Como a visão computacional pode ajudar a sua empresa?

Você já ouviu falar em visão computacional? Sabe para que ela serve e em que pode ser usada? 

Com certeza, já deve ter percebido que nosso dia a dia é cercado de diferentes tecnologias, e dentre elas, a visão computacional vem se destacando muito ultimamente, ocupando diferentes espaços, desde nossos inseparáveis smartphones, passando pelas máquinas e instrumentos médicos, até equipamentos industriais e os inacreditáveis carros autônomos.

O fato é que a visão computacional está muito presente em nosso dia a dia, por isso mesmo, é uma das áreas mais pesquisadas da Inteligência Artificial.

menu

Mas, afinal, o que é visão computacional

Um dos ramos da Inteligência Artificial, a visão computacional  estuda o processamento de imagens do mundo real, em outras palavras, possibilita às máquinas a capacidade de interpretar visualmente diferentes informações.

Na prática, a visão computacional ensina computadores e dispositivos a fazer o reconhecimento de imagens e detectar movimentos, replicando artificialmente a visão humana, e essas informações são processadas por um sistema, o qual decide como o computador ou dispositivo deve agir em seguida.

Um exemplo bem simples, de visão computacional, temos em nossos smartphones, em diferentes situações, com o uso de mecanismos como o reconhecimento facial dos usuários em uma selfie, por exemplo, ou na hora de desbloquear o aparelho, entre outros…

Principais aplicações da visão computacional

Como dito, são muitas as aplicações dessa tecnologia atualmente, além dos smartphones que utilizamos no dia a dia, mas também podemos contar com a visão computacional em:

  • Agronomia: na irrigação de plantações e inspeção de qualidade de produtos; 
  • Sistemas de segurança: contabilização de entrada e saída de pessoas de um ambiente por meio de detecção e reconhecimento de movimento, podendo ser usada tanto para a liberação de usuários na entrada de um estabelecimento, por exemplo, quanto no reconhecimento de placas de veículos para gestão de frotas e segurança. Também pode ser usada em sistema de câmeras de trânsito das cidades, fazendo a leitura das placas e reconhecendo automaticamente aqueles veículos furtados ou com pendências perante os órgãos fiscalizadores, também podendo ser muito bem utilizado por seguradoras.
  • Indústrias: na verificação não invasiva de materiais, sendo possível verificar se o conteúdo das embalagens está completo, evitando a necessidade de violar o invólucro do produto, por exemplo. Também pode ser usada na inspeção de maquinário e estruturas e na prevenção de acidentes, como colisão de máquinas. Outro uso é no reconhecimento de padrões, como em identificação de etiquetas, códigos, letras e números impressos.
  • Logística: para gerir frotas;

Essas são só algumas das muitas aplicações da visão computacional em nosso dia a dia, e a tendência, segundo especialistas, é que, nos próximos anos, veremos máquinas cada vez mais inteligentes e capazes de ‘enxergar’ o que está em seu entorno. 

Enfim, se espera que, associada a outros elementos de inteligência artificial, como as redes neurais, por exemplo, a visão computacional consiga oferecer resultados ainda mais precisos, e isso em muito pouco tempo, ajudando a tornar os processos ainda mais eficientes para beneficiar vários tipos de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *