Cuidados na hora de fazer uma campanha de Remarketing
As campanhas de remarketing são um ótimo recurso para fazer com que os visitantes do seu site retornem a ele para comprar e se tornem clientes.
Na prática, o remarketing consiste naqueles anúncios que aparecem para as pessoas que demonstraram interesse em um produto ou serviço do seu site, mas que por algum motivo não finalizaram a compra.
Muitas empresas se apressam na hora de realizar essa estratégia do marketing digital, porém isso pode prejudicar o planejamento do que realmente leva a pessoa para o site para finalizar a sua compra.
Foi pensando nisso que separamos 5 dicas de cuidados que devemos tomar na hora de montar essa estratégia.
- Deixe claro o objetivo da campanha
A campanha de Remarketing pode ser muito eficiente e também pode ser um investimento mais barato comparado aos outros tipo de mídias digitais. Mas isso não significa que não precise ter um objetivo claro quanto a campanha.
O primeiro cuidado a ser tomado é esse: ter o objetivo da campanha definido.
A falta de objetividade e propósito em qualquer campanha, não apenas nessa, pode levar a estratégia ao fracasso em vez de trazer bons resultados.
Qualquer estratégia de marketing, seja qual for (marketing de conteúdo, marketing digital, entre outros), busca alcançar mais pessoas e, com isso, aumentar as vendas da empresa.
Mas para que isso aconteça, a estratégia precisa estar alinhada ao objetivo da empresa.
Por exemplo, a empresa tem como objetivo aumentar a venda de convenios odontologicos, com isso os seus anúncios precisam ser voltados para atrair pessoas que tenham esse interesse.
Então, antes de executar a campanha, é preciso definir o que a empresa pretende atingir com esse investimento.
Deixando isso claro e definindo uma meta, será muito mais fácil para trabalhar e saber o que pretende alcançar com a campanha.
- Criação de anúncios
Depois de deixar claro qual é o objetivo da campanha, fica mais fácil definir os detalhes, como os anúncios. Mas esse também é um ponto muito importante que precisa ter um cuidado.
Como falamos, a definição dos anúncios é um dos mais importantes na estratégia, pois o que pode determinar o sucesso ou o fracasso da campanha é a customização do caminho que será percorrido pelo usuário, ou seja, a relação entre o anúncio e a página de destino.
Esse tipo de estratégia existe para converter um grupo específico, então, é preciso de um anúncio personalizado para impactar cada grupo e o levar até o momento da compra.
Por exemplo, você tem dois grupo diferentes, um que está procurando sobre plano dental empresarial e outro sobre plano dental individual, o anúncio desses dois grupos não pode ser o mesmo, pois até a linguagem entre eles é diferente.
Quando o anúncio é personalizado para aquele grupo específico, isso também tem que incluir o momento em que ele vai até a landing page.
Isso porque todo o caminho tem que falar a mesma língua, aumentando as suas chances de converter aquele consumidor em cliente da sua marca.
- Segmentar o público
Parece óbvio, mas muitos não têm esse cuidado na hora de colocar a campanha em prática.
Separar o público conforme os seus interesses vai fazer toda a diferença no momento de fazer os anúncios de remarketing.
Falamos no tópico acima sobre o cuidado de anúncio para cada público, mas para isso também precisamos separar os grupos conforme o seu interesse.
Para isso, você pode criar categorias, considerando os produtos que ele adicionou ao carrinho, as páginas que ele visitou no seu site, o que ele pesquisou no Google que o levou até o seu site, tudo isso pode ser levado em consideração.
Continuando o exemplo no segmento da saúde, você não pode falar a mesma língua com um grupo que está pesquisando sobre plano odontologico pessoa fisica e um grupo que está pesquisando sobre procedimentos odontológicos como clareamento dental.
O interesse pode ser para o mesmo segmento, mas os assuntos são distintos.
Ou seja, anúncios que falem com os dois vão fazer diferença e influenciar a sua decisão de compra.
- Limite a frequência de exibição dos anúncios
Por mais que a campanha de remarketing seja uma ótima ferramenta para impactar as pessoas que já tiveram contato com a marca, você precisa tomar muito cuidado para ela não ser usada em excesso e, com isso, “jogar” as pessoas contra a empresa.
Os consumidores em geral se enjoam muito fácil quando veem muito algum anúncio na internet, principalmente de um produto que ele só viu uma vez por curiosidade.
Por exemplo, uma pessoa pesquisou apenas para saber o valor sobre convênio dental e agora tudo que ela clica, seja em redes sociais, e-mail, Google e etc. aparece anúncios sobre o assunto para ela.
Para evitar esse erro, existe na configuração da campanha um limite de frequência dos anúncios. Ele vai garantir que o consumidor seja impactado pelo anúncio um determinado número de vezes dentro do período que você estabeleceu.
- Controle sobre a exibição de anúncios
Outro cuidado na campanha de Remarketing é ter o controle sobre onde os anúncios estão sendo exibidos.
Além de pesquisar sobre os hábitos digitais do seu público, que inclui o momento que ele se encontra na jornada de compra e os horários de maior acesso e conversão, é muito importante conhecer o perfil dos sites que ele acessa.
Afinal, você não quer que o seu anúncio seja exibido em sites que possa haver uma associação negativa com a sua marca.
Para não ter esse problema na sua campanha, você pode configurar quais as categorias de site que você deseja que os seus anúncios sejam exibidos.
Vale ressaltar que, para evitar esses erros na sua campanha, é importante pensar com a mente do usuário antes de pensar com a mente de anunciante.
Hora de colocar a campanha em ação!
Agora que você já sabe os cuidados que precisa tomar ao fazer uma campanha de Remarketing, está na hora de colocar ela em ação.
Lembre dessas dicas ao montar a sua estratégia e esteja atento a cada etapa e, claro, sempre confira os resultados que a campanha está trazendo, pois assim você terá uma visão real se o investimento está dando retorno ou não.
Não fique apenas neste conteúdo, pesquise mais sobre o assunto!