Como escolher a profissão ideal?

Com tantas novas opções, a cada ano parece mais difícil escolher a profissão a seguir. Atualmente, o jovem precisa lidar com profissões recém-chegadas ao mercado de trabalho e, assim, o que já era difícil, agora se tornou ainda mais complicado. Afinal, como escolher a profissão ideal?

Embora, atualmente, os estudantes possam contar com financiamento estudantil, até mesmo quem deseja cursar medicina, hoje já dispõe de soluções como Alume, por exemplo, por outro lado, a escolha da profissão ideal ainda continua sendo um grande desafio.

E por entender como essa escolha pode ser um verdadeiro desafio, resolvemos dar um empurrãozinho, mostrando o que considerar nessa hora. Confira!

 

menu

. Identifique seus interesses

Você sabe exatamente o que atrai sua atenção? O que mais gosta de fazer? Quais são seus interesses. Gosta de fazer cálculos, mas detesta ciências? Gosta de  medicina, mas prefere os animais? Gosta de ter contato com pessoas ou isso lhe deixa nervoso?

. Conheça suas habilidades

Tem alguma coisa que você faça e que chame muito a atenção das pessoas? É conhecido por fazer algo muito bem? Você desenha muito bem? É excelente em lógica e cálculos mas não gosta muito de conversar com pessoas?

Suas habilidades podem lhe ajudar a definir um caminho, descobrir algumas profissões em que você teria mais facilidade de atuar. Certamente, não é porque tem muita facilidade em cálculos que precisa, obrigatoriamente, escolher passar a vida fazendo contas. Suas habilidades podem ajudar a lhe apontar um caminho, mas obviamente a escolha é sua.

. Faça um teste vocacional

Está muito perdido? Não faz a menor ideia do caminho à seguir? Então, fazer um teste vocacional pode ser de grande ajuda, ao menos, servirá para identificar seus interesses profissionais. Ele ajuda a apontar alguns caminhos, fazendo com que foque em um número menor de opções na hora de fazer sua escolha.

. Pesquise sobre as profissões que estão em alta

Pesquise muito sobre as tendências do mercado, quais profissões estão em alta, as que oferecem mais oportunidades e, inclusive, de crescimento.

. Liste opções de carreira

Pronto, identificadas suas habilidades, preferências e, de repente, o teste vocacional, se for o caso, chegou a hora de listar suas principais opções. A dica é listar, ao menos, três a cinco delas.

. Pesquise sobre as profissões selecionadas

E, claro, é preciso pesquisar como está o mercado das profissões que selecionou, ou seja, se aprofundar ainda mais na pesquisa, desde a formação que as pessoas que atuam nessa área precisam ter, até os cursos disponíveis, onde elas trabalham, que cargos elas ocupam, se tem possibilidade de crescimento dentro da profissão escolhida.

. Entenda como está o mercado de trabalho na prática

Quer ter uma boa ideia sobre a profissão de seu interesse dentro do mercado de trabalho? Uma dica é dar uma busca por sites de empregos, assim, caso pense em trabalhar com marketing, por exemplo, busque vagas em marketing e veja se tem muita oferta nessa área e os salários praticados.

Sem dúvida, você terá uma boa ideia das oportunidades que existem nessa área, e não deixe de observar os requisitos e também as atividades relacionadas no anúncio da vaga.

. Liste os prós e contras das profissões

Por fim, realizadas as pesquisas, agora é a hora de listar os prós e contras de cada profissão que estiver considerando. E, certamente, se ainda não tiver optado por alguma, com essas lista ficará mais fácil fazer sua escolha.

E é isso, no mais é sempre considerar que nada precisa ser definitivo, tudo pode mudar, e se seguir essas dicas, certamente, ficará bem mais fácil escolher a profissão ideal.

2 Comentários

  1. Pingback: 8 dicas de como se alimentar bem mesmo com a rotina do trabalho

  2. Pingback: 5 dicas de endomarketing para melhor performance nas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *