Como escolher o certificado digital ideal para o MEI?
Com a digitalização de atividades burocráticas, investir no certificado digital tornou-se indispensável, especialmente para os microempreendedores individuais. O documento pode trazer diversos benefícios aos pequenos empreendedores, e um dos principais é a possibilidade de assinar documentos à distância.
Em termos de praticidade, obter um documento eletrônico é uma alternativa bastante inteligente, além de se destacar pelo seu custo benefício e redução de custos em diferentes aspectos. No entanto, é importante escolher qual é o certificado digital ideal para você – saiba como!
menu
Simplificação da rotina fiscal do MEI
Com o seu certificado em mãos, um empreendedor pode facilmente ter acesso a programas governamentais, assinar documentos em segundos, emitir notas fiscais e identificar o empreendimento, sem a necessidade de se deslocar de um local para o outro.
O documento eletrônico é emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil, o que garante a segurança de informações sensíveis de empresas e indivíduos no âmbito virtual.
Segurança e confiabilidade nas transações fiscais
O certificado digital é protegido por criptografia, o que significa que ao realizar transações burocráticas, mesmo as mais simples, as informações não podem ser visualizadas por terceiros.
Por este motivo, o documento deve ser emitido de forma obrigatória em uma Autoridade Certificadora de confiança. Para isso, a Valid Certificadora é a melhor solução para quem busca por praticidade, não apenas ao utilizar o documento digital, mas também no momento da emissão.
Abrindo portas para novas oportunidades no mercado
Com uma variedade de formatos, o investimento em um certificado digital pode abrir portas para novas oportunidades no mercado. O documento é amplamente reconhecido em diversos setores, além de atender desde pequenas empresas a, até, grandes organizações.
Não apenas isso, mas o certificado também permite que gestores de empresas e empresários mantenham o foco no crescimento da empresa, além de poder expandir horizontes e fechar contratações ao redor do país.
O certificado digital MEI como ferramenta estratégica
O certificado mei digital agiliza uma série de atividades em um curto período. Graças ao recurso, é possível acessar serviços online governamentais e assinar documentos com validade jurídica.
Atualmente, muitas instituições e organizações exigem documentos assinados com um e-CPF ou e-CNPJ para garantir a segurança das partes envolvidas. Portanto, contar com um certificado online é indispensável atualmente.
O retorno do investimento em certificado digital MEI
Saiba, também, que o certificado MEI digital não é um gasto, mas sim um investimento. Com um documento eletrônico em mãos, você garante a redução de custos com deslocamento e envio de documentos.
Em alguns casos, é necessário assinar à mão e enviar documentos via Correios ou outros serviços de envio. No entanto, o certificado virtual elimina a necessidade de assinaturas físicas e com isso, garante a redução de tempo.
Escolhendo o certificado digital ideal para o MEI
Existem diferentes tipos de certificados digitais para MEI, como os do tipo A1, A3 e em nuvem. O certificado A1 é emitido e instalado diretamente no computador ou notebook, enquanto o A3 é armazenado em um token ou cartão e, por fim, o certificado em nuvem pode ser utilizado de qualquer dispositivo com acesso à internet.
A escolha do certificado depende das necessidades e objetivos do seu empreendimento. Nesse contexto, o tipo A1 é recomendado para pequenas empresas, visto que funciona apenas no computador em que foi armazenado. Por outro lado, para empresas que funcionam de forma totalmente remota, o certificado em nuvem pode ser uma alternativa mais inteligente.
Passo a passo para adquirir e instalar o certificado digital MEI
A emissão e instalação é realizada de acordo com o formato escolhido. Embora possuam funcionalidades semelhantes, cada um deles possui suas singularidades, seja o certificado tipo A1, A3 ou o certificado em nuvem. Para emitir e instalar o formato A1, siga as seguintes etapas:
- Acesse a plataforma da certificadora;
- Escolha o certificado A1;
- Realize o pagamento;
- Emita o certificado;
- Faça o download;
- Localize o arquivo;
- Conclua a instalação.
Com a instalação concluída, o certificado será nomeado como razão social e, após esse processo, ele pode ser utilizado normalmente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Autoridade Certificadora responsável pelo serviço.
O certificado eletrônico para MEI é um documento indispensável, pois reconhece as microempresas no âmbito virtual e abre portas para novas oportunidades no mercado, além de facilitar a realização de tarefas burocráticas. Acesse a plataforma da Valid Certificadora e emita seu certificado!