Tendências do empreendedorismo em 2022
As tendências do empreendedorismo em 2022 apontam para muitas mudanças no mercado. Por causa disso, há uma enorme expectativa de crescimento da economia brasileira.
O empreendedorismo brasileiro está em alta e deve manter seu crescimento em 2022, com o início do aumento em 2020, ano em que foram abertas 3,3 milhões de empresas no país.
Como era de esperar, o setor de serviços está em liderança no crescimento econômico do Brasil, representando 53,4% dos empreendimentos ativos atualmente. A área está em destaque junto com o setor de comércio. Juntos, os segmentos representam 82,3% dos empreendimentos abertos.
Essa pode ser sua oportunidade de começar a empreender no Brasil. A recuperação da economia é uma questão de tempo. No entanto, com o alto índice de desemprego e pessoas mudando de áreas profissionais, vale a pena pensar em empreender.
Confira tendências de empreendedorismo para 2022.
- Locação de máquinas para construção civil
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o segmento de construção civil teve uma previsão de crescimento de 7,6% apenas em 2021. Ou seja, são necessários maquinários completos para atender à demanda.
Por isso, empresas especializadas que fazem locação de máquinas e equipamentos para construção civil e até montagem industrial está em primeiro lugar nas tendências de empreendedorismo de 2022.
Uma empresa de locação de máquinas realiza o aluguel de equipamentos como alisadora de concreto elétrica e muito mais. Uma empresa desse tipo possui todos os tipos de maquinário necessários para obras e projetos.
- Aplicativo de fitness e saúde
Segundo dados publicados no Fórum de Saúde Digital, os aplicativos de saúde e fitness tiveram aumento em instalações nos celulares de 116% em 2020.
Isso significa que a população está preocupada com a saúde e bem-estar durante a pandemia da COVID-19. Se você tem motivação e conhecimento para entrar no mercado de aplicativos, a tendência mais promissora é um aplicativo de fitness e saúde, seguido de perto por aplicativos de jogos que cresceram 97% em 2020.
- Negócios circulantes
A economia circular é um conceito que traz a reciclagem e eliminação de resíduos que causam mal ao meio ambiente como principal característica. As empresas que atuam em sustentabilidade, reciclagem e outros são uma tendência de empreendedorismo para 2022.
Um dos segmentos que deve crescer bastante é o de reaproveitamento de materiais.
- Transportadoras
A pandemia da COVID-19 alavancou as compras online. Dessa forma, o segmento de logística também teve crescimento, por causa da necessidade de entregas dos produtos.
O volume de fretes teve aumento de 74% em 2020, impulsionados pelo avanço da pandemia da COVID-19.
Já em 2021, o aumento em fretes foi de 67,50% e a tendência é só de mais crescimento. É uma boa oportunidade investir em transportadoras.
- Produtoras audiovisuais
O mercado audiovisual do Brasil está crescendo cada vez mais a cada ano e é uma tendência de empreendedorismo para 2022. Os números mostram que o segmento cresceu 8,8% entre 2014 e 2019.
Até o ano de 2025, esse segmento deve se manter em crescimento. Há uma estimativa de aumento de 5% ao ano no mercado, que faturará US$38 bilhões.
Com o crescimento da demanda por conteúdo audiovisual, as produtoras audiovisuais podem ser uma ótima opção para empreender no Brasil.
Conclusão
Essas são as tendências de empreendedorismo para 2022 no Brasil. Tudo foi pesquisado minuciosamente desde anos anteriores até atualmente para mostrar o potencial de crescimento e até estimativas de mais demanda.
Dessa forma, se você tem um capital para investir, algum conhecimento ou preferência por uma dessas áreas, a hora de empreender é agora, ainda em 2022.
Vale ressaltar para você investir em uma área que você gosta e tem experiência prévia, já que nenhuma das tendências de 2022 requer um investimento inicial baixo. Dessa forma, vale pesquisar bastante o mercado antes de empreender, além de investir bastante em marketing digital para se diferenciar da concorrência e captar clientes.
Você também pode tentar conseguir crédito em instituições que oferecem crédito para negócios. Essas são boas oportunidades para empreender, sair do desemprego, mudar de área de atuação ou até mesmo ser seu próprio chefe.
Por isso, não perca tempo e comece a planejar seu próximo passo para empreender em 2022.
Pingback: Como ter mais energia e disposição no dia a dia do Home Office