Gente e gestão: Saiba tudo sobre psicologia aplicada nas grandes empresas

Lidar com os problemas e conflitos em uma organização requer conhecimento específico sobre Gente e Gestão.

Cuidar desses problemas e trabalhar para que os colaboradores se desenvolvam em harmonia no ambiente de trabalho são algumas das funções da psicologia organizacional.

As empresas são formadas por recursos humanos e recursos materiais. Ambos estão relacionados às atividades e desenvolvimento da marca, bem como podem fazer parte do escopo a ser tratado pela equipe de Gente e Gestão.

Como as pessoas são quem alcançam os resultados, a compreensão entre os trabalhadores é essencial para o sucesso da sociedade e um bom suporte aos profissionais é cada vez mais essencial

Confira este texto para aprender o que é a psicologia organizacional e como ela reúne a preocupação com o ser humano às estratégias de gestão.

menu

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que ocorrem nas empresas, além de analisar impacto no ambiente de trabalho.

Tem como objetivo primordial melhorar e manter a qualidade de vida nesses locais por meio de:

  • Ambiente bem organizado;
  • Condições de trabalho favoráveis;
  • Desenvolvimento dos colaboradores;
  • Relações harmoniosas.

Nesse sentido, o Departamento de Recursos Humanos, também conhecido por RH, é o departamento que representa a Psicologia nas empresas.

Este profissional atua com saberes da Psicologia, visando criar uma melhor relação trabalhador-organização-trabalho.

Ela deve ser marcada pela administração adequada dos fatores psicossociais associados ao trabalho, para promover a saúde, prevenir doenças e contribuir para tornar o conserto de equipamentos hospitalares um meio para a percepção humana.

Estudos de medicina do trabalho provam que a angústia dos trabalhadores se traduz em sentimentos de insatisfação e ansiedade devido à falta de significado no ofício, cansaço, atitude e carga de trabalho.

Existem vários regulamentos e formas de atuação da Psicologia do Trabalho. Abaixo listamos alguns deles.

Pesquisa de clima organizacional

Cada vez mais as empresas precisam de informações para melhorar sua gestão. A pesquisa de clima é uma ferramenta especializada capaz de proporcionar uma visão mais ampla do negócio e as necessidades dos colaboradores, permitindo realizar melhorias.

Ela revela as dificuldades ou insatisfações que muitas vezes não são reconhecidas pelos gestores e prejudicam os resultados das empresas, como produtoras de filmes, por exemplo.

A pesquisa de clima organizacional também fornece uma análise da organização com seu ambiente, bem como todas as condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Considerada uma das principais ferramentas estratégicas que a gestão de pessoas pode utilizar, as pesquisas de clima organizacional visam analisar o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

O ambiente organizacional busca, portanto, visualizar e determinar o ajuste entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia a dia.

A análise dos resultados da pesquisa de clima inclui pontos fortes e pontos de melhoria para que a empresa cresça de forma efetiva.

Compreender como os colaboradores se sentem em relação às situações do dia a dia na indústria de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais é de fundamental importância para corrigir os pontos negativos e reforçar os positivos.

Avaliação do desempenho da equipe

Para que os colaboradores e a empresa alcancem os melhores resultados, é fundamental conhecer os pontos fortes e as competências para melhoria.

A postura e o conhecimento técnico de um profissional devem ser continuamente avaliados para desenvolver planos de treinamento e desenvolvimento de pessoal sintonizados a eles.

Com avaliações de desempenho, todos se beneficiam. A avaliação de um indivíduo ou de um grupo contribui para a melhoria do desempenho de empresas como de gestão de condomínios,  por exemplo.

Essa prática pode ser utilizada tanto para o recrutamento adequado de profissionais, como para a promoção interna de colaboradores.

A avaliação é uma ferramenta usada para entender melhor as pessoas. É amplamente utilizada na seleção de pessoal, orientação de carreira, promoção, reorganização ou diagnóstico de personalidade.

Programas de desenvolvimento da qualidade de vida

A melhoria da qualidade de vida nas organizações tornou-se uma questão social, pois o trabalho faz parte da identidade de uma pessoa.

As organizações que abordam esse fator e implementam programas para aumentar a satisfação dos funcionários com seu ambiente de trabalho, como meditação, ginástica, entre outros, obtêm resultados surpreendentes.

Aplicação de testes comportamentais

O objetivo dos testes comportamentais é identificar diferentes habilidades e tipos de personalidade dominantes, possibilitando a indicação de especialistas ideais para diferentes cargos, como por exemplo, referentes à instalação de cabeamento estruturado.

Também são aplicados testes para se ter uma ideia das possíveis reações dos colaboradores a situações que possam surgir durante o horário de trabalho.

Técnicas de recrutamento e seleção

Atualmente, a seleção de profissionais desempenha um papel fundamental no trabalho dos psicólogos organizacionais. 

Afinal, o bom andamento da produção e a harmonia da equipe dependem de uma contratação bem-sucedida.

A partir desta estratégia, o psicólogo dá uma grande contribuição para o desenvolvimento dos profissionais e processos de seleção das empresas de diversos ramos, até mesmo de instalação de proteção radiológica.

Isso é realizado após a análise do ambiente de trabalho e do cargo, segundo os quais se determina o perfil do profissional selecionado para a empresa.

A tecnologia ocupa um lugar único nestes processos, economizando tempo e dinheiro. 

No entanto, a mão de obra especializada é insubstituível, pois é necessário um olhar atento para fazer a análise dos candidatos e trabalhar os processos de forma adequada e humanizada.

Qual é o benefício da psicologia organizacional para uma empresa?

Agora que você sabe como implementar a psicologia organizacional, explicaremos algumas de suas vantagens específicas. Verifique!

Solução de problemas

Profissionais de psicologia exercitam a empatia durante toda a formação e também realizando seu trabalho.

Com essa capacidade bem desenvolvida, junto com outros conhecimentos específicos, gerenciar situações conflitantes fica mais simples.

Dessa forma, a busca de soluções para funcionários entra em evidência para melhorar o clima dos fabricantes de todos os tipos de empresas, até mesmo de piso laminado colocado com rodapé preço.

Acompanhamento de metas

O psicólogo conhece as metas da empresa e pode analisar as necessidades dos profissionais.

Portanto, pode identificar as melhores maneiras de promover os funcionários, melhorar a produtividade e até mesmo ajustar o escopo dos objetivos.

Recrutamento

A psicologia organizacional pode contribuir para todos os estágios do processo de seleção: planejamento, identificação de perfis ideais, recrutamento e formalização.

Os psicólogos são capacitados a aplicar técnicas e métodos específicos para avaliar e selecionar candidatos, levando a resultados cada vez mais eficientes.

Este especialista é o único que pode aplicar testes psicológicos, diferenciais determinantes no processo. Além disso, pode realizar entrevistas, dinâmicas, provas situacionais e outras ações.

Melhoria da qualidade de vida

A qualidade de vida das pessoas no trabalho está diretamente relacionada à produtividade.

Use a psicologia para identificar isso e, com esses conhecimentos, encontrar os fatores que estão prejudicando o time especializado nas empresas, da limpeza ao Mini robô.

Para fazer isso, psicólogos analisam a cultura organizacional, meio ambiente e perfis de colaboradores.

Partindo daí, realizam testes sobre o que causa estresse, conflito e outros problemas, bem como o que cria motivação e satisfação.

Redução de custos e turnover

Para além de ajudar a criar relacionamentos entre indivíduos e organizações, bem como aumentar a motivação, a psicologia também contribui para o estudo, planejamento de carreira e diversas outras ações internas.

Assim, é possível verificar se a equipe está mais satisfeita. Consequentemente, os profissionais não irão querer sair facilmente da organização.

Portanto, a taxa de turnover diminui e, por consequência, o custo que é empregado para dar conta dos prejuízos que o absenteísmo e as demissões geram também é reduzido, por exemplo.

Como empregar a psicologia organizacional?

Você já conhece a importância da psicologia organizacional, então podemos passar para as formas de fazê-la na prática.

Incentive as interações da equipe

Fomentar as relações interpessoais é positivo para todas as áreas de negócios, incluindo a psicologia organizacional.

É interessante quando os profissionais interagem entre si e com outros colegas da empresa. Aconselha-se, por isso, incentivar happy hours, cafés ou almoços durante aniversários e outros eventos desse tipo.

A ideia é dar à equipe a oportunidade de se conhecer melhor e trabalhar melhor em conjunto.

Estimule a interação com a gerência

É muito positivo que a alta direção da empresa entenda o que a psicologia organizacional faz e entenda as estratégias traçadas e aplicadas pela equipe.

Por isso, é interessante que surjam oportunidades de diálogo e que os gestores manifestem curiosidade sobre a área e as estratégias. Perguntas e comentários são sempre bem-vindos.

Compartilhe resultados

Você deve imaginar que ainda hoje existem pessoas que se sentem desconfortáveis ​​em lidar com psicólogos. Essa questão continua sendo um tabu para muitas pessoas e pode gerar desconfiança entre os funcionários.

Assim, além de comunicar o papel da equipe de psicologia organizacional, compartilhar os resultados obtidos é interessante para o RH. 

Para tanto, vale a pena contar com medidas e indicadores de desempenho porque é mais fácil aceitar o que é mais tangível e concreto, até mesmo para estimular as equipes.

Inclusive, é importante reforçar que a equipe de Gente e Gestão pode ir além dos psicólogos, integrando diversos profissionais que atuam com gestão e desenvolvimento de pessoas, como o próprio RH.

Pense estrategicamente

É válido recordar que a psicologia do trabalho visa alinhar os interesses dos colaboradores com os objetivos da empresa. Sendo assim, a sua atuação pode ser decisiva para o empreendimento.

Ver as coisas dessa forma leva toda a equipe a se envolver em reuniões e tomadas de decisão. Seus comentários, feitos com embasamento, tendem a influenciar a escolha das melhores soluções.

Conclusão

A psicologia organizacional permeia muitas questões da gestão de pessoas. O principal diferencial é que a psicologia agrega conhecimentos e ferramentas específicas para otimizar processos.

Assim, formar uma equipe ou convocar uma consultoria leva a uma maior capacidade de promover a qualidade de vida dos colaboradores sem sacrificar os objetivos organizacionais.

Por esses e outros motivos, considere a importância da psicologia organizacional no seu negócio.

1 Comentário

  1. Pingback: O que é preciso para abrir um consultório de Psicologia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *