ROI: como calcular o da sua empresa

O ROI é uma importante métrica de desempenho amplamente utilizada para avaliar a viabilidade de processos e investimento em empresas, como projetos e atividades de marketing. 

Com tantas táticas de aquisição e retenção de clientes, descobrir a melhor para o seu negócio pode parecer bastante assustador, mas é importante para desenvolver a marca.

A partir deste post você vai entender definitivamente o que é ROI, verá sua fórmula e também como calcular o ROI com exemplos práticos.

Então, não perca tempo e comece já a leitura deste material!

roi

menu

Primeiro, o que é ROI?

ROI é a abreviação para retorno sobre investimento (em inglês, return over investment). Como o nome sugere, mostra quanto dinheiro sua empresa de nitreto de silício, por exemplo, está perdendo ou ganhando ao investir em diferentes canais, estratégias e campanhas.

Trata-se de um indicador que, além de medir o custo de novas ferramentas e treinamentos em sua área, informa o resultado exato da atividade ou campanha mais pertinente ao empreendimento.

Dessa forma, você pode ver quais investimentos são rentáveis ​​e como otimizar os investimentos que já estão em andamento.

Essa métrica é importante porque permite avaliar como uma determinada iniciativa afeta o desempenho do fabricante de portas de alumínio.

Com base no ROI, você pode planejar metas e resultados específicos e entender se vale a pena investir em determinado canal. 

Para isso, calcule-o usando o seguinte procedimento: ROI = Receita – Custos / Custos.

Nesse caso, considera-se “receita” o valor total obtido com o investimento que está sendo avaliado. 

Por exemplo, em uma campanha de marketing, a receita consiste em uma certa quantia de lucro obtida com o orçamento alocado para a estratégia.

As despesas incluem tudo o que uma empresa investe para gerar receita. É aqui que a tecnologia, os profissionais e as considerações financeiras entram em jogo.

Quais as razões para calcular o ROI?

Agora que você tem uma definição clara de ROI, vamos ver os benefícios de usá-lo diariamente para as atividades da empresa, seja na movimentação de cargas suspensas ou ao desenvolver uma nova campanha de marketing.

Verificar a evolução dos negócios

O ROI é uma ferramenta de gestão estratégica. Em outras palavras, você precisa usá-lo com frequência para que seja eficaz de verdade.

Suponha que você invista continuamente em um determinado serviço terceirizado. Neste caso particular, é ideal seguir sempre a métrica.

Então, se você achar que seus retornos são baixos, você pode definir medidas para aumentar esse investimento.

Basear decisões próprias

O ROI também é um indicador de desempenho que auxilia o empreendedor a alcançar seus objetivos. 

Nada melhor do que tomar decisões com base em informações específicas sobre a impermeabilização, não é mesmo?

Embora confiar na intuição sempre faça parte do processo de tomada de decisão, a verdade é que os números são muito melhores e importantes quando se trata de suas chances de sucesso. 

Portanto, se o ROI de uma empresa está aumentando constantemente, o investimento em uma determinada indústria ou iniciativa deve ser mantido ou até expandido, se possível. 

É fácil identificar prioridades analisando investimentos de acordo com seus retornos. Isso é muito valioso na hora de:

  • Escolher formas de investimento;
  • Alterar o ramo de atuação;
  • Expandir os negócios;
  • Contratar ou despedir colaboradores.

Ou seja, o ROI contempla praticamente todas as frentes de um negócio, de lojas a ADM condominial!

Baixar custos

A redução de custos via ROI é obtida de duas maneiras. A primeira é eliminar custos com projetos desnecessários ou de baixo retorno.

Outra opção está relacionada à redução de riscos, pois você pode fazer investimentos com retornos mais seguros.

Também ajuda a atingir as metas de negócios porque você pode direcionar tempo, esforço, capital e mão de obra para melhores projetos.

Uma boa prática para calcular o ROI e utilizar os resultados de forma inteligente é estar sempre atento ao comportamento do mercado de estante em aço inox.

Assim, você sempre pode investir nos projetos mais lucrativos.

Deixar a equipe mais motivada

É inegável que conhecer o resultado do trabalho desempenhado e entender o impacto do nosso esforço é sempre motivador.

É exatamente assim que o ROI ajuda a motivar sua equipe.

Afinal, trabalhar em algo em que se acredita, vê valor nos esforços e em uma empresa que dá bons resultados, reconhece a importância do trabalho de cada um e tem objetivos claros é muito bom e engajador.

Uma equipe motivada produz mais – e melhor – do que aquela que não entende a importância e os resultados.

Quando usar o ROI?

Essa métrica apareceu pela primeira vez como um indicador do mercado financeiro para determinar o retorno sobre o investimento de uma empresa.

Mas, ao mesmo tempo, ele é extremamente flexível e pode ser utilizado em quase todos os campos, razão pela qual também é conhecido em outras áreas de marketing, como gerenciamento de projetos, marketing e produção. 

Observe quando e como esse dado pode ser utilizado para comprar divisória de ambiente, por exemplo.

Estabelecimento de metas

Abrir uma loja em qualquer ramo requer fazer previsões de vendas. As vendas totais devem ser suficientes para cobrir todos os custos de manutenção e ainda gerar lucro.

Uma das melhores formas de fazer essa avaliação é com base no ROI. Isso ocorre porque ele representa a relação entre as vendas totais de uma empresa e suas despesas totais.

Digamos que você esteja com as finanças do valor de vistoria veicular equilibradas hoje. Assim, se você somar os custos e as receitas, o resultado deverá ser zero.

Portanto, sua loja ainda não terá lucro, mas se você souber que tipo de ROI deseja, é possível traçar metas para isso, melhorando o desempenho.

Mensuração do desempenho

Outra razão pela qual você precisa aprender a calcular o ROI é entender como suas estratégias de marketing estão ajudando você a gerar receita.

Imagine investir em diversos canais como marketing de conteúdo, links de patrocinadores, redes sociais e e-mail marketing.

É necessário determinar quais dessas estratégias são mais benéficas para a manutenção da indústria no longo prazo e quais são as menos benéficas.

O cálculo do ROI fornece uma imagem precisa da contribuição de cada estratégia na aquisição e promoção do tráfego de comércio eletrônico.

Isso permite que você estabeleça metas mais realistas para cada canal envolvido e otimize seus investimentos em marketing para obter o maior retorno financeiro.

Novas compras

As empresas ligadas à tecnologia e à web estão em constante evolução. Na realidade, novas soluções surgem todos os dias, por isso vale a pena avaliar se o investimento compensa ou não.

Hoje, o ROI emergiu como um dos maiores aliados dos gerentes, fornecendo respostas matemáticas a essas perguntas.

É isso mesmo: não estamos em um cenário totalmente imprevisível. O ROI fornece insights e previsões seguras para esses momentos tão decisivos.

Tomada de decisão

Finalmente, o ROI contribui significativamente para a tomada de decisão estratégica. Principalmente se você tem várias oportunidades de crescimento pela frente e não sabe em qual apostar.

Quando se trata de resultados imediatos de marketing, vendas e manutenção da relevância do mercado, o ROI tem um grande impacto.

Use essas informações como ponto de partida para tomar as decisões certas e ganhar mais dinheiro com o seu negócio. 

Como avaliar o ROI?

A análise do ROI é importante tanto para evitar perdas para a empresa quanto para mostrar que ela está no caminho certo.

Por isso, mapear e interpretar valores adequados para cálculos deve fazer parte da rotina da empresa antes e depois de investir.

Esse aspecto é bastante recomendável, inclusive, para analisar a margem de lucro do empreendimento. Quanto maior o ROI, maior a rentabilidade!

Da mesma forma, quanto menor o ROI, menos retorno financeiro a empresa está proporcionando – o que significa que é hora de reavaliar as estratégias de marketing, vendas, logística, entre outras…

Nesses momentos é importante não agir no impulso: antes, identifique onde estão os gargalos e siga esses passos para melhorar os processos!

Estude o seu setor

Quais tendências estão marcando o seu ramo de atuação agora? O que você pode fazer para se destacar? 

 

Esses são apenas alguns questionamentos extremamente válidos de se fazer no momento do cálculo do ROI. 

 

O valor resultante vai te dar a noção do que você precisa fazer – mas é só o começo!

Ouça os consumidores

Além de entender seu próprio negócio e o setor, é fundamental entender os clientes e o que as pessoas que acompanham a marca diariamente têm falado a respeito do produto ou serviço que você oferece.

 

Os comentários, reações, notas e feedbacks em geral são fundamentais para avaliar tudo isso. Ainda mais na era das redes sociais, em que as interações são mais rápidas.

Não tenha medo de inovar

Empreender é inovar: este verbo está na essência do que representa o empreendedorismo.

 

Então, não hesite ao identificar que chegou o momento de tentar algo novo. A consolidação e a longevidade, em muitos graus, dependem dessa coragem!

2 Comentários

  1. Pingback: Maneiras dar mais engajamento ao Instagram de sua clínica odontológica

  2. Pingback: Tipos de CNPJ: quais são e como escolher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *