O que é gerenciamento de estoque e por que é importante?

O que é gerenciamento de estoque e por que é importante?

As empresas que usam efetivamente o gerenciamento de estoque estão destinadas ao sucesso. Com a ajuda do software de gerenciamento de estoque, as empresas podem automatizar o processo de pedido, gestão de estoque e armazenagem e otimização de suas mercadorias em um único local. Continue lendo e saiba a importância do gerenciamento de estoque, bem como as diferentes técnicas de gerenciamento de estoque, benefícios e exemplos que os gerentes precisam conhecer. Continue lendo para aprender a chave para o gerenciamento de estoque que lhe dará uma vantagem competitiva.

menu

O que é gestão de estoque?

A técnica adequada de gerenciamento de estoque para um determinado setor pode variar dependendo do tamanho da empresa e do número de produtos necessários. Por exemplo, um depósito de petróleo pode armazenar um estoque enorme por um longo tempo. Ou para empresas que lidam com produtos perecíveis, como itens de moda rápida, manter o controle de seu estoque pode ser muito caro.

Uma maneira de contabilizar o estoque é agrupá-lo em quatro categorias: primeiro a entrar, primeiro a sair, último a entrar, primeiro a sair, média ponderada e primeiro a entrar, primeiro a sair. Matérias-primas são os componentes usados ​​por uma empresa para fazer seus produtos acabados.

Ter baixas frequências de estoque pode ser uma bandeira vermelha de que uma empresa está lutando para vender seus produtos acabados ou está propensa à obsolescência do estoque.

Por que a gestão de estoque é importante?

Um dos ativos mais valiosos de uma empresa é o estoque. Em vários setores, como varejo, serviços de alimentação e manufatura, a falta de estoque pode ter efeitos prejudiciais. Além de ser um passivo, o estoque também pode ser considerado um risco . Pode ser propenso a roubo, danos e deterioração. Ter um grande estoque também pode levar a uma redução nas vendas.

Benefícios da gestão de estoque

O principal benefício do gerenciamento de estoque é a eficiência dos recursos. O objetivo do controle de estoque é evitar o acúmulo de estoques mortos que não estão sendo utilizados. Isso pode ajudar a evitar que a empresa desperdice seus recursos e espaço.

O gerenciamento de estoque também é conhecido por ajudar: 

 

  • Encomende e entregue o tempo corretamente 
  • Evitar roubo ou perda de produto
  • Gerencie itens sazonais ao longo do ano
  • Lidar com a demanda repentina ou mudanças de mercado 
  • Garanta a máxima eficiência de recursos
  • Melhore as estratégias de vendas usando dados da vida real

Sem informações de pedidos precisas, pode ser muito difícil tomar decisões que afetem seus negócios. Existem dois métodos principais de manter o controle de estoque: periódico e perpétuo. A principal diferença entre eles é a frequência com que os dados são atualizados.

Independentemente de qual técnica de gerenciamento de inventário você usa, um sistema de gerenciamento pode ajudá-lo a seguir o processo passo a passo para garantir que seu produtos e pedidos seja sempre preciso, independentemente do tipo que você está gerenciando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *