Veja como uma boa produtividade pode ajudar sua empresa

A produtividade é um dos pilares mais importantes em toda e qualquer equipe de uma empresa.

É claro que ter uma equipe que trabalha de forma eficaz não é algo que se alcança de um dia para o outro, principalmente considerando que a gestão de talentos é complexa e muitas vezes disfuncional.

Por isso, vale a pena dar atenção especial à melhoria da produtividade da sua equipe, principalmente na hora de aproximar os funcionários da cultura da empresa em que trabalham, que é algo que deve ser muito bem pensado pelos gestores.

menu

O que é produtividade?

É importante ressaltar antes de tudo que produtividade não se refere apenas ao potencial de produzir e fazer algo, também significa encontrar uma maneira de aumentar a eficiência, melhorar a qualidade de algo e inovar.

E quando se fala de produtividade em uma empresa, significa produzir mais para entregar mais ao público, com todos os aspectos que englobam a produtividade, como:

  • Eficiência;
  • Agilidade;
  • Otimização;
  • Resultados.

Por exemplo, suponha que a empresa renomada que fabrica software de controle de acesso conseguiu aumentar a produção de 500 para 700 aparelhos mensais nos últimos anos, e que a produção tem a ver com aumento de vendas.

Nesse caso, significa que ela conquistou a produtividade e está se expandindo e gerando resultados expressivos.

Por outro lado, uma fábrica de mesmo segmento pode ter o mesmo aumento de demanda, porém não representar produtividade.

Por exemplo, vamos supor que o número de softwares defeituosos dessa outra fábrica aumente, e os custos operacionais também aumentam. Logo, isso não representa a produtividade aumentada, apenas a produção.

Ao mesmo tempo, muitas empresas acreditam erroneamente que precisam atender “todas as necessidades” de seus clientes. Isso é impossível e não representa produtividade efetiva.

Uma empresa não atua em todas as áreas, e se quiser oferecer tudo, perde o foco e a qualidade de muitos produtos e serviços.

Portanto, muitos especialistas resumem a produtividade como “fazer mais com menos”. Afinal, que empresa não gostaria de tornar seus processos mais enxutos e com menor custo operacional? E ainda produzir mais com uma eficiência sem precedentes?

É isso que significa a verdadeira produtividade em uma empresa de projeto bombeiros ou em qualquer outro tipo de empresa.

Produção x produtividade: qual a diferença?

Embora esses termos possam parecer sinônimos, eles possuem conceitos distintos dentro do mundo corporativo. Então, vamos primeiro entender a ideia do primeiro.

Produção

Produção é um conceito de mensuração de resultados, ou seja, detalhamento do que uma empresa produziu em um determinado período de tempo.

Este é um dado muito importante, pois servirá de base para o Planejamento e Controle da Produção (também conhecido como PCP) e até mesmo para efetuar serviços de folha de pagamento, por exemplo.

Esse tipo de gerenciamento é utilizado principalmente para gerenciar a aplicação dos recursos de produção, levando em consideração os seguintes pontos:

  • O que será produzido;
  • Qual é a quantia;
  • Origem da produção;
  • Como será produzido;
  • Quando é produzido;
  • O que será utilizado na produção (ferramentas, equipamentos, sistemas);
  • Quem irá usar.

Portanto, a produção é um fator que deve ser considerado quando se pensa em produtividade, como veremos a seguir.

Produtividade

A produtividade, como mencionamos e definimos ao longo do artigo, refere-se à capacidade de uma empresa de aumentar a produção com custos operacionais mais baixos e em menos tempo sem sacrificar a qualidade.

Se uma empresa que presta serviços de montagem de tendas para eventos consegue aumentar a produção dos projetos em menos tempo e com baixos custos, isso significa que ela alcançou a produtividade efetiva e saudável esperada em toda e qualquer empresa.

Com isso, reduz-se a quantidade de materiais, máquinas, processos e mão de obra, aumentando o faturamento, a participação no mercado, a qualidade dos produtos e o diferencial competitivo da empresa.

Ou seja, é muito mais do que simplesmente bater ponto no horário, aplicar leitor de crachá para monitorar a frequência dos colaboradores e produzir mais.

A análise da produtividade de uma empresa permite identificar e prever tendências que podem afetar positiva ou negativamente os resultados.

Uma das previsões que podem ser feitas é a relação entre o estoque de produtos e a demanda do mercado. Isso afetará a produção, ou seja, quantos itens são produzidos e como eles são usados ​​para produção.

Principais problemas que afetam a produtividade

Dentro das empresas, principalmente as que estão começando, existem muitos problemas que podem afetar a produtividade da equipe, como:

Ruído de comunicação interna

Nesse caso, existem distrações que dificultam a execução do trabalho conforme solicitado. Ou seja, em uma empresa em que há ruído na comunicação e não conseguem manter harmonia entre marketing, atendimento e gestão, a produtividade não flui.

Isso significa que diversas áreas da organização acabam trabalhando em silos sem saber como as ações de cada um interferem no trabalho do outro, custando muito tempo e dinheiro.

Modo de gestão de trabalho estagnado

Em muitas empresas, principalmente naquelas com estruturas de gestão mais antigas e conservadoras, as relações de trabalho são tratadas de forma a comprometer o serviço prestado pelos funcionários.

Isso porque, por exemplo, uma indústria que faz descarte de resíduos químicos que entende como tudo isso prejudica os processos evita a todo custo a gestão estagnada, o que pode ser benéfico para a empresa.

Além disso, essa resistência a novas ideias cria um ambiente de trabalho desconfortável e sério para os funcionários, dificultando sua criatividade e crescimento profissional.

Por esse motivo, muitas organizações enfrentam problemas de rotatividade (rotatividade de funcionários) e negatividade dos funcionários.

Ambiente de trabalho desorganizado

A desorganização e o caos no ambiente de trabalho podem dificultar a execução de tarefas, afetando a produtividade do serviço, seja para fazer estudo de impacto de vizinhança ou para fazer orçamentos do mês, a desorganização não irá permitir um bom trabalho.

A desorganização pode estar em diferentes tipos de situações o ambiente de trabalho, como:

  • Perda de documentos importantes;
  • Esquecimento do item em algum procedimento;
  • Atraso na entrega de relatórios;
  • Problemas com recibos e comprovantes de pagamento.

Essas são apenas algumas situações que demonstram o quanto o ambiente de trabalho é desorganizado.

Como aumentar a produtividade?

A boa notícia é que existem muitas maneiras de resolver esses problemas e aumentar a produtividade da sua empresa ao máximo, que são aspectos fundamentais para toda e qualquer empresa. Confira adiante.

Invista em uma estratégia de comunicação interna

Para melhorar a integração entre as diversas partes dentro de uma franquia de açaí e sorvete, por exemplo, vale a pena investir em estratégias e técnicas de comunicação interna como:

  • Software e programas de organização;
  • Reunião;
  • Quadro de avisos;
  • E-mail.

Adquirir o hábito mantém os funcionários de uma empresa informados sobre tudo o que está acontecendo é a melhor maneira de promover a produtividade entre os colaboradores.

Isso permite que os funcionários criem confiança com gestores e superiores, o que pode ajudar a melhorar o engajamento e a produtividade.

Promover um ambiente de trabalho mais agradável

O ambiente de trabalho deve ser de fato um dos ambientes mais agradáveis, afinal, é onde grande parte das pessoas passam os dias, semanas, meses e anos.

Ter suas ideias e sugestões ouvidas é um passo importante para que os colaboradores se sintam mais à vontade no ambiente de trabalho.

Ou seja, o ambiente adequado não é somente em relação a móveis ergonomicamente constituídos, tem a ver também em como cada colaborador é assistido e tratado dentro da empresa.

Além disso, proporcionar momentos de descontração, lanches, promover o respeito às diferenças e outros comportamentos podem motivar os funcionários no trabalho, fazendo com que se sintam importantes e acolhidos.

E tudo isso sem dúvidas contribui para uma maior produtividade em todos os processo e tarefas que eles devem realizar no dia a dia na empresa.

Ministrar cursos e palestras

Promover seminários, palestras e cursos são essenciais não só para aumentar a produtividade e organização das tarefas dos funcionários, mas também para capacitá-los diante de novas situações e problemas que possam surgir no trabalho.

Assim os funcionários de uma empresa podem aprender sobre novos sistemas tecnológicos que se queira implementar justamente para aumentar a produtividade, por exemplo.

Ter palestras sobre organização e saúde mental no trabalho também é interessante, pois são elementos importantes para a produtividade.

E não somente para isso, como para a vida e dia a dia dos funcionários, afinal, acima de tudo são pessoas, seres humanos que precisam de suporte, compreensão, ajuda e bem-estar para que exerçam bem suas tarefas.

Desta forma consegue-se não só o crescimento profissional do trabalhador, mas também uma melhor participação nas atividades em que se dedica, pois o treinamento mostra a importância de uma pessoa na empresa em que trabalha.

1 Comentário

  1. Pingback: Como Vender Imagem na Internet?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *