SEO: 5 Dicas para melhorar a posição do seu site no Google
Ter as páginas do seu site ocupando as primeiras posições nos resultados das buscas do Google é o desejo de milhares de empreendedores.
Mas conseguir esse tipo de posicionamento não é algo que aconteça do dia para a noite, então é preciso muito esforço, e principalmente paciência, se você quer aprender a trabalhar pela internet com resultados.
Para te ajudar nessa missão eu trouxe 5 dicas de SEO que vão te ajudar a melhorar a posição do seu site no Google. Dá uma olhada!
menu
1 – Entregue conteúdo realmente relevante para o seu público
Se você já empreende há algum tempo provavelmente já ouviu em algum lugar que o conteúdo é muito importante para os resultados do seu negócio.
E quando se fala de aparecer no Google, isso é ainda mais importante, já que o buscador está em evolução constante, e consegue identificar a qualidade e relevância de um conteúdo.
Por isso você precisa criar material que realmente ajude as pessoas que visitam sua página a acabar com dúvidas que elas possam ter.
Com isso o Google vai entender que a sua publicação realmente contribui com os usuários, e pode melhorar a sua posição nas buscas.
2 – Tenha links apontando para a sua página
Um dos fatores que o Google mais leva em conta na hora de posicionar um site na sua página de resultados é o número de links que aquele conteúdo recebe.
Isso porque ele entende que se outros sites estão dizendo que a sua página é relevante e direciona usuários para ela, é porque ela realmente é relevante.
Com base nisso, é importante buscar parcerias, sejam elas pagas ou em forma de troca de links em posts de blog, por exemplo.
3 – Otimize as imagens das suas publicações
As imagens que você utiliza nas páginas do seu site e nas suas publicações também podem contribuir para que você apareça mais bem posicionado nas buscas.
Para usar isso a seu favor, você precisa adicionar o texto alternativo das suas imagens, também conhecido como Alt Text.
Essa otimização é feita inserindo a palavra-chave da sua página ou conteúdo nesse texto alternativo.
Isso contribui para o posicionamento do conteúdo onde a imagem foi inserida, e ainda faz com que a imagem apareça nas páginas de pesquisa de imagens do Google.
4 – Escolha bem as palavras-chave
Há muito tempo as palavras-chave não são o principal fator analisado pelo Google para posicionar uma página nos resultados da sua busca.
Mas elas ainda têm uma importância muito grande e precisam fazer parte da sua estratégia.
Por que é através da palavra-chave que os usuários fazem suas buscas
Então você precisa entender muito bem o comportamento do seu público, para trabalhar as palavras que mais estão alinhadas com as necessidades e objeções dessas pessoas.
As palavras-chave devem ser utilizadas:
- Nos seus conteúdos, de maneira natural;
- Nos títulos e intertítulos;
- Nas imagens.
5 – Melhore a velocidade de carregamento do seu site
A experiência do usuário é cada vez mais importante para sites como o Google, e o tempo que uma página do seu site leva para carregar é determinante para que essa experiência seja considerada positiva ou negativa.
Existem várias ferramentas online e gratuitas onde você pode analisar como anda a velocidade do seu site, e identificar os pontos que podem ser melhorados, como:
- PageSpeed Insights;
- Chrome User Experience Report;
- Lighthouse.
Isso também ajuda a melhorar a experiência dos usuários que fazem suas buscas utilizando dispositivos móveis, uma tendência cada vez mais forte.
Existem ainda centenas de fatores que o Google analisa para determinar o rankeamento nos seus resultados de buscas
Por isso o ideal é que você comece realizando essas otimizações, e depois entre em questões mais técnicas que podem contribuir para melhorar sua posição nas buscas.
Depois de colocar essas dicas em prática, deixe seu comentário aqui embaixo. Quero saber os seus resultados.