Dicas para negociar na hora de comprar um carro
Diversos estudos já mostraram que a pandemia aumentou o interesse das pessoas pela compra de um carro. Se você faz parte desse grupo que pretende garantir mais praticidade e segurança para a sua rotina, continue lendo este artigo. Vamos mostrar algumas dicas para negociar na hora de comprar um carro. Acompanhe!
menu
Como negociar um carro?
A partir de agora, mostraremos diversas orientações para que você aprenda como negociar na hora de comprar um carro.
Reúna informações sobre o veículo
O primeiro passo é reunir as principais informações e detalhes sobre o modelo que mais agrada o seu perfil. Se você pretende comprar um HB20, por exemplo, é fundamental saber todas as características sobre o automóvel.
No momento da pesquisa, procure anotar não só os pontos positivos, mas também os pontos negativos. Vale recorrer a fóruns de motoristas na internet e investigar qual é o valor médio que o veículo é comercializado no mercado.
Visite concessionárias
Agora, você deve fazer uma pesquisa de campo, isto é: visitar concessionárias e conversar com os vendedores sobre o veículo que pretende adquirir.
Em um primeiro momento, esse processo pode ser um pouco cansativo. Mas, aos poucos, perceberá o quanto ele é valioso, uma vez que terá informações suficientes para tomar uma decisão mais assertiva.
A regra é clara: quanto mais visitas forem concluídas, mais argumentos você terá para fazer uma ótima negociação e poderá lidar com situações de imprevistos com mais segurança.
Não compre por impulso
“Certa vez, eu estava com interesse em comprar um carro. Como estava com muita pressa, informei ao vendedor que aquela aquisição era urgente. Fiquei inseguro durante a negociação e não fiz um bom negócio”, revela o jornalista Matheus de Azevedo, 32 anos.
Para evitar problemas desse tipo, recomendamos não demonstrar o sentimento de urgência durante a negociação. Ela deve ser feita com calma e bastante paciência. Assim, a probabilidade de se arrepender com o resultado final é menor.
Use estratégias de vendedor
Uma boa negociação é aquela que os dois lados saem bastante satisfeitos. O comprador consegue adquirir o carro dos seus sonhos, e o vendedor consegue bater a meta de vendas.
Durante o processo de compra, vale incluir uma estratégia que vai além do preço. Funciona assim: se o vendedor não pretende diminuir o valor do carro, mas ele é importante naquele momento, pergunte se é possível incluir alguns benefícios, como um serviço de alinhador 3D, por exemplo.
Você pode, por exemplo, fazer o pagamento do veículo no valor que é oferecido pela concessionária e ganhar de “brinde” pastilhas trocadas e pneus novos. Não fique com vergonha desse tipo de atitude. Faz parte do jogo e, mais uma vez, é positiva para os dois lados.
Tenha cuidado com garantias
Para as pessoas que desejam adquirir um veículo seminovo, em alguns momentos, há certas garantias e revisões pendentes. Para não problemas, análise no manual do proprietário se os reparos estão dentro do prazo estabelecido.
Se você pretende adquirir um veículo que não tem mais esse benefício, recomenda-se pedir uma garantia por escrito com um período de, pelo menos, três meses. Isso vale para os principais sistemas e peças. Dentre os mais comuns, encontram-se: motor, suspensão, freios, bateria e parte elétrica.
Vale investigar ainda os cuidados em relação à transferência do documento do veículo. É fundamental lembrar desses pontos, uma vez que o pagamento é feito pelo próprio interessado.
Opte por compras pela internet
Por fim, e não menos importante, opte por compras pela internet. Esse tipo de ação traz diversos benefícios, como: acesso a mais alternativas, economia de tempo, conforto, entre outros.
Para quem pretende comprar carros em lajeado, por exemplo, o site do Sul Carro oferece diversas informações interessantes que podem auxiliá-lo no momento da aquisição, como: marca, modelo e versão.
Após descobrir as principais dicas para negociar na hora de comprar um carro, siga-nos nas redes sociais e conheça outras notícias sobre o mundo automotivo.
.