Como melhorar o atendimento do seu e-commerce e vender mais
O e-commerce no Brasil não para de crescer. Isso é o aponta uma pesquisa realizada pelo PayPal Brasil, em conjunto com a BigDataCorp, intitulada “Perfil do E-Commerce Brasileiro”.
Os dados mostram que o Brasil tem mais de 1,59 milhão de lojas virtuais, superando o ano de 2020.
Nos últimos dois anos, muitas lojas que eram físicas passaram a ser e-commerce e vários outros tipos de e-commerce surgiram, nos mais diversificados segmentos comerciais.
Nesse artigo iremos mostrar maneiras de melhorar o atendimento ao cliente do seu e-commerce e estreitar essa linha tênue entre a interação com o cliente, que precisa ser muito bem organizada, e as estratégias para fidelizá-los.
O que é um e-commerce?
Antes de aprendermos um pouco mais sobre como melhorar o atendimento ao cliente, devemos entender melhor o conceito de e-commerce.
O e-commerce é com certeza a forma mais prática e rápida de comprar produtos, mas na maioria das vezes causa insegurança aos usuários, por diversos motivos como: utilização dos dados pessoais sem consentimento, riscos de compra falsa, clonagem de dados, propaganda enganosa entre outros.
Apesar de todos sentirem medo ao comprar qualquer produto em lojas virtuais, nesse tópico vamos mostrar as principais vantagens de se ter um e-commerce, para que essa visão negativa dos clientes possa cair por terra e os mesmos tenham total segurança ao comprar em sua loja eletrônica.
Com o avançar da pandemia que afetou a economia mundialmente, muitas pessoas optaram por abrir um e-commerce independente do segmento comercial, dessa maneira temos lojas virtuais desde o ramo alimentício até a área da moda, lazer, papelaria e outros.
Muitas pessoas com dons diversificados também começaram a vender seus produtos, sendo assim, os itens artesanais ganharam campo nas vendas desses últimos anos.
Existem muitas vantagens em ter um e-commerce nos dias atuais e a seguir listaremos as principais delas:
- Redução de custos: manter uma loja física não é fácil e possui muitos gastos, o que pode ser reduzido com o e-commerce pois na maioria das vezes você poderá trabalhar do conforto do seu lar, mantendo custos somente com as plataformas de divulgação do seu trabalho.
- Maior alcance de clientes: com o e-commerce você pode alcançar clientes do país todo, basta que você esteja disponível para realizar o envio dos produtos vendidos.
- Você poderá ser seu próprio chefe e montar seu planejamento semanal de acordo com sua preferência.
Além dessas, muitas outras vantagens podem ser citadas para te inspirar a abrir seu e-commerce ainda esse ano.
Dicas infalíveis de como melhorar o atendimento do seu e-commerce
Quando falamos de e-commerce, não devemos pensar apenas nas vendas, mas também no atendimento ao cliente, pois esse fator é o que te fará ter um diferencial entre tantas outras lojas.
Os clientes são o que mantém os negócios ativos, logo, é necessário um bom atendimento para que o mesmo possa voltar a comprar na loja e dessa forma indicar seus produtos a amigos e familiares.
Algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente no ramo do e-commerce são:
- Facilite a forma de comunicação com o cliente: deixe as informações de contato bem estabelecidas em seu e-commerce e faça jus a essas informações, procurando manter o mais fidedigno possível. Se estabeleceu horários, cumpra com eles.
- Aumente as formas de comunicação: dê várias possibilidades para que os clientes entrem em contato, seja para esclarecer dúvidas ou dar sugestões. Apresente mais de uma forma de contato como número de telefone para ligação, WhatsApp, e-mail, redes sociais e outros.
Tenha uma pessoa (funcionário) apenas para atender aos clientes, dessa forma eles nunca terão que esperar por muito tempo para serem atendidos.
- Foque em um segmento comercial, pois dessa forma será mais fácil realizar o pós-venda.
- Envie mimos aos seus clientes. Acredite, as pessoas amam ser surpreendidas e as impressões de sua loja com certeza irão mudar a perspectiva do cliente.
- Crie pesquisas de satisfação para enviar aos seus clientes, pois dessa maneira você conseguirá ver o que precisa melhorar em seu e-commerce.
- Seja rápido e eficiente no atendimento do cliente, pois a maioria das pessoas gostam de ser atendidas o mais rápido possível.
- Evite excesso de mensagens automáticas.
- Procure realizar um atendimento especializado, pois isso faz com que o cliente se sinta acolhido pela loja, aumentando as chances de ele voltar a comprar com você.
- Ouça bem as críticas e sugestões dos clientes e seja flexível, pois isso ajuda no crescimento da sua loja.
- Procure resolver todos os atendimentos de forma educada e prestativa.
Conclusão
Diante de tais informações podemos ver que o e-commerce é o futuro das vendas no Brasil e no mundo, pois as pessoas notaram que o custo x benefício é muito melhor quando comparado às vendas presenciais.
Apesar de ser ótimo para os empreendedores, a experiência deve ser perfeita para os clientes também, pois afinal de contas o que irá impulsionar seus negócios são as vendas realizadas para os clientes.
Dessa forma, você deve cumprir com tudo que diz em suas propagandas e entregar aos clientes justamente aquilo que diz ser entregue em seu e-commerce.
Além disso, é vital oferecer um bom atendimento ao seu cliente para que possa fidelizá-lo em sua loja e o mesmo voltar sempre a comprar de você, assim como indicar sua loja para amigos e familiares. Logo, manter um bom atendimento com o cliente é uma das chaves do sucesso, pois o feedback do cliente é o que fará seus negócios crescerem
Pingback: 5 dicas para ter resultado com e-mail marketing