Mulheres empreendedoras: se inspire com a história dessas mulheres fantásticas

Você que está pensando em empreender, sabia que existem milhões de mulheres empreendedoras com trajetórias inspiradoras e que merecem admiração? Celebrar o empreendedorismo feminino é garantir a valorização da luta por igualdade profissional entre os gêneros. Conheça agora a história de 6 mulheres que são referências de empreendedorismo feminino!

menu

6 mulheres empreendedoras para inspirar a sua jornada

Primeiro, é preciso lembrar que cada uma das milhões de empreendedoras brasileiras deve ter sua história enaltecida. Em meio a tantos obstáculos, como desigualdade de renda e oportunidades, e uma sociedade ainda tão machista, ser uma empresária de qualquer porte neste país é um grande sucesso.

Dito isso, vamos conferir a história de 6 mulheres  empreendedoras fantásticas para inspirar a sua jornada profissional!

1. Luiza Helena Trajano

Toda lista de empreendedorismo feminino inclui o nome de Luiza Helena Trajano. Afinal, estamos falando da líder da gigante do varejo Magazine Luiza.

Em 1991, Luiza assumiu a empresa da família e foi responsável pela expansão multibilionária do empreendimento. Seu trabalho é reconhecido pelas habilidades criativas, sendo referência de gestão administrativa inovadora.

2. Maitê Schneider

Maitê Schneider é uma das fundadoras da plataforma TransEmpregos, direcionada à promoção da empregabilidade de pessoas transgênero. Ativista dos Direitos Humanos desde a década de 1990, Maitê combate a desigualdade de oportunidades profissionais destinadas à população trans. Por isso, é uma referência de empreendedorismo acolhedor e humanizado.

3. Chieko Aoki

Conhecida como a “dama da hotelaria”, a empresária Chieko Aoki é a fundadora de uma das maiores redes de hotéis do país, a Blue Tree. Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Aoki vivenciou as dificuldades das famílias imigrantes.

Com uma história de vida marcada por reviravoltas, com falências e problemas pessoais, Chieko utilizou de sua força de vontade e inteligência administrativa para superar as adversidades. Assim, é vista como um dos grandes exemplos de superação e persistência.

4 e 5. Zica Assis e Leila Velez

Zica Assis e Leila Velez são conhecidas por terem revolucionado o mercado de cosméticos destinados a cabelos cacheados. Afinal, por muito tempo, a beleza dos cachos foi negada pela indústria cosmética brasileira, mesmo a grande maioria das brasileiras possuindo cabelo crespo ou ondulado.

As empresárias criaram seus próprios produtos e fundaram o Instituto Beleza Natural, empreendimento referência nos cuidados da beleza da mulher brasileira.

6. Gue Oliveira

A cabeleireira catarinense Gue Oliveira tornou-se sensação nas redes sociais ao divulgar as transformações visuais de seus clientes. Seu trabalho é marcado pelo acolhimento e escuta ativa dos clientes, que compartilham suas histórias de lutas pessoais.

No entanto, quem vê o sucesso da cabeleireira não imagina os obstáculos atravessados, como dificuldades financeiras, sociedades mal-sucedidas e dolorosas perdas familiares. No entanto, sendo exemplo de persistência e amorosidade, Gue Oliveira manteve-se firme e hoje seu salão no Rio de Janeiro é um enorme sucesso.

Entenda a importância do empreendedorismo feminino

A importância do empreendedorismo feminino tem início na liberdade econômica pessoal. Em termos sociais mais abrangentes, ajuda a quebrar conceitos ultrapassados que tentam definir o que uma mulher pode ser.

Ao trilhar uma carreira no empreendedorismo, as mulheres marcam sua presença em setores tradicionalmente considerados masculinos. Assim, provam que o gênero feminino pode seguir a profissão que quiser.

Prospectar o futuro e esperar que coisas incríveis aconteçam, tem uma relação também com o universo, nesse sentido o horóscopo diário traz alguns sinais para que as empreendedoras possam saber mais sobre si mesmas.

Inspire-se nas histórias que trouxemos e tenha a certeza de que é possível ser dona do próprio empreendimento! O segredo é dar um passo de cada vez, avaliando seus pontos fortes e habilidades.

Saiba que é possível começar como microempreendedora individual (MEI), a categoria empresarial enxuta que envolve muitas vantagens. Abrir MEI vai garantir seus benefícios previdenciários, como aposentadoria e salário-maternidade, entre outros.

Confie no seu próprio potencial e seja uma empreendedora de sucesso!

1 Comentário

  1. Pingback: Sistema para indústrias: saiba como pode ajudar o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *