Vale a pena investir em blogs em 2024?
Ferramenta é usada por quase oito em cada dez pessoas que usam a internet, segundo a Blogging Wizard.
No mundo do marketing digital, em que tendências surgem e desaparecem num piscar de olhos, há uma plataforma que permanece firme: os blogs. Em meio à crescente proliferação de plataformas de mídia social, vídeos de curta duração e outros formatos de conteúdo instantâneo, eles continuam sendo um ponto de ancoragem para marcas e criadores de conteúdo.
A jornalista e analista de conteúdo, Natália de Miranda, explica os motivos que fazem a ferramenta seguir como uma estratégia para as empresas, mesmo diante das novas opções. “Ter um blog oferece uma série de benefícios para empresas e criadores de conteúdo”, garante. “Ele proporciona uma plataforma para compartilhar informações relevantes e úteis com o público-alvo, ajudando a estabelecer autoridade e credibilidade no mercado. Além disso, é uma ferramenta poderosa para melhorar a visibilidade on-line de um site, especialmente, quando otimizado para SEO.”
Ao criar conteúdo para blog regularmente, as empresas podem atrair tráfego orgânico dos mecanismos de busca e alcançar uma audiência mais ampla. Além disso, a ferramenta permite um maior engajamento com os clientes, proporcionando uma maneira de interagir, receber feedbacks e construir relacionamentos mais profundos com o público.
Mas para obter os resultados esperados, a CEO da Experta, Flávia Crizanto, alerta sobre a importância do trabalho de gestão de blogs. “A produção recorrente de conteúdos pode ajudar a conquistar uma classificação melhor nos mecanismos de busca, mas é preciso planejamento”, pontua. “Não basta apenas escrever por escrever. É necessário elaborar conteúdos de qualidade, que sejam úteis e relevantes. O Google valoriza a experiência do usuário como um fator de ranqueamento.”
Dessa forma, o blog pode funcionar, ainda, como uma fonte de geração de leads e oportunidades de vendas, ajudando a impulsionar o crescimento do negócio a longo prazo. Segundo informação da Demand Metric, empresas que produzem conteúdos para blog recebem 67% mais leads do que aquelas que não o fazem.
menu
Aumento de visibilidade e credibilidade
Os blogs não são apenas um canal para compartilhar informações. Eles também contribuem para o aumento da visibilidade de um site nos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Publicar conteúdo relevante e de qualidade regularmente não só atrai tráfego orgânico, como também melhora o ranking do site nos resultados de pesquisa, graças à otimização para SEO blog.
“Um texto otimizado aumenta a visibilidade do blog. Para isso, o conteúdo deve ser produzido seguindo um planejamento, a pesquisa de palavras-chave e as boas práticas sobre uso de imagens e vídeo, links, heading tags e otimização para dispositivos móveis”, orienta Flávia.
Além disso, os blogs permitem que as marcas estabeleçam sua autoridade em suas respectivas áreas, construindo, assim, credibilidade junto ao público-alvo.
Oportunidade de vendas e conversões
O blog também pode ser a alternativa para uma marca que deseja nutrir leads e converter visitantes em clientes. Ao criar conteúdos que abordam os problemas e necessidades do público, é possível estabelecer uma conexão mais profunda com seus potenciais clientes.
Os materiais também podem ser utilizados para promover produtos ou serviços de forma sutil, oferecendo soluções para os desafios enfrentados pelos leitores e direcionando-os para a jornada de compra, por meio de keywords SEO estratégicas.
Mais engajamento e interatividade
Os blogs oferecem um espaço para interação bidirecional entre marcas e consumidores. Com a capacidade de comentar, compartilhar e engajar o conteúdo, os leitores se sentem parte de uma comunidade, o que pode aumentar a lealdade à marca.
Na esteira do engajamento e da interatividade, os blogs têm outra potencialidade favorável: eles permitem que as marcas coletem feedbacks dos consumidores, o que ajuda a refinar as estratégias de marketing e aprimorar os produtos ou serviços.
Diversidade de conteúdos
Há quem acredite que os blogs estão perdendo relevância diante do surgimento de novas formas de conteúdo, mas a verdade é que os leitores ainda apreciam a singularidade e a profundidade que eles oferecem. De acordo a Blogging Wizard, 77% dos usuários da internet afirmam ler blogs.
A busca por informações detalhadas e opiniões especializadas sobre determinados temas contribui para o percentual. A diversidade de conteúdos permite aos leitores encontrar conteúdos alinhados aos seus interesses e suas necessidades.
Mas como fazer SEO em blogs?
A estratégia de SEO para blogs garante visibilidade nos mecanismos de busca. Em meio às informações disponíveis no ambiente digital, é preciso garantir que o seu conteúdo será encontrado pelo público-alvo.
Para isso, o trabalho de SEO combina pesquisa, criação de conteúdo e otimização técnica.
Por meio da gestão de blog e do link building, é possível fortalecer a presença on-line e melhorar a classificação nos resultados de pesquisa.
“É crucial criar conteúdo relevante e de qualidade, otimizado não apenas para palavras-chave específicas, mas também para atender às necessidades e interesses do público-alvo”, afirma Natália. “Vale lembrar que elementos técnicos como a estrutura do site, a velocidade de carregamento e a responsividade também desempenham um papel importante, já que costumam garantir uma experiência melhor para o usuário.”
Assim, para quem quer alcançar um sucesso sustentável nos mecanismos de busca, são indicadas ações como integrar palavras-chave de forma natural no conteúdo, otimizar meta tags para atrair cliques, nomear imagens descritivamente e reduzir seu tamanho para melhorar a velocidade de carregamento, além de construir links de qualidade por meio de parcerias e compartilhamento em redes sociais.