Dicas para construir um funil de vendas em loja virtual
O sucesso de um negócio está atrelado às diferentes estratégias que podem ser aplicadas a um negócio, levando em conta também as ferramentas que estão disponíveis ao mercado. Entre elas o funil de vendas, um artifício de grande valor para o meio comercial.
Sendo importante levar em conta as expectativas dos diferentes públicos aos quais uma companhia pretende trabalhar junto. Atuando então para acompanhar tal audiência desde o primeiro sinal de interesse de compra apresentado, para assim dar continuidade a isso.
Uma ação que permita uma companhia ampliar o seu número de clientes, trabalhando para estabelecer uma relação de confiança com tais indivíduos, a ponto de transformar um cliente em potencial em um consumidor de fato, trazendo lucros para um negócio.
Assim como pode ocorrer com uma companhia voltada ao perfil industrial, tal como uma empresa que vende exaustor, primeiro deve estudar o cenário do mercado fabril, assim como as necessidades desse setor, para a partir disso estabelecer ações de sucesso.
Usando então as expectativas dessa audiência para criar uma relação aprofundada com tal público, fazendo com que um possível cliente interessado possa ser encaminhado de tal maneira que se torne parte de uma audiência fidelizada, trazendo resultados constantes.
Até porque a prosperidade de um negócio não se dá somente por resultados esporádicos, mas sim por números positivos que se apresentam de forma constante, abrindo assim espaço para que uma companhia possa tomar decisões de forma mais confiante.
Capaz de permitir com que uma empresa de cabeamento estruturado, por exemplo, consiga ampliar a sua audiência de clientes a longo prazo, trabalhando com os mais diferentes empreendimentos que possam ver necessidade nesse tipo de serviço.
Ainda mais no cenário atual, no qual cada vez mais se vê necessário para uma empresa saber como trabalhar com soluções e conexões digitais. Uma relação que antes de ser estabelecida passa pela fase de interesse sobre o que se mostra no mercado.
E para levar esse interesse adiante é importante trabalhar com certas estratégias de marketing, a começar pela aplicação do que é chamado de um funil de vendas.
menu
A função e as fases de um funil de vendas
Dentro da variedade que é possível de se encontrar no marketing existem algumas ferramentas que são universais ao mercado como um todo, diante dos benefícios que traz aplicações podem trazer ao setor comercial de uma forma geral.
Nessa relação destaca-se o funil de vendas, uma ferramenta que funciona a partir da definição de uma série de etapas pelo qual um consumidor passa antes de fechar algum tipo de compra, independentemente de qual seja esse produto ou serviço.
Ou seja, trata-se de uma aplicação que pode ser útil tanto para quem trabalha com o serviço de Gerenciamento de ti, como também para um fornecedor de equipamentos elétricos, cujos olhos estão voltados ao setor industrial.
O funil de vendas funciona a partir da elaboração de diferentes estratégias, cada uma sendo aplicada em uma das três fases do funil, o seu topo, meio e fundo. Áreas que correspondem à proximidade de um usuário ao propósito de compra desejada por uma empresa.
Sendo importante conhecer cada uma dessas fases, para assim desenvolver estratégias que levem alguém interessado em algo para a próxima fase, até garantir a conclusão de uma possível compra.
Topo do funil
Na fase do topo uma empresa trabalha com uma audiência mais ampla, ou seja, todo um coletivo de audiência no qual possa estar presente os indivíduos que de fato servirão como clientes desse negócio posteriormente, sendo necessário antes um contato inicial.
Uma etapa na qual uma companhia muitas vezes sequer divulga a si mesmo, mas sim aos produtos e serviços que oferece, em busca de conquistar o interesse de alguém, a ponto de trabalhar a proximidade com essa audiência nos passos seguintes.
Meio do funil
No meio do funil uma empresa trabalha com um público inicialmente imputado, tal como uma empresa de funcionários terceirizados, na qual a valorização dos seus serviços aos poucos vão sendo trabalhadas com o público, de forma a despertar um certo interesse.
O nome da companhia já costuma ser melhor creditado nas ações correspondentes a essa fase, mas não na mesma intensidade em que a próxima etapa, essa sim voltada a um público que já esteja pronto para consumidor qualquer que seja o produto a ser oferecido.
Fundo do funil
Como uma peneira de público, a fase de funil reúne uma parcela de audiência que já tenha sido acompanhada por todo tipo de ação e conteúdo oferecido por uma companhia, a ponto dela contar com uma audiência que esteja disposta a consumidor das suas mercadorias.
Etapa na qual as ações de uma companhia saem do time de marketing para a equipe de vendas, que já pode se conectar com um público de interesse
Mas além das especificidades de cada etapa de um funil de vendas, é importante conhecer também outras características envolvendo essa ferramenta, incluindo os diferentes tipos possíveis de funis.
Principais funis comerciais
A ideia de um funil para o mercado é a de instrumento que sirva para afunilar uma grande audiência, chegando até um grupo de indivíduos que possa concluir qualquer que seja o objetivo por trás das estratégias adotadas por um negócio.
Algo que leva a uma diversificação não só de públicos e de empresas, mas também de funis de venda, acompanhando os propósitos de maior importância para um negócio em particular. Nessa variedade destacam-se três tipos:
Funil de conversão
O perfil mais tradicional acerca de um funil de vendas, esse modelo tem o objetivo de garantir a conversão de um lead, ou seja, um possível cliente, fazendo com que ele de fato se torne um consumidor para os produtos ou serviços oferecidos por uma companhia.
Funil de nutrição
Esse funil trabalha com um objetivo de criar uma audiência que esteja mais informada sobre o tipo de mercadoria oferecida por uma companhia, principalmente quando se trata de algo de perfil segmentado, como o desempenho de uma configuração de switch gerenciavel.
Uma ação importante para quem irá trabalhar com algum tipo de equipamento que necessite de conexão digital, por exemplo.
Funil de decisão
Esse último modelo está voltado a acompanhar e estimular o processo de tomada de decisão de um público. Algo que envolve não apenas uma decisão de compra, mas também outras características envolvida nesse tipo de atividade.
Como a opção de optar por uma empresa específica entre os seus concorrentes, além de outras decisões que precisam ser tomadas para que um lead se torne em um cliente fidelizado de um negócio.
Um acompanhamento que pode levar a diversas possibilidades para uma empresa. Ainda mais no cenário digital, que hoje é um dos mais importantes para o meio comercial, que dá importância para diferentes conceitos, tais como uma configuração de servidor de email.
Sendo preciso então saber como extrair o melhor de um funil de vendas, com foco na gestão de uma loja virtual.
Criando um funil de venda digital
Assim como um funil de vendas trabalha com a definição de diferentes etapas no que envolve a posição de compra de um cliente, a criação de um funil digital também trabalha com a criação de uma estratégia baseada em etapas, sendo elas:
- Conhecer o seu público;
- Definir suas fases de compra;
- Estabelecer suas metas comerciais;
- Usar práticas de conquista de leads;
- Mensurar seus resultados.
Linha essa que pode estabelecer como uma empresa pode conquistar um público de interesse para os seus negócios na internet, levando em conta a proximidade cada vez maior do público com esse tipo de plataforma.
Um cenário que amplia as possibilidades de um negócio, assim como suas responsabilidades, sendo necessário, por exemplo, trabalhar com um sistema ERP para controle de estoque, de forma a garantir uma entrega adequada das suas vendas digitais.
Especificamente sobre a utilização de um funil digital, destaca-se a maior possibilidade de um negócio estabelecer uma relação contínua com o seu público, para isso usando das diferentes formas de contato que estão disponíveis na internet, como:
- Redes sociais;
- E-mail;
- Sites e blogs.
Canais digitais onde é possível disponibilizar conteúdos que levem um usuário da fase de interesse em cima de um produto ou serviço até a etapa de conclusão de tal venda. Algo que ocorre de forma similar com o que acontece no meio tradicional de mercado.
Isso porque o cenário digital continua a lidar com as expectativas de uma audiência, o que muda de fato é a forma de se trabalhar com o que esse público pode estar em busca, adaptando suas ferramentas, tal como o funil de vendas, para esse novo mercado.
Tudo para não só acompanhar um lead até a finalização de uma compra, mas também estimular esse caminho a ser percorrido por um cliente e assim aumentando o rendimento da sua empresa de outsourcing de TI, por exemplo..
Pingback: Mulheres no poder: empreendedorismo feminino e empoderamento nos negócios