O que é preciso para abrir um consultório de Psicologia?

Para abrir um consultório de Psicologia, é necessário cumprir uma série de requisitos, como estar registrado no Conselho Regional de Psicologia, determinar qual natureza jurídica, o regime tributário e providenciar diversos documentos.

Portanto, se você acabou de se formar e está pensando em abrir seu consultório, e não tem ideia por onde começar, preparamos aqui um pequeno passo a passo.

Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa fazer para finalmente abrir seu consultório de Psicologia e começar a atender seus pacientes!

menu

O que é preciso para abrir um consultório de Psicologia?

Antes de mostrar o passo a passo sobre o que é preciso para abrir um consultório de Psicologia, saiba que você pode prestar atendimento online, e a dica é se cadastrar em uma plataforma direcionada para psicólogos.

Dessa forma, você pode começar a atender e depois que obter um pouco mais de experiência, poderá abrir seu consultório físico.

Vale apenas lembrar que para poder abrir um consultório de Psicologia, o especialista precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Psicologia – CRP.

Vamos então para o passo a passo:

1.Elaborar um plano de negócios

O plano de negócios tem o objetivo de, além de entender o mercado, definir quais serviços você vai oferecer.

Assim como qualquer empresa, é necessário detalhar tudo o que você vai precisar, ou seja, quais os investimentos necessários.

Por exemplo, o custo com o aluguel da sala, os móveis, pagamento de funcionários, etc.

2.Escolher o local

Outro ponto é escolher onde será seu consultório. Se for alugar, é claro que o valor do aluguel deve ser considerado, mas outros fatores precisam ser levados em consideração:

  • Acessibilidade, como estacionamento, metrô ou pontos de ônibus perto;
  • Se o seu público-alvo mora na região ou arredores;
  • Existem outros consultórios de Psicologia.

Aqui também você precisa pensar em oferecer o máximo de conforto ao paciente, e a vantagem do consultório de Psicologia é que não precisa de um espaço muito grande. Precisa apenas de poltrona aconchegante, um insulfilm comercial, um café e água disponíveis.

No entanto, se o seu foco é o atendimento infantil, tenha em mente que a estrutura deve ser pensada com mais cuidado, já que o atendimento de crianças exige um ambiente um pouco mais amplo.

3.Providenciar documentos

Para abrir um consultório de Psicologia, são exigidos diversos documentos, tais como:

  • Inscrição municipal;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Documentação na Junta Comercial ou cartório de pessoas jurídicas;
  • Entre outros.

Realmente essa parte burocrática é cheia de detalhes. Por isso, para garantir que você atenda todas as exigências, a dica é contratar um contador para tratar de tudo.

Só depois de toda a documentação é que finalmente você poderá abrir seu consultório e já começar a deixar a agenda de terapia em dia.

4.Definir o CNAE

Ao abrir seu consultório, é preciso aplicar o CNAE para Psicologia, que corresponde às atividades que você vai realizar.

No caso específico de Psicologia, o CNAE é o 8650-0/03, que engloba as atividades de psicologia e psicanálise.

Mas se você tiver alguma dúvida sobre tudo o que compreende o CNAE, no site do IBGE, você encontra a lista completa.

5.Divulgar o seu consultório

Escolhido o local e com todas as documentações em ordem, agora chegou o momento de divulgar seu consultório.

Você pode criar um site ou apostar em estratégias de marketing nas redes sociais, de preferência as mais acessadas pelos seus potenciais clientes.

Dependendo do seu orçamento, você pode utilizar também a mídia impressa e distribuir cartões de visita e flyers em locais próximos ao seu consultório.

Conclusão

Agora que você já viu tudo o que é preciso para abrir um consultório de Psicologia, realmente são várias coisas que você precisa providenciar.

No entanto, para garantir que tudo esteja em conformidade com a lei e que você possa oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, vale a pena contar com um profissional para lhe dar todo o suporte.

Isso porque, são muitos detalhes a tratar e a ajuda de um profissional capacitado pode fazer toda a diferença!

Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo para aplicar no seu consultório

1 Comentário

  1. Pingback: Qual é a principal diferença entre SEO On e Off-page?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *