Oportunidades de negócios surgem com o crescimento do segmento pet

Quem ainda não entrou para o segmento pet, precisa considerar esse mercado. Afinal, ele está crescendo cada vez mais, tornando-se a opção perfeita para aplicar investimentos

O brasileiro adora ter animais de estimação. E, no decorrer da última década, esse mercado cresceu ainda mais, chegando a uma porcentagem altíssima. Com todo esse aumento, novos produtos e serviços relacionados surgiram, trazendo bastante competitividade para o setor. 

Desde petshops focados na venda de ração premium até veterinários e outros serviços direcionados à higiene do animal, há algo interessante para todos. Quem está pensando em investir neste mercado ou já está atuando nele, vale a pena ficar atento às tendências e às diversas possibilidades que estão chegando. No decorrer do artigo, será possível ver mais detalhes.

menu

O mercado pet em expansão

Vamos começar com um panorama geral sobre a situação do mercado pet. De acordo com informações levantadas pela ABINPET, órgão responsável pelo setor, o território nacional é um dos maiores mercados de pets do mundo. É estimado que nosso país tenha mais de 167 milhões de animais de estimação, incluindo 67 milhões de cachorros e 33 milhões de gatos.

Além disso, uma pesquisa realizada em 2022 revelou que 56% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cão ou gato. Esses números mostram como somos um público-alvo enorme e fiel aos bichinhos, que, quando chegam em casa, começam a fazer parte da família.

É importante entender que essa tendência de crescimento não é recente. Nos últimos dez anos, o segmento no Brasil cresceu mais de 140%, e a abertura de novos negócios relacionados a esse setor é nítida. Em 2014, por exemplo, surgiram 4.372 novos empreendimentos no setor, enquanto em 2023 esse número subiu mais de 6 mil, chegando a atingir 10.587. 

Oportunidades de negócios no setor pet

Diante desse cenário, fica claro que o mercado pet oferece um mundo de oportunidades de negócios. De produtos básicos, como brinquedos, até serviços especializados, como salões de higiene e embelezamento, o que não falta são nichos a serem explorados dentro desse setor.

A demanda por serviços e produtos diferenciados tem impulsionado o surgimento de novos negócios voltados a nichos específicos. Pet shops especializados em rações naturais, premium e orgânicas, por exemplo, estão ganhando espaço, assim como serviços de pet sitter (pessoas que levam cães para passear) e hotéis para pets. 

A relação cada vez mais próxima entre tutor e bichinho tem contribuído para esse crescimento. Outro nicho que vem ganhando força é o de produtos e serviços voltados para o bem-estar e a saúde dos pets. 

Sabendo da importância de cuidar da saúde dos animais, a demanda por produtos como suplementos, medicamentos e alimentos que não causam obesidade tem crescido significativamente. Além disso, clínicas veterinárias e serviços de atendimento domiciliar para pets também são áreas com grande potencial de crescimento.

Link building para se destacar no on-line

Como visto até aqui, o mercado pet está recebendo altas impressionantes, impulsionadas por diversos fatores, vistos no decorrer do artigo. Porém, com um aumento considerável de pessoas entrando neste mercado, principalmente no ambiente digital, significa para os donos de pet shops e relacionados que eles tiveram um aumento considerável de concorrência. 

Por isso, muitas das empresas do setor vêm investindo pesado em marketing digital para conseguir se destacar diante dos demais.  Uma das estratégias mais utilizadas nesse ambiente é o link building, que consiste em criar links de qualidade que apontam para o site, dando a ele visibilidade e relevância, aspectos importantes e que podem agregar valor em como o Google vê cada um dos sites.

Investir no mercado digital está se mostrando promissor, principalmente com a possibilidade de entregas para todo o Brasil e os e-commerces ganhando força a cada dia. Então, quem está considerando as oportunidades de negócios que estão surgindo com o crescimento do segmento, já é interessante também passar a pensar em como crescer on-line, pois o futuro será no mundo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *