Qual é o investimento inicial para montar uma loja virtual?

Atualmente, no Brasil, quando se trata de porte empresarial, podemos citar pelo menos quatro tipos de empresas. A seguir, apresentarei brevemente cada tipo e mencionarei o custo da loja online em cada caso. Qual é o investimento inicial para montar uma loja virtual?

Para criar uma excelente loja virtual, você deve ter conhecimentos sobre a área da informática. Por conta disso, faça um Curso de Informática.

Vamos lá?

menu

Investimento para se abrir uma loja virtual 

Veja abaixo as estimativas de investimentos para os principais tipos de empresas no Brasil.

Disponibilizamos o valor do investimento inicial (o valor inclui o desenvolvimento de lojas virtuais, compra de software e contratação de profissionais) e o investimento mensal em manutenção, suporte e hospedagem.

O investimento em marketing não está incluído porque, embora seja essencial, pode variar muito. Os custos operacionais (pessoal, logística e outros) também não estão incluídos.

  1. Microempreendedor Individual (MEI): Aluga a plataforma com mensalidade de R $ 50,00. Quase não há investimento inicial porque você pode escolher um modelo de venda direta.
  2. Microempresa (ME): Pode variar de R $ 199,00 a R $ 2.000 por mês, e o investimento inicial é de R $ 5.000 a R $ 50.000.
  3. Pequena empresa (EPP): O investimento inicial é entre 50.000 reais e 500.000 reais. A mensalidade fica entre 2.000 e 5.000 reais.
  4. Grandes empresas: O plano corporativo começa em R $ 5.000 por mês (talvez mais de R $ 10.000). O investimento inicial pode facilmente ultrapassar 2 milhões de reais. Por exemplo, o Grupo Martins investiu 15 milhões de reais em um mercado.

Abrir uma loja virtual é o desejo de muitos empresários hoje. Isso porque, em comparação com as lojas físicas, as vantagens são enormes. Custos mais baixos, mais público e maior capacidade de medir estratégias. Esses são apenas alguns dos benefícios do comércio eletrônico.

No entanto, não se pode pensar que abrir uma loja virtual seja uma coisa simples e garantida. O maior desafio é gerar vendas todos os dias. Atualmente, alguém já criou sua loja online, mas quantos conseguiram obter resultados financeiros significativos?

Isso requer um bom planejamento e boas dicas. Caso tenha interesse, criamos este conteúdo para discutir o custo de abertura de uma loja virtual e as etapas necessárias.

MEI

Microempreendedor individual (MEI) é uma empresa que pode ter um proprietário e no máximo um funcionário. Seu faturamento anual não pode ultrapassar 81 mil reais (dados de 2020).

Estabelecer o e-commerce dessa forma requer um investimento inicial de 1.000 a 5.000 reais. Este valor poderá ser usado para compor o portfólio de produtos, o desenvolvimento de lojas online, pagamento de salários, entre outros.

Para um MEI, uma plataforma de e-commerce como uma loja geral é suficiente. Para usuários da Internet com até 5.000 visitas por mês, a taxa anual pode ser gratuita. O plano pago mais econômico custa 49,00 reais por mês e comporta 10.000 visitas / mês.

Por exemplo, para deixar sua loja virtual pronta e operacional, a MEI aluga o plano mais econômico da plataforma integrada de lojas. Nesse caso, sua loja online custará 588,00 reais por ano.

Se você deseja aprender mais sobre investimento, se inscreva em um Curso Online com Certificado da área de investimentos.

ME

Uma microempresa (ME) é uma empresa com faturamento anual de 81.000 reais a 360.000 reais. Ou seja, uma média de 30.000 reais por mês. É comum ter de 9 a 19 funcionários.

Se você possui ou pretende abrir uma loja virtual como ME, seu custo inicial pode variar de R $ 5.000 a R $ 50.000. O valor inclui o planejamento do e-commerce, sistemas de aprimoramento de operações, contratação de profissionais, entre outros.

A plataforma de Loja Integrada é suficiente para atender às necessidades da maioria dos MEs. No entanto, os empreendedores devem escolher o plano mais avançado, que permite acesso ilimitado, inserção de produto ilimitado, integração de aplicativos e APIs públicas.

Portanto, o custo de uma loja virtual pode variar de 199,00 reais por mês até 499,00 reais. Você irá pagar em média entre R $ 2.388,00 e R $ 5.998,00 anualmente para manter seu e-commerce vivo na internet.

EPP

O faturamento para pequenas empresas (EPP) varia de 360.000 reais a aproximadamente 4,8 milhões de reais, com 10 a 99 funcionários (configuração depende da agência classificadora). Os ativos do tipo “pequeno produtor rural” possuem até 4 módulos fiscais, que são semelhantes em termos de receita.

O investimento inicial de uma empresa como essa em e-commerce pode variar de 50.000 reais a 500.000 reais, dependendo da complexidade do projeto.

Empresas com faturamento anual de até aproximadamente R $ 1 milhão (aproximadamente R $ 83.000 por mês) podem usar os planos mais avançados da Loja Integrada. Portanto, é necessário investir em um crescimento mais forte.

Por exemplo, quando me refiro a “robusto”, penso em coisas como VTEX. Esta plataforma de e-commerce tem escalabilidade “show” e suporta o crescimento de lojas online de alta qualidade. Para empresas que ganham 1 milhão de reais neste período, o custo anual é de 18.000 reais, especialmente 43.000 reais por ano.

Empresa de Grande Porte

Grande empresa é aquela que fatura mais de R $ 4,8 milhões por ano e não tem limite de faturamento. Possui mais de 100 funcionários.

Esse tipo de empresa pode trabalhar com lojas virtuais, várias lojas, mercados e outros sites de e-commerce ao mesmo tempo. Eles também podem unificar mais facilmente os canais de vendas online e offline.

Essas iniciativas sempre vão requerer alguns investimentos fora da curva.

Suponha que uma grande empresa tenha o menor faturamento anual, que é 4,8 milhões de reais. Nesse caso, de acordo com a calculadora de preços disponibilizada no site da plataforma, o aluguel de plataformas como a VTEX custará 138 mil reais ao longo do ano.

 

 

1 Comentário

  1. Pingback: Como funciona os negócios da IQ Option

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.