Técnicas para aprimorar a experiência de compra no seu e-commerce
Do design ao SEO, é possível fazer com que o usuário se interesse pela marca e avance na jornada de aquisição aperfeiçoando a experiência de compra
Os negócios digitais passaram por uma verdadeira revolução nos últimos anos, principalmente com a evolução das redes sociais. Enquanto clientes buscam aproveitar cada vez mais promoções exclusivas, sites de compras se dedicam a entender o que faz a diferença para chamar a atenção desse consumidor em meio à alta concorrência.
De acordo com projeção feita pela Abcomm Forecast, os comércios eletrônicos no Brasil devem faturar acima da margem de R$200 bi em 2024, com a crescente se mantendo nos próximos anos. É uma vertente atrativa para empreendedores, mas só estar presente no ambiente digital não basta.
Confira os principais aspectos que interferem na relação de compra entre usuários e lojas virtuais. Dessa forma, é possível mapear ações de melhoria que conectem a sua marca com o consumidor, levando em consideração a experiência, que deve ser cada vez mais segmentada.
menu
A importância da experiência de compra do usuário
Ainda com base em dados de 2024 da Abcomm, quase 60% dos consumidores de e-commerce no Brasil se identificam como mulheres. Em relação ao perfil etário, mais da metade dos consumidores possui entre 25 e 44 anos, com alta concentração no Sudeste do país. Esses dados são relevantes para entendermos como planejar essas experiências.
Uma marca que vende camisetas esportivas para homens, normalmente vai ter seu público-alvo direcionado para esse perfil. Mas será que o usuário final é o mesmo que realiza a compra? Uma campanha digital com comunicação direcionada para a esposa ou até mesmo o filho desse homem poderia trazer mais resultados?
Quando falamos em comércio digital, oferecer um bom produto ou serviço não é mais suficiente. As marcas precisam se aprofundar na realidade de quem consome e estabelecer pontos de contato que cativem o cliente, nem sempre focado exclusivamente na compra final.
Otimizações que impactam diretamente os resultados de um e-commerce
É válido mencionar que, por mais que o modelo de negócio seja similar (venda de produtos ou serviços na internet), um e-commerce difere do outro em muitos aspectos. Por isso, é fundamental mapear de forma constante o mercado, encontrar oportunidades, e, a partir disso, combinar técnicas que impulsionam os objetivos do negócio.
Descrição de produtos
Nesse sentido, o ”menos é mais” não se aplica. É totalmente possível oferecer uma grande quantidade de informações sobre o produto, sem poluir a página de um e-commerce. A sugestão é segmentar a página por categorias, destacando sempre os principais dados (nome, tamanho, cor, composição, marca, ano de fabricação, etc).
Quanto mais rica for a descrição, maior a possibilidade de otimizar conteúdos com técnicas de SEO, por exemplo, melhorando a visibilidade em buscas orgânicas. Fotos e vídeos também enriquecem a experiência do usuário no site, que pode converter na sua loja em oposição a uma outra que não possui esses elementos.
Segurança e métodos de pagamento
Bem diferente do que era poucos anos atrás, hoje as pessoas já estão habituadas a comprar online. Mas, em um mundo cada vez mais conectado, onde um único dispositivo, como o smartphone, carrega dados sensíveis, inclusive de cartões de crédito, ter um site seguro é obrigatório.
Além de toda a parte técnica, você pode exibir os selos de certificação de segurança em pontos estratégicos do site. Deixe explícitas as formas de pagamento oferecidas e as condições para cada uma e seja transparente em relação a taxas e adicionais quando a compra for parcelada ou exigir frete.
Atendimento 360
Assim como no mundo físico, o atendimento em um e-commerce começa já no momento em que o usuário acessa sua página. Ofereça uma mensagem de boas-vindas, destaque as ofertas e, mais do que tudo, compartilhe o status de cada etapa do pedido após realizado.
Ter canais variados também é uma forma de transmitir mais segurança para o cliente e facilita que ele entre em contato para resolver dúvidas ou problemas, de acordo com o meio que preferir. Evite respostas com mensagens automáticas e dê atenção especial a protocolos de troca, devolução e problemas de pagamento.
Cupons de desconto
Seja um mimo para usar na primeira compra, seja um bônus válido para itens promocionais em datas específicas, os cupons são meios de aumentar a fidelidade de clientes. Ainda mais se o cupom é ofertado em um produto que o usuário já visitou previamente, mas abandonou o carrinho, estimulando que ele adquira o item desejado.