De onde tirar ideias para conteúdos
Esse é um dos maiores desafios para quem trabalha com marketing digital: De onde tirar ideias para conteúdos. Muitas vezes vejo as pessoas dizendo que a internet está saturada, pois tem de tudo lá.
Seja qual for o assunto, se você digitar no Google certamente vai encontrar algo sobre aquele assunto. Então como ser original, interessante e atrativo para construir um público de valor?
Bom, vamos lá. Mas antes disso, é importante ressaltar que normalmente as ideias não vão vir quando você estiver assistindo televisão ou mexendo nas redes sociais alheias. Para criar o seu público e conseguir a interação que deseja é preciso que você produza o SEU conteúdo e não copie conteúdo dos concorrentes. Pode dar uma olhada para ver o que eles estão fazendo, mas não copie, seja criativo e tenha originalidade.
Aqui vão algumas dicas muito simples de onde tirar ideias para conteúdos, que talvez você nem tenha se dado conta:
1- Ouvir uma palestra. Troque a novela por uma palestra no Youtube. São muitas pessoas ótimas que você pode se inspirar e produzir conteúdo sobre os assuntos que elas estão falando.
2- Leia mais livros. Quantos livros já leu esse ano? Talvez colocar uns 30 minutos por dia de leitura no seu dia faça a diferença no seu lado criativo.
3- Ideias vem de problemas. Sim, isso mesmo. Escute as pessoas do seu nicho e veja quais os problemas delas. O segredo para gerar um conteúdo de valor é resolver o problema das pessoas. Obs: Essa é a principal dica sobre como ter sucesso para atrair pessoas no marketing digital, principalmente como afiliado. Descobrir quem é a sua persona, e então ajudar ela na solução do seu problema.
4- Pinterest. Já trabalha com o Pinterest? Sugiro que inclua essa rede social no seu projeto, primeiro porque vai levar muito tráfego para o seu site/blog, para o seu canal do Youtube ou até mesmo para o seu link de afiliado, e segundo porque são infinitas as ideias de conteúdos contidas lá. São imagens e infográficos que podem conter muiiiito conteúdo para lhe inspirar. Para aprender a trabalhar e faturar com o Pinterest, clique aqui.
5- Inspire-se na natureza. A simplicidade da natureza faz com que ela seja perfeita, não é mesmo? Da mesma forma deve ser seu projeto. Com calma, plante a semente, regue, crie conteúdos, e espere dar frutos. Não queira trabalhar com todos os nichos ao mesmo tempo. Faça uma coisa de cada vez, e quando um estiver dando certo, comece outro nicho. Trabalhe de forma simples, sem complicar.
6- Youtube. Olhe vídeos do seu nicho, e escreva o conteúdo dos vídeos para criar conteúdo para os seus. De novo: Não copie o projeto e material do concorrente, tenha o seu estilo, o seu jeito, não fique forçando a ser uma pessoa que você não gosta de ser. A sinceridade é muito importante para ganhar a confiança das pessoas.
7- Blogs estrangeiros. Verifique também blogs estrangeiros para tirar ideias de conteúdos. Anote tudo e crie artigos vídeos e materiais para as suas redes sociais.
Eu poderia listar aqui infinitas possibilidades de lugares para tirar conteúdo, mas listei as 7 principais que vão te ajudar a criar um conteúdo original. É importante entender que sempre vai ter espaço para todo mundo, e quem vai se destacar no empreendedorismo digital vão ser aquelas pessoas cuja comunicação é mais criativa, simples, direta e útil. Seja original no seu conteúdo que tenho certeza que vai ser sucesso na certa.
Pingback: O que é marketing de conteúdo? - Dona do Meu Nariz