Erros na hora de escolher nome da empresa e como evitá-los

Certamente, escolher o nome da empresa não é uma das tarefas mais fáceis, pois exige atenção a uma série de fatores e muitos cuidados devem ser tomados.

Portanto, visando te ajudar no momento de escolher o melhor nome para sua empresa, trouxemos alguns dos principais erros que você deve evitar.

Independente do porte da empresa, a escolha do nome é um dos maiores desafios.

Ao escolher o nome da empresa corretamente, de forma em que seja memorável e atraente, será bem mais fácil obter reconhecimento e fazer negociações.

Em contrapartida, quando a escolha é mal feita ou o nome escolhido não é apropriado para o seu negócio, pode ser um motivo para os clientes se afastarem, ou simplesmente tornar a sua empresa mais fácil de esquecer.

Portanto, no momento de escolher o nome de sua empresa, é muito importante se atentar a alguns detalhes, para os erros serem evitados e você conseguir obter mais sucesso na escolha do nome de sua empresa.

menu

Quais os principais erros ao escolher o nome da empresa e como evitá-los?

Claro, é muito importante conhecer quais são os principais erros que você pode cometer no momento de escolher o nome da empresa.

Mas, também é de suma importância que você saiba o que fazer para evitá-los, confira tudo a seguir!

Falta de planejamento

A escolha do nome ideal para sua empresa requer a disponibilidade de todo o tempo necessário, por exemplo, se você vende produtos como telhas galvalumes, o ideal é ter um nome baseado nisto.

Grande parte da reputação de sua empresa, está atribuída ao nome escolhido, mediante a escolha, o impacto pode ser favorável ou negativo a sua reputação.

No entanto, para os empreendedores que possuem dificuldades ao fazer esta escolha, o recomendado é buscar ajuda especializada.

Pois, com um profissional auxiliando e cuidando dos processos, você poderá contar com a criatividade e direcionamento de quem entende.

Escolha apressada

O desenvolvimento de um empreendimento é, sem dúvida, um assunto complexo que requer a atenção dos empreendedores em todos os aspectos.

O problema é que, quando a identidade de uma empresa é deixada para a última hora, a tendência é não contar com tempo suficiente para tomar uma com mais certeza e assertividade.

Acelerar o processo e ser obrigado a escolher um nome por não possuir mais tempo suficiente pode ter consequências negativas a longo prazo.

Inserir o próprio nome na empresa

Essa é uma prática muito comum, e ao associar o seu nome à empresa, o nome permanecerá para sempre.

No entanto, se futuramente, o empreendedor chegar a abrir outra empresa, corre o risco de associação ao negócio anterior.

Nesse contexto, muitas vezes as pessoas tendem a colocar seu sobrenome, como forma de ligar a sua empresa a sua figura pessoal e muitas vezes para adicionar elegância, quando empreendedor possui sobrenome diferenciado, como um sobrenome italiano chique.

Escolher um nome generalizado

Mesmo que a sua intenção seja não escolher um nome que possa limitar o crescimento ou a direção futura de sua empresa, é importante não escolher um nome tão genérico ou muito geral, que não possa oferecer uma mínima ideia da atuação de sua empresa.

Por exemplo, se existe uma empresa com o nome Serviços Rápidos de Casa, mesmo que a pessoa não conheça a empresa, ela pode imaginar que oferece serviços domiciliares, como de encanador, controle de pragas, etc.

Nome de escrita difícil

Pergunte para qualquer pessoa se ela conhece as empresas J. Walter Thompson e Hewlett-Packard. Certamente, os resultados serão negativos, e provavelmente, você também não conhece, e se eu te falar que elas são mais conhecidas como JWT e HP? Melhorou né?

Portanto, para quem está abrindo sua empresa agora, em especial neste momento que as pesquisas realizadas na internet representam uma forma muito importante de descobrir novas empresas, é uma boa aposta escolher um nome de escrita mais simples.

Nome de pronúncia difícil

Digamos que você escolheu o nome “Três Tigres” para sua empresa, concorda que a pronúncia do nome é bem difícil e que muitas pessoas não conseguiriam falar este nome?

Com isso em mente, antes de definir a escolha de qualquer nome, é importante que você o repita várias vezes em voz alta e conta com a avaliação de outras pessoas.

Evite ao máximo os nomes que possuem cacofonia, trava-língua ou sucessão de sons semelhantes, como no exemplo citado.

Usar expressões de outro idioma

Aqui, vale destacar que não estamos falando que não se pode usar palavras em inglês ou de qualquer outro idioma, mas sim, do fato de escolher as palavras pela beleza e não se atentar ao sentido, o uso do público terá facilidade em entender e pronunciar.

Portanto, caso a palavra escolhida já esteja em nosso vocabulário, como cada vez mais expressões em inglês são inseridas no mercado, não tem problema.

No entanto, se a palavra escolhida for de difícil pronúncia para você e/ou para a recepcionista da empresa, este é um grande problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *