Como Usar o Instagram para Marketing

Gostaria de saber como usar o Instagram para Marketing? Tem uma empresa e não sabe muito bem o que fazer, o que postar, acha que vai ser perda de tempo? Ou é empreendedor e ainda não usa essa rede social nos seus negócios? Saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro.

como usar o instagram para marketing

Quando surgiu?

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010, e foi desenvolvido pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Eles levaram em torno de um mês em meio para fazer o primeiro protótipo do aplicativo. Após isso, foram mais alguns meses aprimorando detalhes para o lançamento.

Já no primeiro dia do app ele foi o mais baixado na Apple Store, e foi usado para muitas finalidades, desde a Selfie até a divulgação de trabalhos. Já era escrito o sucesso que iria ser, não é mesmo? E isso se confirmou com a venda do Instagram para o Facebook em 2012 por nada menos que 1 bilhão de dólares.

O Instagram é usado para que?

É um aplicativo voltado para fotos. É possível ver uma mais linda que a outra, direto ao ponto. Muitas pessoas preferem o Instagram por ser muito mais dinâmico que o Facebook, e por não ter tantas correntes e anúncios (se bem que o número de anúncios vem crescendo na rede social devido ao aumento de usuários conectados).

É possível usar o Instagram pelo computador ou pelo aplicativo no celular, mas a segunda opção acaba sendo a mais utilizada por causa da praticidade.

Recentemente Mark Zuckerberg tentou comprar também a rede Snapchat, mas como não teve sucesso, resolveu criar seu próprio sistema de fotos rápidas dentro do Instagram, criando o Stories, hoje utilizada por milhões de pessoas, que abandonaram o Snapchat por ter a facilidade de ter tudo em um único aplicativo. No Stories, as pessoas compartilham momentos, fotos, vídeos, enquetes, que ficam no ar por 24h, e após esse período é excluído automaticamente. Ótima opção para quem não quer encher o feed do Instagram com fotos do momento.

Como usar o Instagram para Marketing

Bem, antes de mais nada, você precisa observar qual é o nicho que você está trabalhando. O objetivo do Instagram é captar encantamento e interesse através das fotos. Se o seu nicho é um pouco mais complicado, é preciso que pense muito bem antes de usar, para não perder tempo.

Por exemplo: Se você trabalha no ramo de Emagrecimento, usar o app de forma estratégica vai lhe render muitos clientes, pois no caso de dietas, é possível postar muitas fotos de antes e depois, é fácil de mostrar resultados visíveis e atraentes para o seu cliente.

Se for um ramo de alimentação Pet e você escolher trabalhar com Biscoitos Naturais para Cachorros por exemplo, também pode usar fotos de cachorros fofinhos, vídeos engraçados, e claro, fazer promoções e divulgar o seu produto.

Se você trabalha com um nicho de Marketing Digital, pode usar a rede social para levar pessoas para o seu Blog, postar fotos motivacionais, que chamem a atenção, sempre deixando a sua marca em tudo. (Neste caso você pode deixar o seu site na imagem, como no exemplo abaixo:)

como usar o instagram para negócios

Como começar?

Você pode iniciar com o seu login do Facebook, dessa forma, vai aparecer um aviso para todos os seus amigos que você agora faz parte do Instagram. Aproveite para nesse momento já criar um usuário com o nome da sua empresa.

Na imagem de perfil, procure utilizar uma imagem pessoal sua bem definida, ou então o logotipo da sua empresa, se o seu perfil for profissional. Neste caso cabe somente a você decidir como quer ser encontrado na rede social.

No resumo preencha de forma criativa, com palavras chamativas, que façam as pessoas ficarem interessadas em lhe seguir. E claro, lembre-se de colocar o link para o seu produto ou a sua empresa.

Não se esqueça de usar as Hashtags (#)

Hashtags são como palavras-chave que vem com um jogo da velha. O objetivo da hashtag é agregar assuntos relacionados em uma busca. por exemplo, se você posta a foto de um sapato e escreve #sapato, vai fazer com que você fique visível para todas as pessoas que digitarem #sapato na busca do Intagram. Ou seja, sua visibilidade vai aumentar muito, e consequentemente seus seguidores também.

Use Hashtags, mas lembre que em excesso podem deixar a sua foto poluída. Utilizar umas 5 ou 6 bem fortes, de acordo com seu nicho, já está bom. Crie também a sua personalizada, para que apareça nas buscas quando alguém digitar. Coloque o seu nome, nome da sua loja ou do seu blog, por exemplo.

Qual o tamanho do texto para postar

Bem, muitas pessoas dizem que é bom postar textinhos curtos, mas isso não é necessariamente verdade.Tudo depende da proposta da sua postagem. Aposte no bom senso na hora criar de criar seu textinho, e deixe um espaço para as hashtags, como já falamos. Neste caso do exemplo abaixo, o texto foi curto, mas se você deseja passar mais informações sobre algum curso ou promoção, vale a pena fazer um texto maior.

como usar o instagram para ganhar dinheiro

Como conseguir seguidores:

Estamos falando aqui de uma rede social, certo? Então use-a para este fim. Comece procurando por assuntos parecidos, pesquise hashtags do seu interesse, busque pessoas e empresas do seu nicho, comece a seguir algumas pessoas.

Lembre-se também de comentar nas postagens dos outros, mas nada de comentários prontos e robotizados. Seja o mais natural possível, para assim atrair a atenção das pessoas. Curta fotos de outras pessoas, interaja! A sua intenção é saber como usar o Instagram para Marketing, então relacionamento é fundamental!

Mas claro, que assim como em tudo na internet, também tem muito spam, e existem pessoas no Instagram que eu chamo de “caçadores de novatos” rsss. Eles vão lhe procurar para fazer ofertas, dizendo que conseguem centenas, milhares de seguidores para você em apenas alguns dias.

Eu não recomendo essa prática, porque muitas vezes estas pessoas são apenas números, não são Leads e muito menos vão interagir com você. É só analisar algumas páginas por aí. São milhares de seguidores mas nas fotos tem apenas algumas curtidas e nenhum comentário. Isso é sinal de compra de seguidores, não gera nada de produtivo, até porque muitos desses perfis são de outros países, não agregando em nada no seu negócio.

Dicas extras para obter mais engajamento:

Gostou das dicas até aqui de como usar o Instagram para Marketing? Aqui vão algumas dicas extras:

-Fotos de boa qualidade: Isso é imprescindível. Fotos com boa luz e boa qualidade sempre geram mais curtidas e comentários do que aquelas fotos tiradas de qualquer maneira. Como o objetivo é usar o Instagram para o seu negócio, seja o mais profissional possível nas fotos, e use bons programas de edição de fotos. Eu uso e recomendo o PicsArt, muito fácil de baixar e é grátis.

– Pratique a rega 5/3/1 para conseguir mais seguidores: Encontre um usuário do seu nicho, curta 5 fotos dele, comente em 3 fotos e dessa forma ganhe 1 novo seguidor.

– Frequência: Poste 1 a 2 fotos por dia, não adianta encher o feed de fotos, dessa maneira nem dá tempo das pessoas te acompanharem e curtir suas postagens. Vão acabar parando de lhe seguir. Mas também não fique dias sem aparecer, afinal, sua ideia é fazer a rede social do seu negócio crescer.

– Crie sorteios de vez em quando: Dependendo do seu nicho, você pode criar sorteios. Essa é uma das minhas estratégias favoritas, pois atrai muitos seguidores. Vale pedir para marcar 2 ou 3 amigos na foto, curtir a página, até fazer Repost. As estratégias são infinitas e as pessoas amam um sorteio e uma promoção.

– Cuidado com os horários das postagens: A audiência do Instagram é noturna, e 32% das publicações mais populares são feitas nos finais de semana. Durante a semana, as publicações crescem a partir das 17hs.

– Cores: Fotos que contém laranja e vermelho são 24% menos curtidas dos que as que tem tons de azul. FOTOS CLARAS TEM 24% MAIS LIKES DO QUE AS ESCURAS!

– PROFISSIONALIZE-SE: Aprenda estratégias geniais para criar e escalar o seu Instagram, aprenda técnicas, práticas e ferramentas que vão fazer seu perfil no Instagram crescer MUITO e rápido, de forma consciente e eficiente. Recomendo fortemente ler esse EBook: CLIQUE AQUI PARA LER

– Público: O público do Instagram é composto 75% por mulheres e 25% de homens, portanto aposte em publicações para as mulheres.

Não se esqueça do Direct!

Você ainda tem a possibilidade de enviar mensagens privadas para as pessoas, então use muito esta ferramenta. Com ela é possível enviar links dos seus blogs, produtos, e claro, acima de tudo criar um relacionamento mais próximo e criar autoridade no seu nicho.

Tenho certeza que a sua marca vai crescer muito seguindo essas dicas práticas. O mais importante é construir um resultado sólido e consistente, dia após dia. Estar no Instagram é estar na vitrine para o mundo, então aproveite essa rede social tão grandiosa.

Espero que essas dicas de como usar o Instagram para Marketing possam ter te ajudado, e se precisar de uma ajuda sobre este assunto pode enviar um email para contato@donadomeunariz.com. Vou ficar muito feliz em ajudar!

Aqui está o EBook que indico para quem deseja crescer rapidamente no Instagram: INSTAGRAM SEM SEGREDO 2.0

Um abraço e até a próxima!

 

2 Comentários

  1. gabriel

    Muito bom artigo. Conteúdo super completo e atualizado. Colocarei as dicas em prática no meu site. Obrigado

  2. adorei as sugestões. Obrigada pela praticidade das dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *