Sucesso dos e-commerces de moda feminina
Entenda o fenômeno de crescimento dos e-commerces de moda feminina e saiba quais são as expectativas do mercado.
Desde 2020, estamos observando uma transformação importante no mercado. A necessidade de isolamento provocou mudanças na forma como as pessoas trabalham e também como consomem. Neste contexto, as plataformas de e-commerce vem crescendo exponencialmente.
Entre os setores que se destacam neste cenário estão os e-commerces de moda feminina e produtos de maquiagem. Ambos estão no rol dos setores que mais cresceram nos últimos dois anos.
menu
Pandemia e impacto nas lojas físicas
O varejo sofreu um grande impacto com a pandemia de Covid-19. Os primeiros meses apontavam para a incerteza e expectativa com relação aos decretos e orientações dos governos estaduais. Neste período e nos meses seguintes, algumas lojas físicas fecharam suas portas.
Enquanto isso, outras lojas físicas conseguiram manter suas operações. De modo que, boa parte dessas lojas se manteve operando por meio das vendas online.
Quem já tinha alguma estrutura teve mais facilidade durante a migração, por outro lado, aqueles que não tinham uma estrutura mínima, tiveram um pouco mais de dificuldade. A questão é que a pandemia afetou diferentes mercados e o varejo foi um deles.
Crescimento dos e-commerces de moda
Diante desse cenário, os e-commerces ganharam muito espaço. Nem mesmo a reabertura das lojas físicas foi suficiente para impactar negativamente no crescimento destas lojas online.
Entre 2020 e 2021, o comércio eletrônico de moda feminina alcançou o patamar de 1,51 bilhões de acessos. O crescimento representa um aumento de 52% se comparado com o ano anterior. Esses números são da consultoria Conversion e estão disponíveis no Relatório e-commerce no Brasil.
Muitos consumidores que não usavam plataformas de compra online se viram diante da necessidade de experimentar e encontraram ali uma opção interessante, prática, segura e eficiente.
Lojas físicas que passaram a oferecer essa experiência viram muitos dos seus clientes migrando totalmente para o digital. Hoje, há muitos clientes que entram em contato com a loja, fazem suas compras virtualmente e recebem as peças no conforto de sua casa, sem experimentar as roupas, desde vestidos, bermudas masculinas e femininas, lingeries, roupas de festa, mesmo existindo a possibilidade de visitar a loja física
Embora a experiência física seja totalmente diferente da experiência online, a situação da pandemia gerou uma necessidade de conhecer e experimentar as formas de consumo digital.
O fato da experiência ser positiva trouxe uma nova visão para os consumidores e também para os próprios lojistas. Manter um e-commerce funcionando é uma excelente opção, até para quem tem loja física, já que o custo-benefício e os resultados são interessantes.
Expectativas para os próximos anos
Como destacamos, a experiência virtual e física são diferentes. Muitas mulheres gostam de provar as roupas, especialmente se não conhecem a marca e características de confecção da peça. Outras, preferem a facilidade de escolher e comprar online, provando as peças em casa.
A expectativa é que os modelos de negócio híbrido cresçam nos próximos anos. Lojas físicas oferecendo aos seus clientes experiências e possibilidades de compra virtual devem ser o próximo passo.
Sem dúvida, para lojas que operam e-commerces de moda e maquiagem, somar a experiência física e digital pode ser o diferencial na hora de atrair novos clientes.
Estratégias para e-commerces de moda feminina
Para os lojistas que estão no físico e querem ampliar o seu e-commerce online, vale a pena ficar atento a algumas dicas:
- Produza conteúdo: a produção de conteúdo de moda é uma das principais estratégias para as redes sociais. Aproveite para fazer posts e trazer dicas do mundo fashion acompanhados de looks vendidos no seu e-commerce.
- Faça parceria com influenciadoras digitais: outra estratégia que gera muito resultado para os e-commerces de moda feminina são parcerias com influenciadoras. Elas são contratadas para mostrar as peças e dar dicas de moda nas redes sociais, direcionando as seguidoras para que conheçam a sua loja.
- Planeje um excelente “unboxing experience”: a experiência de abrir a caixa é o pulo do gato. Ao enviar as peças para o consumidor que comprou online, invista em uma caixa resistente, embale as peças com papel manteiga personalizado e perfumado e envie um brinde. É um detalhe que faz toda a diferença.
A tendência de crescimento dos e-commerces de moda é uma oportunidade para que as lojas físicas expandam seus negócios. Até as pequenas lojas que estão localizadas em cidades distantes podem aproveitar a oportunidade para começar a vender para todo o Brasil.
Pingback: A importância de ter um blog de qualidade