Empreender ou ser funcionário?
Empreender ou ser funcionário? Eis a questão. Nos dias atuais, e, principalmente em 2023, essa pergunta é muito feita, principalmente pelo público jovem e devido a isso decidimos escrever esse artigo para esclarecer a diferença entre um e o outro e quais são suas vantagens e desvantagens.
Muitas pessoas estão em dúvida se é melhor ser Empreendedor ou Funcionário. É importante ter clareza que cada profissão tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha deve ser feita com cuidado levando-se em conta diversos fatores.
Para Empreendedores, ter um negócio próprio gera uma sensação de liberdade e realização que normalmente não é encontrada na rotina comum de trabalho. Por outro lado, há também a possibilidade de fracasso, pois é preciso tomar riscos e lidar com problemas inesperados. Empreender exige dedicação, trabalho duro e bastante planejamento para evitar as consequências desfavoráveis que podem ser causadas por erros cometidos.
Ser um funcionário CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) oferece segurança financeira e um salário fixo mensalmente. Além disso, em alguns casos, o empregado também tem direito a benefícios como férias remuneradas, 13º salário e auxílios de transporte. Em troca, muitas vezes é necessário abrir mão da liberdade que possui quando Empreendedor e seguir regras estabelecidas pela empresa contratante.
Com base nesses fatores, a escolha entre Empreender ou Ser Funcionário depende do perfil de cada um. Aqueles que gostam de desafios podem encontrar na vida Empreendedora motivação para alcançar seus objetivos. Por outro lado, quem prefere ter estabilidade e segurança pode optar por ser empregado CLT. O importante é avaliar os prós e contras de cada opção para tomar a decisão mais adequada.
O que fica claro para nós seres humanos, é que empreender nos dias de hoje (2023) é extremamente mais fácil do que há 10, 20, 50 anos atrás. E isso é devido ao fato da internet ter democratizado e igualado os jogos entre os que possuem um grande capital e os que não possuem. Um exemplo claro disso é que hoje em dia você vê centenas de influenciadores e youtubers ganhando muito dinheiro e batendo “de frente” com as emissoras de televisão, tais como: Globo, Record, Band e etc.
Basicamente, bater de frente com essas emissoras antigamente era impossível, mas nos tempos atuais é totalmente comum. E o exemplo de youtubers e influenciadores são apenas dois casos. Você pode ver facilmente centenas de jovens empreendendo na internet, jovens ensinando a ganhar dinheiro na internet, outros ensinando a emagrecer, outros ensinando sobre finanças, outros ensinando verdades e mentiras sobre Score bancário, como por exemplo truque para aumentar score grátis e outros ensinando a como fazer para aumentar o Score.
Existem milhares de centenas de ideias para se empreender. Busque aquilo que você gosta de fazer e especialize-se ainda mais. Você sabe consertar eletrodomésticos, como Freezer, micro-ondas e televisão, por exemplo? De repente vale a pena pensar em abrir uma empresa que conserta eletrodomésticos! Se você quer buscar novos conhecimentos, vale a pena estudar pessoas que empreendem na internet, um exemplo disso é: O Primo Rico, Joel Jota, O Rei do Score, Thiago Finch e toda essa galera.
No fim das contas, Empreender ou Ser Funcionário é uma escolha que vai depender inteiramente da personalidade de cada um. Seja qual for a sua decisão, o importante é levar em consideração os fatores citados acima para tomar a decisão correta. Empreender é uma jornada difícil, que exige muitas vezes trabalho árduo e dedicação, mas também oferece grandes recompensas. Por outro lado, ser funcionário CLT é garantia de segurança financeira e proteção legal.
Essa dúvida é bem comum e recorrente, hoje em dia o que você mais encontra na internet são pessoas te incentivando a empreender, principalmente na internet, pois a barreira para iniciar um negócio é bem menor.
Mas, através deste artigo, espero que tenha ficado um pouco mais claro. Vamos ficar por aqui, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seu amigo funcionário ou seu amigo empresário, pois, sem dúvidas é muito interessante ouvir os dois lados da moeda.
Pingback: Manual de como ganhar dinheiro na internet