Fundraising: tudo sobre o processo de captação de fundos e recursos

Essa metodologia para arrecadar fundos e recursos está se tornando cada vez mais utilizada por empresas do mundo todo.

 

Realizar investimentos é o sonho da maioria dos brasileiros e, em contrapartida, a procura por investimentos bons é um desafio que os CEOs de grandes empresas, que buscam por um projeto para funcionar, enfrentam. 

 

Para enfrentar esses desafios e conseguir finalmente tirar o projeto do papel, os empreendedores contam com uma metodologia com diversos processos, que se mostram cada vez mais eficientes para concluir o desafio citado anteriormente, o nome dessa metodologia é fundraising.

 

De maneira resumida, essa metodologia, que possui diversas ferramentas e processos, serve unicamente para levantar um capital empreendedor que ajudará a empresa a pôr em prática seus objetivos.

Neste artigo, será abordado tudo sobre o processo de captação de recursos e fundos que se torna muito mais fácil com o fundraising.

menu

Conhecendo o fundraising

O fundraising está se mostrando muito eficiente, por conta disso, está sendo cada vez mais implantado em empresas e startups que buscam tirar projetos do papel.

 

Uma pergunta pode ter surgido, e ela é: porque dizem que fundraising é como uma metodologia? Essa dúvida é bastante comum. Basicamente, considera-se fundraising um metodologia por conta de possuir diversos processos e ferramentas que precisam estar unidos para que a realização do objetivo final seja concluída, no caso, o levantamento de fundos.

 

As ferramentas e processos que são utilizados englobam desde conhecimentos em jurídico, finanças e comunicação até o marketing da empresa.

 

Ao juntar a contribuição de todos esses setores e as ferramentas corretas, a ideia de um sistema único e completo para arrecadar recursos para a empresa será finalmente uma realidade. Com esse sistema, a empresa conseguirá mais investidores para aplicar no crescimento súbito do negócio.

Fundraising na prática

Do modo que as informações acima foram mencionadas, pode parecer que aplicar a metodologia fundraising em uma empresa pode ser fácil, mas, na prática, é revelado o quão difícil e demorado é colocar esse sistema para funcionar.

 

Como se trata de quantias exorbitantes, o fundraising costuma ser demorado e bastante complexo aos olhos de quem o vê apenas superficialmente. Mas algo que vem sendo notado é que quanto maior o conhecimento da empresa em áreas como marketing, jurídico, financeiro e até mesmo comunicação, maiores serão os resultados obtidos pela metodologia.

 

O fundraising se inicia quando a empresa começa o projeto, porém não possui fundos para que ele dê andamento, então recorre ao Fundraising a fim de levantar os fundos e possibilitar, assim, a evolução do projeto. Abaixo está uma explicação detalhada sobre os estágios onde a metodologia é colocada em prática.

Seed

Esse estágio, que em tradução livre para o português significa “semente”, se inicia quando a empresa começa a fazer investimentos em marketing para acelerar o negócio. O seed inicia-se logo depois dos testes iniciais do projeto serem concluídos, e os recursos buscados nesse estágio variam entre quatrocentos mil reais, até cerca de milhões de reais.

Pré-seed

Este estágio antecede o seed, como o próprio nome sugere. Ele é o estágio onde ocorrem os testes iniciais do produto ou dos serviços que a empresa quer tirar do papel. Geralmente os investimentos que eles buscam nessa etapa são algo em torno de cem mil a quatrocentos mil reais.

O marketing no fundraising

Os fundamentos do marketing são mais do que essenciais para que o fundraising funcione, afinal, como sabemos, o marketing possui a função de além de encantar, estabelecer uma boa relação com o cliente, e é exatamente disso que o investidor precisa. No caso, ter a certeza de que os fundos no qual seu dinheiro está sendo aplicado trarão lucros futuramente.

 

Então, em outras palavras, a construção de um relacionamento entre investidores é primordial para que, sucessivamente, o fundraising seja concluído.

Qual a média de tempo que dura um fundraising

Não existe um determinado tempo, mas, no Brasil, colocar em prática essa metodologia leva geralmente de três meses até um ano para conclusão. 

 

Para que o processo demore menos, investir pesado em marketing para atrair os investidores pode ser uma ótima ideia.

 

Porém, empresários e CEOs devem sempre estar preparados para garantir que tudo ande nos trilhos diante do fundraising, a fim de que a empresa consiga arrecadar os fundos que deseja, para que os projetos saiam do papel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *