Empresas têm ganhos com modelo híbrido de trabalho
Adaptação feita para proteger equipes durante pandemia trouxe vantagens a empresas e funcionários. Veja como as empresas têm ganhos com modelo híbrido de trabalho.
Após a necessidade de adaptação às atividades remotas no período mais crítico da pandemia de Covid-19, 66% das empresas optaram por implantar um modelo híbrido de trabalho, segundo pesquisa global feita pela Great Place to Work (GPTW). A decisão tem sido motivada pelas vantagens que o formato oferece para gestores e trabalhadores.
O cenário brasileiro reflete essa realidade. Divulgado em maio deste ano, um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo revelou que os maiores empregadores do país passaram a utilizar o trabalho híbrido — seja com uma parcela da equipe, seja com a sua totalidade.
Dentre as empresas citadas pelo levantamento estão o Itaú Unibanco, que tem cerca de cem mil funcionários; o Bradesco, que mantém uma equipe de 87,5 mil pessoas; e o Banco do Brasil, com 86,3 mil funcionários.
De acordo com as organizações ouvidas pela Folha, a mudança no formato de expediente se deu pelos resultados positivos observados durante o isolamento social. Sentindo-se mais seguros e satisfeitos pela possibilidade de conciliar o trabalho e a família, os colaboradores apresentaram melhor desempenho.
menu
Vantagens do trabalho híbrido
A ausência de deslocamento é considerada uma das principais vantagens do formato remoto. Para os colaboradores, trabalhar de casa é sinônimo de menos desgaste com trânsito e custos com transporte. Já para as organizações, elimina problemas como atrasos e estresse da equipe.
A possibilidade de passar mais tempo com a família é outro fator que contribui para a maior satisfação dos funcionários. Ter uma equipe motivada favorece o desempenho para as empresas.
A distância, que poderia ser um problema, tem se mostrado uma aliada para as corporações. O uso de tecnologias de comunicação, como a plataforma Zoom, permite a realização de reuniões, capacitações, entrevistas para recrutamento e outras atividades. Dessa forma, tem sido possível romper barreiras geográficas e formar equipes com mais diversidade.
A Forrester Consulting realizou o estudo “The Total Economic Impactt™ of Zoom’s Unified Communications Platform”, que identificou os impactos econômicos do Zoom. Os resultados apontaram o aumento de até 52 minutos de produtividade por semana para cada funcionário.
Também foram observadas a maior eficácia do ciclo de vendas, a redução de até 75% no tempo estimado para a resolução de problemas de TI e a economia de custos para a empresa.
Modelo híbrido para pequenas e médias empresas
Não são apenas as grandes corporações que estão implantando o sistema híbrido de trabalho. Empresas de pequeno e médio portes também se beneficiam das vantagens do modelo, sobretudo do aumento da produtividade e da economia de custos com água, luz, energia e manutenção.
Segundo dados da consultoria Robert Half, organizações de diferentes portes e segmentos optaram por alternar atividades presenciais e remotas. Em 30% dos estabelecimentos, o funcionário comparece à sede três vezes na semana; outros 28% optaram por uma jornada semanal com dois dias de trabalho no escritório e três em casa. Já 27% deram autonomia para que as equipes fizessem essa definição.