Como se tornar uma empreendedora do ramo de casamentos?

Organizar um casamento já não seria simples se não houvesse tanto nervosismo, ansiedade e dúvidas envolvidos… imagine com isso tudo, e mais o fato de ser a realização do sonho de muita gente. Mas afinal, como se tornar uma empreendedora do ramo de casamentos?

Por isso, está cada vez mais comum entregar todas as tarefas nas mãos de quem sabe e se profissionalizou no assunto: o cerimonialista.

Mas o que é preciso para se tornar um cerimonialista?

Certamente, a primeira coisa é gostar de tudo que diz respeito a casamento. Ter muita paciência (vai precisar), e se familiarizar, ao máximo, com tudo que é relacionado ao tema.

Embora um cerimonialista possa oferecer um serviço completo para todos os tipos de casamentos e outros eventos relacionados, é possível se especializar apenas em casamentos, em seus diversos formatos.

Então, deverá estar preparado pra organizar tudo do evento, desde decoração, alimentação, bebibdas, tequileiros, salão, organização da festa, convites, entre outros detalhes.

Para quem não sabe, o ramo de casamentos é muito promissor, chegando a um gasto de mais de R$ 7 milhões de reais por ano, em despesas com casamentos, nas mais diversas classes sociais.

E então, se animou? Então, confira o que precisa para montar uma empresa de organização de casamentos.

menu

Localização, Capital Inicial e Estrutura do Empreendimento

Quanto à localização, isso não é muito importante, inclusive, pode até ser na própria casa do empresário.

Basicamente, um cerimonialista precisa de um escritório com telefone, computador, mesas e cadeiras e, claro, um portfólio com fotos e material de casamentos, assim como, referências para servir de inspiração.

O capital inicial também é baixo, já que o que vai oferecer é um serviço. Sendo assim, com menos de R$ 10 mil já é possível montar toda a estrutura e ainda usar para aluguel do espaço e abertura legal da empresa.

E mais, a estimativa é que tenha já um retorno do capital inicial investido em menos de um ano.

Documentação necessária

O próximo passo para abrir sua empresa de organização de casamentos é registrá-la, para fins fiscais e folha de pagamento, questões legais e de responsabilidade.

O registro deve ser feito na junta comercial da cidade, quando deverá abrir firma e reconhecer, ter CNPJ e um contrato para prestação de serviços adaptável para cada cliente, dessa forma, irá garantir o pagamento dos clientes.

Na verdade, isso nada mais é que uma forma legal de proteger ambas as partes.

 

O que faz uma cerimonialista

Antes de tudo, é preciso ter em mente que irá trabalhar com noivas, mãe da noiva, noivo e seus familiares, todos super ansiosos com a data. Por isso, é fundamental ser uma pessoa calma e simpática.

Embora não precise ter experiência neste setor, você deve saber como funciona um casamento em todos os sentidos. O ideal é começar a trabalhar com conhecidos, familiares, para, então, pegar mais prática, ou mesmo, contratar para a equipe alguém já experiente no assunto, que já atue no ramo há algum tempo.

Quanto ao público-alvo, é preciso que seja definido antes mesmo de começar a divulgar seus serviços. Pretende atrair classes mais altas, ou médias? Já tendo em conta que quanto mais alta a classe, mais exigente será.

Vale pesquisar muito antes de se decidir pelo público que deseja atrair,  tendo em mente que atuar para as classes mais abastadas pode garantir maior retorno e, afinal, são eles os maiores consumidores deste tipo de serviço.

O fato é que um cerimonialista é muito mais do que aquele profissional que fica ligando todos os dias para pedir: faça sua lista de casamento agora!

Dentre suas muitas funções, podemos destacar a organização do evento, desde o serviço de buffet, DJ ou banda, a limpeza do local, até auxiliar o planejamento e organização, agendando reuniões prévias com os contratantes e envolvidos,  até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia do evento…

Como divulgar sua empresa

E na hora de divulgar seus serviços, nada melhor do que criar um site bem feito, e ter uma página nas principais redes sociais, como Facebook ou Instagram, com postagens mostrando seus serviços, dicas para noivas e coisas do tipo.

Outra dica é procurar fazer parcerias com prestadores de serviços, como buffets, floristas, maquiadores, lojas de artigos para noivas e decoradores.

2 Comentários

  1. Pingback: Seguro de renda para profissionais autônomos

  2. Pingback: Desafios e dicas no recrutamento de motoristas do sexo feminino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *