Entenda como prevenir e tratar a acne da mulher adulta

Dentre os problemas de pele, com certeza a acne é a que mais marca o período da adolescência. Afinal, são poucas as pessoas que podem dizer que não sofreram com o aparecimento das espinhas nessa fase. 

Acontece que, para alguns, esse problema não fica só na adolescência…Isso porque muita gente também sofre com o que é chamado de acne da mulher adulta. Já ouviu falar? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 56% da população convive com a acne mesmo após completar 25 anos, sendo mais comum nas mulheres.

Se esse é o seu caso, entender os tipos de acne e as possibilidades de tratamento pode ajudar a contornar essa questão. 

Ficou curioso? Então veja todas as informações que você precisa para prevenir as espinhas e melhorar a aparência da sua pele. 

menu

Acne da mulher adulta x acne na adolescência: existe diferença?

Pode parecer que toda espinha é igual, mas isso não é verdade. 

Existem diferentes tipos de acne que podem ser classificadas de acordo com o gênero (acne na pele masculina e feminina), idade (adolescência e adulto) e o grau em que elas se desenvolvem.

Desse modo, a acne da mulher adulta e a que costuma aparecer na fase da adolescência não são iguais — mesmo que você tenha sido uma pessoa que teve muitas espinhas quando era mais novo e agora está enfrentando o problema de novo.

A diferença entre elas é principalmente a sua causa: na adolescência, a acne é resultado do excesso de oleosidade.

Quando os hormônios sexuais passam a ser produzidos, eles interferem na regulação das glândulas sebáceas, que muitas vezes passam a produzir mais sebo que o necessário.

Até por isso que as espinhas e cravos são mais comuns na “zona T” (testa, nariz e queixo), a região mais oleosa do rosto.

Já quando falamos em acne da mulher adulta, além de diversos motivos que causam o problema, ela costuma aparecer mais na “zona U”, composta pela mandíbula, queixo e pescoço. Às vezes, a acne aparece até no colo.

Quais as causas da acne da mulher adulta?

As principais causas da acne em mulheres adultas são:

  • Fator genético;
  • Distúrbios hormonais como Síndrome dos Ovários Policísticos e Hiperandrogenismo;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Falta de higienização da pele;
  • Resíduo de maquiagem e cosméticos;
  • Exposição solar sem proteção; entre outros. 

Diferentemente da acne do adolescente, a acne da pessoa adulta pode ter relação com diferentes fatores, o que pode tornar o tratamento mais complexo.

Por isso, se você está percebendo a presença de muitas espinhas e cravos, procure um dermatologista para uma avaliação clínica do seu caso.  

Principais tipos de acne

Saber qual o seu tipo de acne pode ajudar a adequar os cuidados de pele e os tratamentos estéticos e clínicos, às suas necessidades. 

Existem basicamente 4 tipos de acne que são classificados de acordo com a gravidade da doença. São elas:

  • Acne grau I: nesse tipo não há lesão inflamatória (espinhas), somente comedões (cravos);
  • Acne grau II: o tipo dois apresenta espinhas (pústulas), pápulas (“bolinhas” vermelhas) e comedões;
  • Acne grau III: nesse tipo há comedões, pústulas e cistos;
  • Acne grau IV: nesse tipo há comedões, pústulas e lesões císticas como o tipo 3, mas são maiores, muitas vezes se conectam e aparentam ser uma única lesão.

Como saber se a acne é hormonal?

Somente um dermatologista pode dizer com precisão qual a causa da acne da mulher adulta ou adolescente. No entanto, existem algumas características que ajudam a identificar o seu tipo de acne.

Falando em específico da acne hormonal, como o nome indica, ela é causada por alterações hormonais.

Como vimos, a acne na fase adulta é mais comum em mulheres, mas isso não significa que os homens estão ilesos. Existe o que é chamado de acne masculina, que também possui forte relação com os hormônios, principalmente os sexuais

Para saber se a sua acne foi desencadeada por fatores hormonais, você deve se atentar à região afetada e para os aspectos físicos, além da presença de dor.

A acne hormonal costuma aparecer na zona U do rosto e pode ser de grau II, III ou IV. Ou seja, é uma acne inflamatória que pode ficar avermelhada e bastante dolorida.

Acne hormonal tem cura?

Uma dúvida frequente sobre a acne da mulher adulta é se ela pode ser curada, e a resposta para essa questão é: depende. Para saber se a acne hormonal tem cura é preciso chegar à sua causa primária.

Por exemplo: uma mulher grávida pode ter esse tipo de acne devido às alterações hormonais durante a gestação. Nesse caso, o problema tende a acabar à medida que os hormônios se regulam.

Já uma mulher com acne hormonal devido à SOP, uma doença que não tem cura, precisa encontrar tratamentos que ajudem a controlar o aparecimento das espinhas e cravos.

Por isso, o primeiro passo para melhorar a acne é passar por uma avaliação dermatológica. Assim, o profissional pode indicar o melhor tratamento para acne adulta. 

Como melhorar a acne da mulher adulta? 

Quando falamos da acne que é resultado simplesmente do excesso de oleosidade, como a acne do adolescente, o primeiro passo para amenizar o quadro é manter uma rotina de cuidados com a pele

No dia a dia, usar um bom gel de limpeza próprio para seu tipo de pele é fundamental para manter o rosto limpo. Se sua pele for oleosa e/ou acneica, garanta que o produto tenha ação de controle de oleosidade

Para os outros produtos da rotina de skincare, uma boa dica é optar por opções não comedogênicas. Inclusive o protetor solar, indispensável para manter a pele protegida. 

No caso da acne hormonal, além dos cuidados caseiros, pode ser necessário fazer um acompanhamento dermatológico e até mesmo clínico.

Para as mulheres, uma consulta com ginecologista pode complementar, já que alguns distúrbios hormonais podem demandar medicamentos controlados.

Alguns procedimentos estéticos podem ser grandes aliados no combate às espinhas, como a limpeza de pele profunda que ajuda a desobstruir os poros e a retirar os comedões. 

Outros procedimentos que ajudam a melhorar as manchas e a cicatrização, em caso de lesões, podem melhorar a autoestima de quem sofre com acne adulta. Se esse for o seu caso, não deixe de falar com um dermatologista de confiança!

Agora que você já sabe como cuidar da pele para evitar acne, temos uma dica bônus: a Mantecorp Skincare tem uma gama extensa de produtos para seu skincare, alguns próprios para peles oleosas e acneicas. Clique aqui e conheça

Referências consultadas

  1. SBCD [Internet]. SBCD. 2017. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/acne/>. Acesso em novembro/2022.
  2. Comum na adolescência, acne também afeta adultos [Internet]. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/clinipam/guia-da-saude/noticia/2019/11/25/comum-na-adolescencia-acne-tambem-afeta-adultos.ghtml>. Acesso em novembro/2022.
  3. Skroza N, Tolino E, Mambrin A, Zuber S, Balduzzi V, Marchesiello A, et al. Adult Acne Versus Adolescent Acne. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology [Internet]. 2018 Jan 1;11(1):21–5. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788264/>. Acesso em novembro/2022.
  4. Alves B / O / O-M. Acne | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/acne/>. Acesso em novembro/2022. 
  5. Comunicação V. Como se manifesta a acne na mulher adulta? [Internet]. SBDRJ. 2019. Disponível em <https://sbdrj.org.br/como-se-manifesta-a-acne-na-mulher-adulta/> . Acesso em novembro/2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *