O que é marketing de conteúdo?

Para todo o tipo de negócio existem dois extremos, assim como, em uma ponte. 

Um lado é o que precisa de algo e o outro é quem sacia essa necessidade. 

O que está entre esses dois lados e permite a travessia é um bom Marketing de Conteúdo.

Pensando assim, já deu para calcular a importância que um conjunto de palavras, pode decidir entre ir e ficar na página de um site, não é mesmo?

Então, se você é um redator iniciante ou freelancer na área de criação de artigos, precisa saber ao pé da letra o seu papel e a relevância dele no cenário online.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada para criar conteúdos que atendem diversas necessidades, dentre elas, citamos algumas:

  • Atrair visitantes para um site;
  • Engajar / Motivar o usuário com as ideias de uma empresa, produto e marca;
  • Ser autoridade no assunto do qual é proposto em um negócio;
  • Vender seu produto de forma que a marca do mesmo deixe uma lembrança positiva;
  • Reduzir custos e otimizar negociações pelo direcionamento do conteúdo.

Ou seja, uma página de um site, blog ou página do Facebook por exemplo, apenas com imagens e frases de 3 linhas não são o suficientes para um negócio crescer no universo online.

Lembre-se que a concorrência no meio digital é pesada onde no topo, ficam apenas os selecionados e preparados.

O Marketing de Conteúdo é mais que uma página de blog, com textos e imagens legais.

Separamos algumas diretrizes para aprender sobre como inserir nos seus trabalhos as estratégias que mudarão sua forma de escrever.

menu

A persona do marketing de conteúdo

Em Marketing de Conteúdo, falamos de personas. Antigamente, usava-se muito o termo público alvo, e até hoje em publicidades mais tradicionais, porém, se quiser um resultado mais concreto, é preciso conhecer mais a fundo quem você deseja atingir.

Personas, por exemplo, é Paulo com 33 anos de idade, trabalha como gerente de qualidade em uma empresa de médio porte e busca para sua família um passeio divertido para as férias de final de ano. 

Do outro lado, está a empresa Passeios e Pousadas (nome fictício) situada no interior de São Paulo, que em sua estrutura fornece chalés para família, restaurante com as principais refeições e ainda dispõe de um parque aquático para alegria de hóspedes e visitantes.

Eis os dois lados da ponte, e o Marketing de Conteúdo e o que permite o encontro delas.

A vantagem de definir a persona

Se o seu objetivo é um destes: vendas, visitação, ser autoridade em determinado assunto ou reconhecimento de marca, todos eles devem ter um tipo de escrita diferente de modo que chegue à sua persona. Uma outra maneira de aprender sobre vendas na internet e aprender também um passo a passo de como se tornar autoridade e ter resultados significativos é fazendo algum curso online.

Aqui, cabe o mesmo exemplo citado da ponte. Os dois lados tem de conversar entre si, para atingir o objetivo citado no parágrafo anterior.

Para isso, uma pesquisa profunda com uso de ferramentas ou de busca por usuários de redes sociais,com formulário, também ajuda a definir sua estratégia.

A vantagem do uso do Marketing de Conteúdo com base em personas apesar de um pouco árdua, faz com que os custos com Divulgação sejam menores pelo foco direcionamento correto do seu serviço e produto. 

Produzindo os artigos

Hora de colocar a mão na massa!

Passado pelas etapas anteriores, considerando-as como parte do seu trabalho de elaboração do conteúdo chegou o momento da escrita.

Lembre-se que a quantidade mínima para que um artigo tenha relevância é de 500 palavras, ricas em informações e zero preenchimentos.

Artigos que entreguem a proposta chamada no título, nem é preciso dizer, que este item é essencial.

Não esqueça que, ao finalizar seu artigo a revisão do mesmo é primordial.

Sendo assim, um bom Marketing de Conteúdo requer do redator muita leitura, criatividade e que com o tempo dedicado a esta atividade se aprimora. Então, escrever e estudar caminham juntos. 

2 Comentários

  1. Pingback: 5 estratégias de marketing para você colocar em prática ainda hoje

  2. Pingback: SEO: 5 Dicas para melhorar a posição do seu site no Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.