Mulheres no poder: empreendedorismo feminino e empoderamento nos negócios

A cada dia que passa, mais fica perceptível que o ambiente de trabalho e social está mudando, principalmente quando se fala sobre empreendedorismo feminino, onde cada vez mais mulheres estão tendo a oportunidade de participar mais ativamente no mercado de trabalho, embora ainda existam muitos desafios a serem batidos.

Através do empreendedorismo feminino, o termo empoderamento vem estando cada vez mais em destaque, o que é extremamente importante para a sociedade como um todo.

Pois cada vez mais as pessoas vêm percebendo que esse estigma já está ultrapassado, o que é muito comentado em um curso de gestão comercial ead, por exemplo.

Dessa maneira, antes de entender como funciona o empoderamento e o empreendedorismo feminino, é relevante ressaltar que esse ambiente de trabalho ainda não é o que se espera de uma sociedade avançada, pois ainda tem muitos paradigmas passados que devem ser quebrados a todo custo, assunto falado em faculdade de vendas.

menu

O que é empoderamento feminino

Muita gente ainda não entende muito bem do que se trata esse termo, bem como sua importância para a sociedade moderna, que vem sempre se atualizando e adaptando e deixando cada vez mais para trás os resquícios de uma sociedade patriarcal e com problemas de inserção da mulher em ambientes de trabalho.

Esse tipo de assunto vem sendo muito comentado em faculdades de gestão de startups e empreendedorismo digital, pois estão percebendo que é um assunto pertinente a ser de conhecimento de todos, ainda mais daqueles que querem começar um negócio no mercado competitivo.

Pois bem, falando agora mais especificamente sobre o termo, o empoderamento, de acordo com princípios definidos pela ONU, é algo que deseja criar um ambiente em que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que são oferecidas ao homem, já que muito se vê que as mulheres não conseguem alavancar profissional da mesma forma.

Além disso, o empoderamento deseja mostrar que as mulheres são tão capazes quanto qualquer outra, dando oportunidades para que elas possam estar em lugares de destaque em uma empresa, ou até mesmo na política.

Isso é de suma importância pois já que muitos ainda têm um preconceito de ver as mulheres em lugares de destaque, não aceitando a liderança.

Além disso, é muito comum ver em empresas, principalmente as mais tradicionais e conservadoras, que a liderança masculina ainda não consegue admitir que mulheres ocupem o cargo mais alto.

Isso evidencia claramente um ato misógino que não deveria existir mais, já que além de ser antiético, ainda é preconceituoso e prejudicial para empresa.

Na sociedade moderna, cada vez mais esse debate vem entrando a tona, então é claramente visível que empresas que não adotam medidas importantes para criar oportunidades para mulheres vão ser vistas com olhares não muito agradáveis, o que é muito estudado em gestão comercial e marketing ead.

Dessa maneira, colocando em par com o empreendedorismo feminino, essa agenda é muito importante para a sociedade como um todo, pois permite que as mulheres tenham novas oportunidades e passem a ocupar cada vez mais cargos, pois não são fatores biológicos que devem ser considerados, mas sim a capacidade de cada um.

É válido também dizer que, ao pensar de forma inovadora, empresas que não se adaptam e não integram esses valores a suas normas, podem passar por diversos problemas com a clientela, como:

 

  • Perda de visibilidade;
  • Diminuição de aderência de novos clientes;
  • Passa a ser má vista;
  • Perde clientes mais fiéis.

Por isso, se você está em uma empresa que ainda não se adaptou ao mundo atual, é fundamental que você conheça alguns princípios do curso de empreendedorismo ead.

Desafios que ainda são encontrados no empreendedorismo feminino

Agora que ficou mais claro de se entender do que se trata o empoderamento feminino, bem como sua importância para a sociedade moderna, é fundamental conhecer alguns desafios que ainda são encontrados para o surgimento de novas oportunidades para mulheres.

Preconceito

O problema que ainda é mais presente em lugares conservadores, é justamente o preconceito com a mulher, por acharem que elas não têm a capacidade de ocupar cargos de alto nível.

Com isso, muitas mulheres com talentos incríveis perdem diversas oportunidades diariamente apenas por um preconceito bobo e ultrapassado.

Autoconfiança

Vale lembrar que esse problema não é somente causado pelas mulheres internamente, mas por uma questão mais geral, onde elas sempre irão se sentir mais pressionadas, justamente por causa desse preconceito, muitas ficam com medo de outras pessoas acharem que elas não são capazes.

 

2 Comentários

  1. Pingback: 6 dicas para investidores iniciantes

  2. Pingback: Marketing para iniciantes como começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *