A importância do Marketing Pessoal

Seja para se destacar, para ganhar autoridade, para ser reconhecido profissionalmente, o fato é que o marketing pessoal está se mostrando, cada vez mais, como uma importante ferramenta no mercado de trabalho.

Mas, afinal, como usar o marketing pessoal profissionalmente, na medida certa? Como deve ser feito e o que precisa ser evitado para atingir os seus objetivos? 

Essas são suas dúvidas também? Então, continue lendo esse artigo! 

menu

O que é marketing pessoal?

Primeiramente, vale saber o real significado de marketing pessoal, que nada mais é que usar um conjunto de estratégias a seu favor, com o objetivo de se valorizar profissionalmente.

Acredite, muitos profissionais excelentes acabam não aparecendo, nem ganhando o protagonismo de suas ações por não saberem fazer seu marketing pessoal, por outro lado, muitos profissionais medianos, conscientes das estratégias que podem ser usadas a seu favor, acabam se destacando e tendo muito sucesso na vida profissional.

Porém, marketing pessoal não significa ganhar visibilidade a qualquer custo, mas sim, saber usar as armas certas, para construir uma imagem relevante e de autoridade. Fazer uma Consultoria em Marketing Digital pode ser importante para esse processo.

Como surgiu o marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conceito recente, que surgiu na metade do século XX, da necessidade do profissional se enxergar também como uma espécie de mercadoria, que precisa se valorizar, reinventar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência.

Para que serve o marketing pessoal?

Então, serve para você vender uma imagem de como gostaria de ser visto.

E o marketing pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a construir uma imagem positiva, dentro da carreira em que deseja trabalhar, ou mesmo, ganhar reconhecimento dentro da empresa em que já atua.

Serve para valorizar as suas habilidades e os seus diferenciais, saber apresentar e vender essa ideia, seja conquistando um emprego, ganhando uma promoção ou aumento de salário… 

Quais são as vantagens de fazer marketing pessoal?

Para muito além de apenas deixar transparecer seu valor, o marketing pessoal é o melhor aliado que qualquer profissional pode ter, ainda mais em tempos em que o mercado está tão competitivo.

Dentre as muitas vantagens podemos destacar as seguintes:

Divulgar o seu trabalho

Mesmo fazendo um trabalho excelente, se ninguém souber  e enxergar o seu empenho e sua dedicação, dificilmente ganhará o reconhecimento que merece. 

Já sabendo fazer um marketing pessoal, seu desempenho ganhará notoriedade.

Construir autoridade

Já pensou em ser uma referência na sua área? Pois o marketing pessoal permite isso, construir essa autoridade e mostrar que é um verdadeiro especialista, cativando clientes e melhorando os seus relacionamentos.

Alavancar a carreira

Nem sempre a dedicação e o trabalho duro são suficientes para um aumento ou uma promoção, já que muitos podem nem saber e, por outro lado, um colega que nem trabalha tão bem, se souber se auto promover, poderá ganhar os méritos.

Estratégias para fazer um bom marketing pessoal

Quer começar agora mesmo a trabalhar seu marketing pessoal? Então, confira abaixo essas estratégias que preparamos para você!

Crie sua presença digital

Quem não é visto, não é lembrado… e o mundo hoje é digital. Portanto, você precisa marcar seu território na Internet.

Invista em redes sociais, sites e blogs, que são canais onde as pessoas podem ter acesso às suas informações, habilidades e diferenciais. 

Crie uma identidade

Crie uma imagem de como gostaria de ser reconhecido, potencializando seus pontos fortes.

Mostre um estilo compatível com suas inspirações, aspirações e, portanto, invista em fotos de boa qualidade, que ajudem a passar a mensagem certa.

Invista em networking online e offline

Uma das vantagens de ter presença digital, também é poder garantir a ampliação do seu networking online mas, claro, sem esquecer da rede de contatos offline.

Produza conteúdo relevante

Você entende de um assunto e acha que no trabalho não tem chance de demonstrar, então use as redes sociais, ou o seu blog para mostrar o que sabe. Ofereça um conteúdo que, de fato, mostre que é autoridade no assunto.

Se promova

Acha que não está chegando às pessoas certas? Então, tire proveito das redes sociais, como o Instagram, e promova sua página, ou seu conteúdo, construindo e consolidando sua autoridade.

Aproveite todas as oportunidades de divulgar o seu trabalho.

Vale participar de lives, entrevistas, anúncios em outros sites e citações em blogs…

O que não fazer em seu marketing pessoal?

Claro, da mesma forma que existem estratégias e técnicas importantes de serem aplicadas, existem erros que precisam ser evitados, tais como:

Esqueça improvisos

Estude sempre o terreno antes de pisá-lo, ou seja, siga um roteiro e estude bem cada situação para não ser pego de surpresa, até porque improvisos demonstram despreparo e podem afastar você dos seus objetivos.

Não enrole

Procure ir sempre direto ao ponto, dessa forma, além de não se perder no raciocínio, pode passar a impressão de que você está tentando enrolar alguém ou fazendo a pessoa perder tempo. Procure passar sempre uma imagem de firmeza e segurança.

Jamais minta

A mentira tem perna curta, além de passar fraqueza, portanto, nunca recorra a ela, foque sempre naquilo que realmente domina e nos seus pontos fortes.

Não seja inativo 

Hoje uma das características mais valorizadas em qualquer profissional é a proatividade, assim sendo, não se limite às suas funções, demonstre liderança, tome a frente de situações e apresente novas soluções, mesmo que não seja, exatamente, a sua função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.