo, uma empresa de topografia e georreferenciamento pode formar um grupo de profissionais que visam o bem-estar do negócio e o seu desenvolvimento. Juntos, eles podem contribuir na formulação de estratégias que visam o crescimento da marca e o aumento dos lucros.

Entretanto, como é possível criar uma equipe de sucesso para assim melhorar o desempenho do seu negócio e trazer novas ideias para ele?

Como montar uma equipe de sucesso?

Para criar uma equipe de sucesso é necessário admitir os profissionais certos para o cargo e acompanhar o seu desenvolvimento pessoal e em grupo, a fim de obter o máximo desempenho.

Para garantir a admissão de pessoas que se enquadrem ao perfil que você deseja, é necessário verificar algumas características, como:

  • Possuir compatibilidade com a cultura da empresa;
  • Valoriza o conhecimento técnico superior;
  • Respeitar as etapas do processo seletivo;
  • Utilizar instrumentos assertivos;
  • Integrar o colaborador.

Esses são os principais elementos a serem observados ao tomar a decisão de escolha para a sua equipe de trabalho.

Possuir compatibilidade com a cultura da empresa

Embora as habilidades técnicas e a experiência no mercado de trabalho sejam muito importantes ao efetuar uma contratação, a compatibilidade com a cultura da empresa também possui grande diferencial na escolha de um candidato à vaga.

Por exemplo, ao realizar a instalação de para raios, o profissional pode se deparar com uma cultura que visa a segurança e a disciplina em primeiro lugar ao invés da produtividade.

Ao realizar uma contratação, é muito importante observar o perfil do candidato e analisar se ele se enquadra às características da empresa e do cargo.

Lembrando ainda que a composição de um time que possui diversidade e diferentes perspectivas pode somar a equipe e proporcionar novos resultados.

Valoriza o conhecimento técnico superior

Os funcionários devem ser aptos a realizar as suas funções, obtendo os conhecimentos necessários para isso.Além disso, muitos líderes têm receio em contratar profissionais que possuam uma qualificação maior do que eles mesmos.

Entretanto, cada profissional possui uma função diferente dentro de uma instituição, onde cada um deve desenvolver as suas próprias tarefas da melhor forma possível.

Por exemplo, em uma empresa de auditoria digital, o líder da equipe não precisa ser um bom auditor, entretanto precisa obter uma ótima capacidade de gestão.

Ademais, excelentes auditores proporcionam o melhor desempenho da equipe e, consequentemente, o desempenho do líder.

É importante observar que todos os funcionários dentro da organização devem buscar o crescimento constante e em grupo.

Respeitar as etapas do processo seletivo

O processo seletivo possui a função de analisar as diferentes características, habilidades e fraquezas de cada profissional, para que assim seja possível a escolha do indivíduo que melhor se encaixe na posição.

Ao dividir o processo em etapas, é possível deixar a seleção mais organizada, onde ainda é possível realizar mais de uma no mesmo dia e obter maior agilidade no processo.

Entretanto, é importante que exista uma fase apenas para o gestor se comunicar com o candidato e gerar uma opinião em relação ao candidato e se ele se adequa a vaga.

Por exemplo, se a vaga é referente ao conserto de balança digital, o gestor da área pode analisar os profissionais e garantir a melhor tomada de decisão na etapa.

O feedback aos profissionais que não conseguiram o cargo também deve ser sempre enviado, uma vez que mostra um sinal de respeito aqueles que se interessaram no processo.

Utilizar instrumentos assertivos

Existem muitas pessoas que disputam uma única vaga. Por esse motivo, o profissional dos recursos humanos que efetuar o processo seletivo deve utilizar os instrumentos de apoio necessários para ajudar na orientação da seleção.

A utilização de softwares específicos para a organização de informações é recomendada nesse caso, a fim de manter uma boa orientação durante o processo.

Integrar o colaborador

Após a contratação do profissional, antes do seu encaminhamento para os afazeres que o cargo exige, é preciso realizar uma integração com o colaborador.

A entrega de um crachá de identificação de funcionário é necessária, além de apresentar o local de trabalho e os colaboradores que farão parte da sua rotina dentro da empresa.

Todos já tiveram um primeiro dia em um novo emprego e sabem como é difícil, não é mesmo? Entre tantas novidades, a apresentação da empresa é importante para que o profissional se sinta integrado à área e, consequentemente, entregue os resultados esperados.

Como desenvolver a equipe?

Após a admissão dos profissionais corretos para a função dentro da empresa, a tarefa principal do gestor passa a ser observar, analisar e obter o melhor desempenho dos funcionários. Para que isso aconteça, é necessário realizar alguns pontos, como:

  • Escutar o time;
  • Conhecer os pontos fortes e fracos;
  • Saber lidar com o erro;
  • Dar feedbacks;
  • Incentivar a cooperação;
  • Realizar uma boa divisão de tarefas.

Através dessas ações, é possível obter o melhor funcionamento da equipe e, consequentemente, da empresa.

Escutar o time

Com um time bem estruturado e qualificado, escutar a equipe é fundamental. Cada colaborador possui experiências e conhecimentos distintos que podem ser somados ao objetivo final da empresa.

Por esse motivo, é muito importante incentivar e obter uma boa escuta direcionada aos funcionários. Dessa forma, eles fornecem novas ideias e sentem que fazem a diferença dentro da organização.

Uma empresa que fornece a produção de colete de segurança EPI, por exemplo, pode abrir espaço para ideias que proporcionem a melhora na durabilidade do equipamento.

Conhecer os pontos fortes e fracos

Cada indivíduo possui sua qualidade e defeitos, habilidades e dificuldades e, através da análise da característica de cada colaborador, é possível explorar o potencial de cada um da melhor forma possível.

Com isso, o profissional adquire uma evolução não apenas profissional, como também pessoal.

Saber lidar com o erro

Nenhuma pessoa é perfeita e, por isso, os funcionários também cometem erros. É importante saber lidar com os obstáculos e aprender com os erros, a fim de melhorar os pontos fracos e obter novas soluções através de uma equipe unida.

Dar feedbacks

O feedback deve ser um hábito, onde não é necessário um grande erro ou sucesso da equipe para que ele seja gerado, mas sim ser um acontecimento periódico, onde se é discutido os pontos a serem melhorados e aqueles que tiveram um ótimo resultado.

Dessa forma, o seu time estará ciente do que você espera deles e como está o andamento dos seus afazeres.

Incentivar a cooperação

É fundamental incentivar um ambiente de cooperação para que os colaboradores não fiquem individualistas e competitivos. A colaboração da equipe pode proporcionar uma evolução conjunta e igual.

Realizar uma boa divisão de tarefas

As atividades devem ser devidamente delegadas, onde cada profissional não pode ficar sobrecarregado ou à deriva, a fim de que ninguém se sinta injustiçado.

Uma pessoa deve ficar responsável por realizar pesquisas comoconsultoria cozinha industrial”, a fim de encontrar os serviços desejados, enquanto outro deve cuidar dos relatórios, por exemplo.

A boa distribuição de tarefas promove um melhor desempenho de cada profissional. É muito importante utilizar todas as estratégias de gestão para um melhor desenvolvimento da equipe e, consequentemente, da empresa.

Montar um time de sucesso requer muita análise, observação e busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo dentro da empresa, seja ela de qualquer nicho, desde gráfica porto alegre, ramo de alimentos, etc, a fim de obter o crescimento da organização.

 

 

1 Comentário

  1. Pingback: 12 ideias de negócios para mulheres em 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *