Empreendedorismo: Saiba tudo sobre a profissão de aquarista
A vida dos animais marinhos sempre fascinou milhares de pessoas. Não por menos, no mundo todo, existem aquários públicos em que é possível se encantar com uma diversidade de espécies da vida aquática, além de aprender mais sobre as características e a importância dessas formas de vida para o ecossistema.
Em muitos casos, essa paixão pelos animais dentro do aquário é tão grande que muitos decidem seguir uma carreira relacionada a essa área. Uma delas é a de aquarista. Você sabe do que ela se trata? Se não, sem problemas: explicamos as principais características dessa carreira no texto abaixo.
O que é?
O aquarista é um profissional responsável por cuidar de peixes e outros animais aquáticos em aquários públicos ou zoológicos. São eles que irão preparar a comida e alimentar as criaturas nos horários próprios para refeição, além de realizar os ajustes dietéticos quando forem necessários.
Rotina
A função deles vai além do controle da alimentação. O aquarista também é responsável por zelar pelo tanque, recinto ou aquário dos animais, para que ele esteja devidamente limpo e sem a presença de algas. Ele também checa se a temperatura e a qualidade da água são apropriadas para garantir o bem-estar dos seres.
Outra atribuição da sua rotina é assegurar que os animais estejam em um ambiente seguro e estimulante, para que eles possam ter uma vida mais proveitosa. Portanto, no caso de certas espécies, ele precisa propor brincadeiras e desafios para que elas sejam estimuladas mentalmente.
Ele também precisa verificar, constantemente, se os seres aquáticos apresentam sinais de doença ou lesões, para dar início ao tratamento adequado. Em alguns casos, será necessário que ele viaje para coletar amostras de rios, lagos e oceanos, que devem ser extraídas de forma segura e transportadas de volta para as instalações.
Entre outras atividades do seu cotidiano, o aquarista também deve garantir que todo o sistema de suporte à vida aquática esteja funcionando. Isso inclui a verificação de peças como bombas, filtros e aquecedores, que irão garantir o bom estado da água.
Por ser o responsável por uma série de atividades diferentes, ele passará a maior parte do seu dia em ambiente de aquário. Seja manejando estoque, analisando amostras em escritório, monitorando equipamentos de suporte à vida ou preparando a alimentação dos animais.
Vale destacar que os horários de trabalho do aquarista podem ser incomuns, dependendo da rotina de alimentação dos seres aquáticos ou dos horários de exibição para os visitantes. Esse também é um trabalho que, em muitos casos, irá exigir fisicamente do profissional, com ele precisando transportar animais de um tanque para outro.
Profissionalização
Para se tornar um profissional dessa área, o interessado em se tornar um aquarista deve ao menos ter um diploma de bacharel em áreas como aquicultura, biologia marinha ou zoologia. Normalmente, são cursos com duração de quatro anos. Também é necessário que ele tenha um certificado em mergulho, obtido separadamente dos cursos de graduação.
Os estudos nessas áreas abordarão tópicos que farão parte do dia a dia, como monitorar a qualidade da água e entender como as espécies prosperam nesses ambientes. O aluno também aprende como realizar os cuidados básicos nos animais, podendo auxiliá-los em caso de lesões, ferimentos ou doenças
Para ficar mais preparado, uma dica indispensável é realizar estágios ao longo do percurso curricular. Essa é uma excelente forma de adquirir experiência e compreender na prática como é a rotina dos profissionais.
Demanda
No Brasil, a profissão de aquarista ainda é considerada nova e pouco conhecida. Muitos profissionais prestam serviços particulares na construção ou manutenção de aquários ou ainda se tornam donos de lojas de aquários. Há também aqueles que trabalham em aquários particulares, além de instituições estaduais ou sem fins lucrativos.
Há a expectativa que a demanda por empregos nessa área cresça em 15% nos próximos 10 anos. Em parte, isso se deve ao crescente interesse no meio ambiente e na conservação dos oceanos, que exigirá profissionais capacitados para atender os novos empreendimentos. Outra área em constante crescimento que também diz respeito ao meio ambiente é a profissão de paisagista. E é importante buscar um bom profissional paisagista em São Roque para cuidar dessa parte.